TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE: ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

MARÍLIA DE REZENDE LIMA

1634595

POUSO ALEGRE

2016

SUMÁRIO

1.  Reflexões referentes aos 13 textos

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio 3

  1.  O fax do Nirso 4
  2.  A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) 4
  3.  Uma pescaria inesquecível4
  4.  A Folha Amassada 4
  5.  A lição dos Gansos5
  6.  Assembléia na Carpintaria5
  7.  Colheres de Cabo Comprido5
  8.  Faça parte dos 5%6
  9.  O Homem e o Mundo6
  10.  Professores Reflexivos6
  11.  Um Sonho Impossível? 7
  12.  Pipocas da Dida7

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

Vivemos em um mundo com diferentes crenças, classes, diferentes modo de viver, sendo assim, não é provável que exista apena uma maneira de se educar.

A primeira educação já recebemos quando bem pequenos, talvez sem entender muita coisa, mas apenas observando como as pessoas ao nosso redor agem. Ainda pequenos muitos já começam a frequentar escolas, creches, assim começam a observar outras maneiras de se viver, outras classes, crenças, onde os costumes são diferentes

O que aprende hoje ensina amanhã e depois torna a aprender de novo

Talvez como os índios, os homens brancos não gostariam de mandar seus jovens para aprender seus costumes, pois, talvez quando voltar para a cidade, já não tenham o mesmo conhecimento do jovem que nunca saiu da cidade, e alguns de seus modos fujam do conceito de educação que existe nessa comunidade

Para os índios, talvez os conhecimentos dos homens brancos não os ajudariam, pois eles plantam, caçam, pescam, e para tais atividades, não seria necessário frequentar uma escola, do mesmo jeito que para os brancos, não seria conveniente aprender a pescar, plantar, caçar, para exercer a profissão de um médico por exemplo.

Cada nação tem um pensamento, tem um costume, uma crença, e o principal, uma educação. Seus pontos de vista são diferentes em relação ao modo de agir, conviver.

A nação brasileira tem o foco da educação nas escolas, mas como diz o ditado: “educação vem de casa”, não somente da casa, mas do meio em que se vive. O papel principal da escola é passar o conhecimento necessário para formar pessoas capazes de exercer a profissão em que mais se assemelha. Sabendo que o Brasil tem várias crenças, várias etnias, vários costumes diferentes, não é possível que um país tão grande como tal, tenha apenas uma educação.

  1. O fax do Nirso

No mercado de trabalho, nos dias de hoje, o mais importante é a educação e a eficiência do trabalhador. Sendo que para ser um bom profissional não precisa, necessariamente, ter estudo, precisa sim ter conhecimento na área em que irá atuar, mas uma parte do conhecimento também se adquire com a experiência.

  1.  A história de Chapeuzinho Vermelho ( na versão do lobo)

O modo de julgar as coisas, muitas vezes da a entender que ainda existe muita injustiça, sendo que para constar um fato acontecido, precisa ter conhecimento da versão de ambos envolvidos na ação, seja entre pessoas, entre um humano e um animal, um animal e o ambiente em que ele vive, tentando solucionar problemas como acidentes, mal entendidos, entre diversos conflitos.

  1. Uma pescaria inesquecível

A ética é um dos principais conceitos que devem se citar nas salas de aula, que se deve ter como base para o inicio de uma boa educação.

Fazer o que é errado pensando que ninguém está vedo é uma enorme ilusão, você estará mentindo para si mesmo, estará fazendo mal para a sua própria consciência, sem pensar que na maioria das vezes, toda mentira, todas as coisas erradas que fazemos, mais cedo ou mais tarde, serão descobertas.

Educação e ética são conceitos que devem andar de mãos dadas. A ética assim como a educação deve vir de casa, a família é a principal responsável pelas maneiras, pelas atitudes de uma criança, e nas escolas, é bom reforçar esse assunto, para que os adolescentes, que estão conhecendo o mundo de uma maneira mais “livre”, sem o acompanhamento dos pais, não serem fracos para seguir maus conselhos de antiéticos e perder o que seus pais lutaram para lhe ensinar, podendo prejudicar a si mesmo.

  1. A Folha Amassada

Paciência é uma das principais qualidades que um educador deve ter, sabendo que lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo não deve ser uma tarefa tão fácil.

Pessoas explosivas merecem o máximo de atenção possível, e conversar em tom baixo é a melhor solução na hora de uma crise. Saber ouvir a versão de uma pessoa enquanto ela está muito agitada é fundamental, assim ela pode desabafar tudo o que tem em mente, mas ao mesmo tempo, aconselhá-lo a não usar palavras de baixo calão e tomar cuidado para não ofender ninguém, ficar perto também é aconselhável no caso de uma explosão maior e pelo impulso da raiva acabar agredindo fisicamente. Com tal atitude do aluno, o educador deve relatar aos pais todo o acontecido, para que, se for o caso, procurar ajuda de um especialista para evitar maiores conflitos.

  1. A lição dos gansos

Como todos já ouviram falar, o trabalho em equipe é fundamental para o desempenho de uma empresa, de uma atividade em equipe na sala de aula e até nas famílias, que é onde se devem ensinar as crianças a serem unidas, a ajudar a quem precisa e saber ouvir as diversas opiniões.

  1. Assembléia na carpintaria

Ao saber de todos, todos tem defeitos e qualidades, talvez nós não a reconhecemos em nós mesmos, sem alguém nos apontar, mas com uma boa equipe, em que todos se ajudam, isso pode se resolver citando um para o outro seus defeitos e qualidades, para que assim todos possam corrigir seus defeitos e aprimorar ainda mais suas qualidades. Dentro de uma sala de aula, uma autoavaliação em grupo seria uma boa opinião, assim descobrindo o que pode fazer de você uma pessoa melhor, mais eficiente no que não é muito bom e mais eficaz no que já tem bastante experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com