TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PROPOSTOS NO LIVRO TEXTO

ALUNO: DENISE HEMERLY

R.A.: 1200415

POLO: TERESÓPOLIS/RJ

Sumário

Reflexões sobre texto 7.1 ……………………………………….. 3

Reflexões sobre texto 7.2 ……………………………………….. 3

Reflexões sobre texto 7.3 ……………………………………….. 3

Reflexões sobre texto 7.4 ……………………………………….. 4

Reflexões sobre texto 7.5 ……………………………………….. 4

Reflexões sobre texto 7.6 ……………………………………….. 4

Reflexões sobre texto 7.7 ……………………………………….. 4

Reflexões sobre texto 7.8 ……………………………………….. 5

Reflexões sobre texto 7.9 ……………………………………….. 5

Reflexões sobre texto 7.10 ..…………………………………….. 5

Reflexões sobre texto 7.11……………………………………….. 5

Reflexões sobre texto 7.12……………………………………….. 6

Reflexões sobre texto 7.13……………………………………….. 6

Reflexões sobre texto 7.1

        O que se apreende do texto é que educação começa em casa, e que valores sociais e culturais de um determinado segmento da população devem ser levados em consideração na hora de se criar modelos educacionais eficientes para esses grupos. O movimento de globalização estimula o intercâmbio de conhecimento, integrando as diversas culturas, mas é importante que as características de cada uma sejam preservadas. Nesse processo, a participação da família é fundamental, dando suporte ao aluno, e integrando as atividades escolares no seu cotidiano. E o grande desafio dos educadores, é promover esse processo, de não impor as suas verdades sócio-culturais a todos os alunos e consequentemente, aos seus grupos culturais específicos, mas sim de integrar e valorizar a cultura regional e social de cada um.

Reflexões sofre o texto 7.2

        Hoje em dia, nossos jovens precisam se habilitar cada vez mais para encarar o mercado de trabalho, ao mesmo tempo, muitos grupos precisam parar com sua educação formal para se inserirem no mercado de trabalho por pura necessidade financeira. Acredito que o saber formalcontinua sendo essencial, maaas deve-se valorizar sempre o potencial de cada indivíduo e o conhecimento adquirido na prática por ele. Talvez um novo modelo de integração escola-empresa pudesse ser desenvolvido, para que a educação formal atingisse todos os que não tiveram a oportunidade de concluí-la, sem contudo desprezar toda experiência e conhecimento já adquiridos pelo aluno. A utilização de novas tecnologias, principalmente as digitais, pode ajudar muito nesse processo,, basta que se capacite os profissionais de educação para que possam utilizá-las de forma eficiente.

Reflexões sobre o texto 7.3

        O papel do educador deve ser sempre o de estimular o aluno a formar suas próprias opiniões, embasadas no saber formal, e não o de impor as suas verdades aos alunos. O aluno sempre deve pensar, analisar e concluir, e cabe ao educador orientar esse processo, sem interferir em suas conclusões. Cada grupo tem sua cultura, o que pressupõe que cada aluno terá uma visão diferente da “verdade”, de acordo com seus valores.

Reflexões dobre o texto 7.4

        È importante se passar valores éticos aos alunos, fazê-los compreender que vivemos em sociedade e que essa sociedade tem regras no que se refere ao certo e errado, e que transgredir essas regras é passível de consequências.  Cabe ao educador, junto com a família, formar esse conjunto de regras e orientar os seus alunos no seu uso correto, buscando a formação de cidadãos conscientes e que se integrem de forma positiva aos seus respectivos grupos sociais.

Reflexões sobre o texto 7.5

        É sempre um grande desafio se preparar para educar, mas é necessário que o educador tenha em mente que naquele momento, seus problemas pessoais não podem interferir em seu trabalho, e que não se pode discriminar nem alijar nenhum aluno. Todos, mesmo os chamados “incorrigíveis”, tem potencial para aprender e crescer, cabe ao educador achar uma brecha na máscara de força desses alunos e se utilizar de ferramentas que estimulem uma mudança positiva nele.

Reflexões sobre o texto 7.6

        É importante que cada membro de uma equipe de trabalho saiba se posicionar e ajudar seus companheiros. Muitas vezes, teremos que assumir o lugar de um ou outro colega, entçao é fundamental que nos preparemos para assumir papel tanto de liderança como de subordinados. E como educadores, é importante fazer com que nossos alunos também se preparem para assumir esses mesmos papéis, pois também terão que trabalhar em equipe num futuro.

Reflexões sobre o texto 7.7

        É muito complicado não se “rotular”, mas como profissionais de educação, é fundamental que se entenda as diferenças e potencialidades de cada aluno, e procurar trabalhar com cada um deles de forma a extrair o seu melhor, ensinando os valores de grupo, de trabalho em equipe e trabalho individual sem demonstrar preferência por esse ou aquele aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com