TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler e escrever: estratégias de produção textual, Resenha primeiro capítulo(13, 30)

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  2.826 Visualizações

Página 1 de 5

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Fala e escrita in Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. P[13; 30]

Victor Bastos Gonçalves Moura[1]

Resenha Crítica[2]

O primeiro capítulo do livro “Ler e escrever: estratégias de produção textual” tem por objetivo principal informar sobre duas modalidades de texto que compartilham do mesmo sistema linguístico, o texto escrito se resume a importância que se tem para aquele a que se escreve não havendo nenhuma intervenção ou influencia deste com o texto, pois existe um distanciamento entre o leitor e o escritor, o que também possibilita a relação “ideal” entre estes por não haver dispersores de informação, o texto chega ao seu destinatário  totalmente planejado por quem o emitiu, havendo também possíveis revisões e correções, particularidades do texto escrito que não são possíveis no texto falado.

 O Texto falado não dispõe de muitos critérios do escrito, costuma-se dizer que ele é o seu próprio rascunho, por estarem presentes ao mesmo tempo o destinatário e o emissor do texto há influência direta no texto por parte de quem o ouve.

Apesar das divergências são duas modalidades da mesma língua, e se utilizam do mesmo sistema linguístico, o que implica que não devem ser vistas como subdivisões independes por si mesmas, como já foi comum afirmar, mas ainda se encontra este ponto de vista nos dias de hoje. Marcuschi (1995: 13): “As diferenças entre fala e escrita se dão dentro do continuum tipológico das práticas sociais e não na relação dicotômica de dois polos opostos.”. Diversos textos escritos chegam muito próximos à fala, e muitos textos falados aproximam-se da escrita formal, podendo haver textos mistos, e intermediários.

As características servem pra distinguir a fala da escrita, mas na realidade acabam não sendo tão exclusivas assim a um ou outro de maneira geral. Mas é essencial a existência destas características próprias. O texto falado, por exemplo, apresenta-se em sua própria criação, ao contrario do que é visto na forma escrita, não é possível fazer planejamento ou revisões, pois na fala o plano e a verbalização são exercidas simultaneamente no momento da conversação. A fala não resume a criação do texto ao seu locutor, os interlocutores são ativos nesse processo de criação até, coargumentam e também negociam. Na forma falada, um texto exige sacrifício da sintaxe por parte do locutor, isso por conta das necessidades de interação.

Acontecem muitos problemas em relação à fala quando atrelada a escrita e vice-versa, sendo bastante comuns: repetição; uso de organizadores textuais; marcas de oralidade na escrita; questão da referência, justaposição de enunciados, sem qualquer marca de conexão explicita; discurso direto e segmentação gráfica.

O livro “Ler e escrever” aborda as diferenças e os laços entre os textos falados e os escritos, apontando as particularidades e semelhanças de ambos, possui uma linguagem de fácil compreensão, possibilitando uma ampla discussão entre o tema abordado, e melhor interpretação do leitor.

O livro mostra problemas e vantagens na língua que atuam em ambas as modalidades discutidas, a fala e a escrita, alguns separadamente e outros que abrange as duas formas de texto. A análise destes elementos é feito pelas autoras de maneira bastante dinâmica, pois é feita a partir de observações e estudo de textos escritos por crianças, justamente quando entram em contato com a leitura e a escrita, sendo possível notar o uso de artifícios da oralidade e vícios da linguagem falada nos textos escritos por estas crianças, que possuem contato recente com a escrita.

Tendo como objetivo principal, analisar, estudar e fornecer informações sobre as modalidades textuais mais comuns atualmente, a fala e a escrita, o primeiro capítulo do livro “Ler e escrever”, apesar de ter um caráter informacional pode ser explorado das mais diversas maneiras, desde uma simples leitura informativa até mesmo fontes seguras sobre o tema, podendo ser citado como referencia de pesquisas. A linguagem utilizada é de fácil compreensão, possibilitando ao leitor uma boa assimilação, o que faz jus ao contexto do livro, mostrando na prática que apesar da linguagem formal da norma culta é possível se encontrar leituras informativas com linguagem acessível a todos. O capitulo é escrito com base em pesquisas e no conhecimento das autoras, pesquisas estas que são exemplificadas e analisadas para o leitor através de diversas imagens de textos redigido em escolas infantis, dentre outros textos citados para exemplificar o estudo da linguagem escrita e a influência da fala sobre ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com