TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Introdução a Docência

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP

INTERATIVA

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Kennethy de Souza Cruz Lopes RA: 1327662

Taguatinga- DF

2017

Sumário

     

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        4

1.1.        Educação? Educações: aprender com o índio        4

1.2.        O Fax do Nirso        5

1.3        A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        6

1.4        Uma pescaria inesquecível        7

1.5        A Folha Amassada        7

1.6        A Lição dos Gansos        8

1.7        Assembleia na Carpintaria        9

1.8        Colheres de Cabo Comprido        9

1.9        Faça parte dos 5%        10

1.10        O Homem e o Mundo        10

1.11        Professores Reflexivos        11

1.12        Um Sonho Impossível?        12

1.13        Pipocas da Vida        12

REFERÊNCIAS        14

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A abordagem do texto trata de uma nova perspectiva sobre o que é a educação. A ideia internalizada pelo colonizador a cerca do  ensinar é exclusiva e única,  e o texto nos prova o contrário, vimos  que o não foi suficientemente eficaz para os índios. No retorno para suas terras se tornaram medíocres a ponto de perder todo o conhecimento maternal. Fazendo se passar por desconhecidos e desnecessários  diante da nova realidade. Os verdadeiros sentidos sobre a natureza, sobre a floresta e os animais foram perdidos. O homem branco pensava que poderia tornar o mero índio em um senhor da ciência, dotado de razão, intelecto e senso crítico, mas estavam enganados.

A educação se manifesta de diversas formas dentro de uma cultura de um povo, garantindo sua identidade e diferenças, livre da obrigação de ser exclusiva em um  ambiente escolar tanto que os índios sabiam muito mais sobre isso do que os brancos. Recusaram o convite feito por eles mas não demonstraram ingenuidade, trataram de explicar o porquê da recusa alegando que a educação oferecida por eles não servia para o ambiente em que viviam e por outro lado, mostraram até mesmo superioridade, fazendo o mesmo convite aos brancos e dizendo que formariam homens, os seus jovens, caso os enviassem. É típico de cada nação achar que a sua forma de educar é a melhor e mais correta, e aqui não foi diferente. Se os brancos achavam que sua escola formavam cidadãos, os índios com toda a razão achavam que a sua “escola” também podia formar homens, ainda superiores. Cada povo tem seu modo de ensinar de acordo com suas necessidades.

A educação está em todo lugar, de diversas formas, moldando inúmeras ideias, conceitos, culturas específicas de diferentes grupos sociais com diferentes valores. A educação faz parte da vida do ser humano desde o nascimento, mesmo que ele nunca passe por um processo de aprendizagem em uma escola ainda assim não podemos dizer que não houve educação, pois ela permeia a vida humana.

A educação de uma nação também é influenciada por agentes externos. No caso do Brasil, o cenário da educação, entre outros fatores, é resultado da influência de muitos povos que chegaram por aqui, seja como colonizadores ou imigrantes vindos de toda parte. Se formos analisar a educação brasileira logo após a colonização do nosso país, veremos claramente que a educação nativa dos índios estava sendo suplantada pela educação trazida pelos portugueses. E essa realidade foi sendo modificada e influenciada por outros fatores conforme o mundo foi se tornando cada vez mais globalizado. Hoje as sociedades, ideologias e culturas de todo o mundo são muito similares, um país influencia o outro e órgãos mundiais agem em busca de que todos tenham uma educação e desenvolvimento igualitários.

Nesse contexto, a escola, muito além de transmitir conhecimentos, tem um grande papel na formação do aluno como indivíduo na sociedade. Ela deve estimular o interesse do aluno em aprender, deve desenvolver a visão crítica frente aos problemas atuais, integrando o conhecimento com sua aplicação prática no dia-a-dia.

Somada a essa formação comportamental, é também importante que todos tenham o mesmo acesso à Educação para um desenvolvimento igualitário. E isso exige uma administração sobre o ensino oferecido à população, para que esta seja padronizada e adequada. Porém esse controle sem a atenção da população pode trazer a possibilidade de manipulação do povo através dela. Assim, reforça-se a importância de que esse futuro cidadão seja consciente da realidade, parte de uma sociedade com memória própria, aprendendo com os erros do passado sem se submeter a qualquer tipo de controle ou atitudes que sejam contra o bem de todos.

  1. O Fax do Nirso

O texto chama a atenção para a necessidade de reconhecermos quem nem sempre as pessoas mais instruídas terão sucesso e ganharam vantagens em seu meio de trabalho. Há muitas pessoas com pouquíssimos estudos que atingem altos patamares de sucesso, como é o caso do Nirso. É grande a indignação do gerente ao ver a forma de comunicação do Nirso, e a uma recusa notória, descartado as vantagens e talentos do grande  vendedor, que poderia agregar mais em experiência, prática e seu saber individual.

O Gerente expôs a situação para seu superior uma vez que, para um vendedor, a escrita não era adequada formalmente e foi pego de surpresa, pois o mesmo satirizou a situação e deu ênfase para as vendas e não para o modo de escrita de Nirso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com