TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Curriculares

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Histórias em Quadrinhos

1. Observe as histórias em quadrinhos de Mafalda e Calvin:

a) Que histórias narram?

Resposta: Na primeira história em quadrinhos que está em Língua Portuguesa, temos um diálogo entre Mafalda e Calvin que faz referência ao desemprego na atualidade causando a falta de expectativa de vida do cidadão. Tal referência é evidenciada nas entre linhas quando, por exemplo, o personagem Calvin diz que “está sentado esperando a vida lhe dar alguma coisa”.

Na segunda história em quadrinhos que está em Língua Inglesa, temos um contexto da realidade das crianças que tem dificuldade para comer devido à imaginação e as brincadeiras feitas durante o horário da refeição. A história mostra a imposição dos pais aos filhos durante a refeição também.

Finalmente, na terceira história em quadrinhos que está em Língua Espanhola, temos um diálogo que, na fala de Mafalda: “Mi mamá me ama”, verificamos o uso adequado dos pronomes “Mi” e “Me”, num contexto onde se entende que há uma relação entre o amor fraterno e a realidade de ações de obrigações dos estudantes na atualidade.

b) Qual é o tom das narrativas?

Resposta: O tom é de Crônica, pois as narrativas das histórias em quadrinhos fazem parte deste gênero literário por serem textos mais informais e trabalharem aspectos da vida cotidiana que aparecem sutilmente nas entre linhas, onde o cronista consegue fazer uma espécie de denúncia dos problemas sociais com o uso do poder da linguagem.

c) Quais são suas tirinhas preferidas? Por quê?

Resposta: As primeiras. As de Língua Portuguesa porque fazem referência a um tema da atualidade que está em evidência onde o cidadão se entrega a uma realidade cujas próprias mãos estão atadas para a solução do problema que vem devido ao decorrer de uma corrupção governamental, entre outros aspectos.

d) Na sua opinião, por quê essas histórias são tão populares?

Resposta: Conforme contextualizado nas respostas anteriores, as tirinhas são populares, pois relatam aspectos da vida cotidiana fazendo um paralelo a uma denúncia dos problemas sociais da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com