TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino -

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Educação? Educações: aprender com o índio

A expressão "falta de educação" em nossa sociedade está ligada à falta de modos, não necessariamente ao grau de instrução escolar. Uma pessoa  é educado no seu ambiente e pode ter determinado comportamento, seja por orientação ou observação - crianças, por exemplo, imitam tudo o que os adultos falam e fazem, às vezes sem limites. Quando essa pessoa  vai para outro ambiente ou cultura, sua maneira de agir, suas atitudes, podem ser interpretadas como "falta de educação" e não é percebido pelo seu núcleo de convivência.

. Não é ingenuidade dos índios. A cultura indígena é diferente dos homens brancos. Os índios têm sua própria cultura de caçar, como treinar os seus guerreiros,  sua forma de falar, de matar os seus inimigos. Recusaram a oferta da carta dos governantes, por não terem interesse de mandar gente de sua tribo para serem educados pelos brancos e, com isso, perder a sua cultura.

      Hoje em dia, a educação não acontece só no ambiente escolar, talvez esse não seja o melhor lugar, mas o ensino escolar não é a única prática e o professor não é o único praticante. A educação acontece em diversos mundos: em tribos indígenas, sociedades camponesas, países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classe, de classe em conflitos, em tipo de sociedade e cultura sem Estado, Estados em formação, etc.

Os índios sabiam, que a educação do colonizador, que contém o saber de seu modo de vida e ajuda a confirmar a aparente legalidade dos seus atos de domínio, não serve para ser a educação do colonizado. Não serve e existe uma contra a educação que, não obstante dominado, também tem  como um de seus recursos, no seu mundo e na sua cultura.

   

  Os índios guerreiros que foram estudar nas escolas do Norte, quando voltavam à suas tribos já não serviam mais, por terem esquecido sua cultura e adquirido à cultura da cidade dos homens brancos. quando são necessários guerreiros ou burocratas, a educação é um dos meios de que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas. Ela ajuda a pensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar de uns para os outros o saber que os constitui e legitima.

   A escola, no processo educacional de um povo se dá pela família à comunidade, a educação existe difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender; primeiro, sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas; mais adiante com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos.

   Infelizmente o Brasil tem a pior educação - sua classificação está 53º lugar, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação).

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com