TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)


POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

2016

SUMÁRIO















  1. Reflexões referentes aos 13 textos
  1. Educação? Educações: Aprender com o índio

A palavra “educações” é utilizada pois não se pode achar que há apenas um tipo de educação, que todos as pessoas - seja apenas em uma cultura ou em culturas diferentes – precisem dos mesmos conhecimentos e aprendizados para que sejam vista como cidadãos, como seres produtivos em sua sociedade.

Como educadores, devemos sempre lembrar isto, é preciso considerar que a educação é plural, que pessoas diferentes tem diferentes necessidades, esperar que exista apenas um saber necessário é desconsiderar as muitas culturas existentes no mundo, é esperar que todos os problemas sejam corrigidos de uma só maneira.

Como no exemplo do texto, para os índios, de nada adiantava jovens letrados em inglês e matemática que não sabiam comunicar-se com o próprio povo, e que não sabiam lidar com suas necessidades, como caçar e guerrear. Da mesma maneira é possível imaginar que, mesmo que os jovens do Norte fossem aprender com os índios, ao retornar às suas terras, teriam pouco ou nenhum uso do que aprenderiam devido as grandes diferenças em ambas as sociedades, mesmo estando em geograficamente próximas.

  1. O fax do Nirso

O mercado de trabalho não é estático, evolui de acordo com os valores e necessidades da sociedade. A educação escolar tem grande importância nesse mercado, mas tem dificuldades de acompanhar suas mudanças pois sua evolução é relativamente lenta, enquanto a evolução tecnológica, que o altera profundamente acontece com rapidez extraordinária. Pode haver, portanto, um desencontro nas necessidades do mercado de trabalho e na formação escolar. As mudanças que vêm ocorrendo na educação ao longo de anos tem o objetivo de acabar ou, pelo menos, diminuir essa distância de formação do aluno em relação ao mercado de trabalho. Para isso são necessários profissionais capacitados, estruturas adequadas, utilização de tecnologias de forma inteligente, investimento dos governos, entre outras medidas.

Há muitas qualidades necessárias para diferentes profissões, em alguns casos o nível de escolaridade não tem tanta importância quanto ter poder de convencimento ou saber lidar com pessoas de diferentes níveis sociais, por exemplo.

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Educar não é doutrinar. O modelo de educação usado tradicionalmente pode tem ensinado verdades aos estudantes, mas isso tem mudado ultimamente. Há alguns anos não era permitido ao aluno questionar o professor ou professora em sala de aula, mesmo que o questionamento foi pertinente ao assunto. Caso não houvesse questionamentos, não houvesse pessoas em busca de novas explicações, idéias e opções para o que conhecemos, não haveríamos avançado como sociedade, viveríamos como na “Idade da Pedra”.

Como educadores, precisamos nos abrir à possibilidade de que o que aprendemos e ensinamos pode não ser a única perspectiva. Não podemos tratar nosso conhecimento como verdade e nos fechar a outras oportunidades, e isso nos deixa crescer como profissionais e como seres humanos. É preciso que o educador tenha em mente         que o professor não apenas ensina, mas aprende também e isso pode acontecer quando ele reconhece que pode haver mais de uma verdade.

  1. Uma pescaria inesquecível

Ética é um conjunto de regras, muitas vezes não escritas, que ditam a maneira correta de agir em determinadas situações. Ela está presente cotidianamente na vida de todas as pessoas, mas é uma escolhe. Você pode agir de acordo com ela ou não. Se todos os seres humanos agissem a favor da ética, teríamos muito menos problemas para lidar. É pensar não somente sobre o que é bom para si mesmo, mas também para quem está na mesma comunidade, ou mesmo no mesmo planeta, ou seja, é avaliar o coletivo, como minhas ações podem afetar não só pessoas, mas também o ambiente e qualquer ser vivo que esteja inserido nele.

Seria muito importante que fosse disciplina na escola, pois conhecer a ética permite que a pessoa tome uma decisão consciente, seja agindo de acordo com contra ela. Saber o quanto uma pequena decisão poderia fazer a diferença na vida de outra(s) pessoa(s), poderia fazer com que a ética fosse mais aplicada. Mostrar que, mesmo que seja minoria, é necessário agir da maneira correta, inclusive quando o ganho pessoal é menor ou inexistente. Para viver bem em sociedade, é preciso agir com ética.

  1. A Folha Amassada

Para ter capacidade de lidar com os sentimentos alheios, é necessário, primeiramente, conhecer os próprios. É necessário ao educador desenvolver inteligência emocional, ou seja, entender as próprias emoções para ter capacidade de reconhecer sentimentos como raiva, dor, alegria etc. nas outras pessoas e lidar com eles da melhor maneira possível.

Um aluno que tem uma reação forte em sala de aula pode estar passando por problemas profundos naquele momento, não significa que ele ou ela aja sempre dessa maneira. Uma maneira de lidar com esse ou essa aluna seria conversar em particular para saber se está passando por um problema que o educador possa ajudar a resolver. Em algumas situações, a pessoa está apenas precisando de atenção, de alguém que a escute.

Não é fácil manter a tranquilidade quando uma situação de explosão de raiva, mas sabemos, como futuras educadoras, que essa é uma situação que provavelmente encontraremos. É preciso manter a calma e mostrar, com o exemplo, que é possível se expressar e ser ouvido sem sofrer explosões de raiva.

  1. A Lição dos Gansos

Liderar é uma atividade muito importante, saber estimular e levar as pessoas numa mesma direção. Um bom líder sabe valorizar os pontos positivos de cada um, ensina pelo exemplo, conhece cada membro de sua equipe e encontra a melhor forma de conseguir bons resultados.

O professor deve levar tudo isso em consideração, pois tem alunos que o veem como um líder, um exemplo e ele deve saber estimulá-los a melhorar, a ir mais longe, a ser não só melhores estudantes, mas também melhores pessoas pois o seu exemplo, muitas vezes, estende-se para além da sala de aula. Precisamos estar cientes disso e se preparar o máximo possível para quando começarmos a exercer a profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com