TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Políticos Pedagógicos Educacional

Artigo: Projetos Políticos Pedagógicos Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

O que é um projeto educacional?

A origem da palavra projeto é: "lançar se adiante e partindo desse pressuposto podemos definir como projeto educacional uma proposta que visa investigar as possibilidades dentro de um contexto, fazendo com que o educando evolua o seu conhecimento, integrando o mundo objetivo e o subjetivo, fazendo o reformular a cultura através do seu conhecimento, dado muitas vezes nas escolas e meios acadêmicos.

Sendo assim, a escola toma para si a responsabilidade de educar um cidadão nos seus aspectos físicos, cognitivos e psicológicos e é sobre essa tese que venho me orientando, quando digo que o aluno e um cliente exigente da escola e que buscam através disto ampliar seu conhecimento.

Se antes existia o cuidado de estudar para se profissionalizar , hoje se estuda para manter o emprego, baseando se nas propostas das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que visa formar o aluno para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Podendo ser bem sucedido quando há a resolução de um problema, dentro de um cronograma e de pessoas orientadas a fazer o melhor para que haja uma conclusão, junto a sua equipe, levando em consideração vários enfoques, tais como o que ocasionou esse problema, que métodos posso utilizar para amenizar ou sanar o ocorrido.

Tendo como objetivo ao longo desse projeto o desenvolvimento da autonomia intelectual, o aprender , o desenvolvimento coletivo e individual, a capacidade de tomar decisão e fazer escolhas com o propósitos de fazer pequenos ou grandes projetos

Visando incluir o contexto sócio histórico e não somente o ambiente, mais todo o entorno dele,sendo assim, visa também qualificar a visão de mundo, estruturar o caminho a ser seguido e orientar a abordagem metodológica a fim de que não seja um fim em si mesmo, já que o conhecimento não é neutro, mais sim algo que deve ser revisto em todo o seu processo, como uma busca que levará a todos os envolvidos a trilhar novos horizontes.

Fonte :Cardápio de projetos programas para o futuro da TV Escola

Caminhos para um projeto pedagógico:

A sociedade brasileira está passando por grandes transformações, o que repercute no meio escolar sobretudo nos projetos educacionais, fazendo a escola repensar constantemente seu projeto político pedagógico, todas as vezes que ela passa por terrenos econômicos , social e político elas reconfiguram a realidade escolar. Apresentando através dos Parâmetros Curriculares Nacionais propostas abertas e flexíveis.

Ganharam um grande espaço na literatura educacional, possibilitando o conhecimento e discussões sobre a educação brasileira .

A fim de orientar os professores em exercício , abandonando os temas em uma perspectiva objetiva, para a aplicação no âmbito escolar, trazendo textos sempre inovadores e atuais, que vá sempre buscar as perspectivas dos educandos, formando os alunos em cidadãos críticos e participativos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de terem autonomia para se desenvolverem nos seus aspectos físicos , psicológicos e cognitivos e o professor seja visto como um ser que instiga o conhecimento, não detentor dele ,mais conhecedor de meios que faça o aluno ir além , isto fará,com que a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com