TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Contexto Ler e Escrever Estratégia de Produção Textual

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Beatriz da Silva Oliveira   RGM: 46445

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever – estratégia de produção textual. Cotexto e Contexto. 2ª ed. São Paulo, Contexto, 2015.

  1. O que é texto?

Texto é um evento sócio comunicativo que ganha existência dentro de um processo interacional. Todo texto é resultado de uma coprodução entre interlocutores, o que distingue o texto escrito do falado é a forma como tal coprodução se realiza.

  1. O que é contexto imediato?

É o contexto que integra os participantes, local e tempo da interação, objetivo da comunicação e meio de propagação.

  1. O que é contexto mediato?

Aspectos que compreendem o entorno sócio histórico e cultural.

  1. O texto é valido em qualquer contexto? Quais suas ações?

De acordo com o que é retratado no livro, o texto não é valido em qualquer contexto, visto que o contexto pode modificar o sentido do texto a qualquer momento. Um bom exemplo é a charge com uma casa luxuosa e com vários empregados a disposição alegando ir a uma passeata contra a concentração de renda e discriminação social.

A mulher seria o texto que não cabe de forma coerente na participação de uma passeata deste tema.

  1. O que devemos levar em conta nas situações de interação?

Verificar as relações, referências, descobrir os propósitos comunicativos propostos no texto, “para que” do texto.

  1. O que é necessário para a compreensão do texto?

Conhecer previamente o gênero textual proposto, informações e vivências a respeito de aspectos sociais, culturais e históricos extratextuais para uma melhor compreensão.

  1. Quais são os diversos tipos de textos que as crianças têm acesso, hoje?

Textos que retratam uma rotina sem muitas brincadeiras, em torno de tecnologias, videogames, prédios altos e com pouco espaço para desenvolver brincadeiras e limitação na convivência com outras crianças.

  1. Quais são alguns traços constitutivos do contexto mediato?

Aqueles fatores dispostos num texto que nos proporciona ter noção do tempo que está sendo retratado, à época, geração, hábitos daquele período, personagem e idade, a configuração como um todo. Um exemplo citado no livro é a música “Doze anos” de Chico Buarque, onde o cantor retrata seu período de infância, brincadeiras que tinha, entre outros aspectos.

De forma resumida, são os elementos linguísticos no texto, aspectos extralinguísticos: tais como participantes, atividades realizadas, quadro espaço-temporal, aspectos sociais, históricos e culturais.

  1. Comente sobre a configuração e reconfiguração do texto.

A reconfiguração acontece de forma induzida pelo autor que nos deixa pistas, ou nos dá informações complementares à primeira configuração. De forma resumida, se tem uma configuração inicial, e no meio do texto aparecem fatores que nos proporcionam essa reconfiguração, ajuste ou até mudança da ideia primária (mudança de opinião/ estratégias de sinalização textual).

  1. Comente sobre a possibilidade de avaliar o que é ou não adequado do ponto de vista dos modelos interacionais construídos culturalmente.

Avaliamos o que é adequado ou não levando em conta os elementos do texto, os personagens, se atitudes não coerentes com estes personagens. Foi possível verificar isso com os exemplos citados no livro, como a análise de uma obra por uma criança e um especialista, a hipocrisia da mulher rica, com uma casa luxuosa e com vários empregados a disposição alegando ir a uma passeata contra a concentração de renda e discriminação social.

  1. Comente sobre a possibilidade de explicar ou justificar o que foi dito e o que não foi dito no texto.

De acordo com o livro, a possibilidade para explicar ou justificar algo que foi dito se faz presente quando existe um questionamento, diálogo ou aspecto proposto no texto que tem uma resposta a um primeiro momento sem sentido para o leitor, que precisa parar, analisar e compreender a partir de conhecimento prévio de assuntos extratextuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com