TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino : Introdução a Docência

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

Licenciatura em Letras-Inglês

Pratica de Ensino: Introdução a Docência (PE: ID)

Postagem 1: Atividade 1

Reflexões dos 13 textos

Mônica Oliveira Martins do Nascimento

RA: 1516959

Areado MG

2015


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................................32 REFLEXÕES.............................................................................................................4

2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.......................................................4

2.2 O fax do Nirso.........................................................................................................4

2.3 A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).....................................5

2.4 Uma pescaria inesquecível....................................................................................5

2.5 A folha amassada..................................................................................................6

2.6 A lição dos gansos.................................................................................................7

2.7 Assembleia na carpintaria......................................................................................7

2.8 Colheres de cabo comprido...................................................................................7

2.9 Faça parte dos 5%.................................................................................................8

2.10 O Homem e o Mundo...........................................................................................8

2.11 Professores Reflexivos.........................................................................................8

2.12 Um Sonho Impossível?........................................................................................9

2.13 Pipocas da Vida...................................................................................................9

3 Conclusão................................................................................................................10


  1. Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer as reflexões sobre os textos apresentados no livro texto, visando sobre a educação e como devem ser respeitadas as suas diferenças, elaborando um relatório com tópicos as principais reflexões.


2.1 Educação? Educações: aprender com o índio

Educação. Ela esta presente em nossas vidas sem perceber. Seja para  aprender ou ensinar , até mesmo na convivência , todos lugares os a educação está presente. No texto analisado, nos faz refletir que não existe uma maneira só de educação.

Quando nos deparamos com a expressão “falta de educação”, não estamos lidando apenas com o nível escolar da pessoa e sim um conjunto de comportamentos. Assim , dessa forma, um desconhecido em outro ambiente ocorre um choque cultural.

Em relação aos índios citados no texto, eles foram coerentes em não ter aceitado a oportunidade oferecida a seus integrantes de frequentar escolas com todas as ciências e tudo mais, pois isso não acrescentaria nada a educação de seu povo, pois vivenciam outra realidade, cada lugar educa seu povo de acordo com as necessidades de sua sociedade.

A escola não é o único ambiente onde se pode adquirir educação. O papel da escola no processo de educação de uma sociedade é o de estimular a aprendizagem no meio em que se vive e dar as ferramentas e o conhecimento para que cada integrante possa refletir sobre o mundo que o cerca.

No Brasil não há muito interesse por parte de governantes em tornar o povo bem instruído. Apesar de alguns que fazem esforços, ainda existe má estrutura nas escolas e baixa remuneração dos professores, gerando um desestimulo nas pessoas para que não busquem por conhecimento.

Portanto a educação esta veiculada a cultura, concluindo assim, que a que nem sempre o que é bom para uma comunidade é valido para outras, mas pode transformar um sujeito melhor e com outra visão com respeito a diferentes formas de educação.

2.2 O fax do Nirso

Nesse texto observamos que não precisamos só de educação escolar no ambiente de trabalho, pois podemos sobressair de outra forma, de uma capacitação, no texto, o funcionário pode até escrever mal, porém sua habilidade de vendas tem maior destaque, e é o que interessa pra empresa (o lucro).

Mas em um mercado competitivo quanto maior suas competências e diplomas, você se destaca e tem mais chances de crescer em sua profissão e isso é bom para valorizar e ter qualidade em seu currículo.

2.3 A história da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

 Por terem o objetivo de educar as crianças, os contos de fadas tiveram uma função utilitária,  apresentando um discurso que se dá para identificar com os meios de interesses pedagógico e familiar. Geralmente, os que são impostos maus acabam punidos e os bons sempre são recompensados.

Nessa história que foi narrada pelo lobo, nos faz refletir sobre a educação que somos impostos que só existe uma verdade absoluta, sem levar o ponto de vista, vivencia, cultura e opinião de outros indivíduos, ou seja , fomos educados a apenas ouvir a opinião da chapeuzinho e julgamos prontamente que o outro lado que é errado.

As diferenças que foram analisadas com relação às duas versões marcam a diferença de sentido que obtém, assim dessa forma, a diferença de objetivo que se deseja alcançar, daí a importância da apresentação de ambas as histórias para que possa perceber a diferença entre elas e, desta maneira, desenvolver seu próprio pensamento critico.

  1. Uma pescaria inesquecível

“Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos observando”.  A ética está presente nos debates a respeito do comportamento humano, e o seu estudo é necessário para nos orientarmos de acordo com a realidade na vida social. Nenhuma sociedade poderia sobreviver e crescer sem obter um conjunto de princípios e normas que defina a forma de comportamento socialmente aceito como ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com