TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio --------------------------------------------- 3

1.2 O fax do Nirso -------------------------------------------------------------------------------- 3

1.3 A história da chapeuzinho vermelho ( na versão do lobo) ------------------------------ 4

1.4 Uma pescaria inesquecível ---------------------------------------------------------------- 5

1.5 A folha amassada ----------------------------------------------------------------------------- 5

1.6 A lição dos gansos ---------------------------------------------------------------------------- 6

1.7 Assembléia na carpintaria ------------------------------------------------------------------ 6

1.8 Colher de cabo comprido -------------------------------------------------------------------- 7

1.9 Faça parte dos 5% --------------------------------------------------------------------------- 7

1.10 O homem e o mundo ----------------------------------------------------------------------- 8

1.11 Professores reflexivos ----------------------------------------------------------------------9

1.12 Um sonho impossível ---------------------------------------------------------------------- 9

1.13 Pipocas da vida ------------------------------------------------------------------------------ 9

2. REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------- 10

1 - REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Esta leitura nós faz indagar qual realmente deve ser a educação a padrão, tendo em vista que são abordadas duas formas de educar completamente opostas, a educação da “sociedade branca” e a educação vivida pelos índios.

Para nós, que vivemos numa sociedade onde temos a escola como ponto de referência para a aprendizagem de saberes necessários para a vida em sociedade, saberes que te levem a crescer intelectualmente, que te molde para a sociedade a qual pertence, te fazendo assim um ser humano dotado de especificidades necessárias para que aquela sociedade te julgue como alguém útil.

Em contrapartida temos a educação indígena, onde as pessoas que ali vivem são educadas para a sobrevivência, para que sua vida em sociedade seja refletida pela sua educação, pois serão índios dotados de capacidade necessárias para a vivência e sobrevivência, tais como: caçar, pesca, plantar, colher, cuidar, cozinhar e principalmente ser útil com suas habilidades adquiridas por meio da sua educação.

Vimos duas formas de educação, diferentes, porém úteis para a sociedade a qual o ser humano em questão vive. É perceptível que não há um padrão universal, pois cada cultura tem seu próprio padrão de educação, o qual irá julgar como essencial, o que ira definir sua importância é a própria comunidade, pois ela irá dizer qual saber será necessário que as pessoas da comunidade tenham acesso. Esta diversidade em cultura tem feito com que as pessoas usem de sua sabedoria como forma de dominação do outro, a sociedade por ter acesso aos saberes se julga como superior aos demais.

A educação que para uns é primordial para sua vida em sociedade pode ser a deseducação para outra, por exemplo: na carta enviada pelos chefes, os índios que dali saíram para estudar junto com a sociedade branca, aprenderam os ensinamentos considerados padrão, e ao retornarem a sua aldeia de origem, todo o ensinamento aprendido na sua aldeia, havia sido substituído, e assim foram considerados inúteis por não serem bons guerreiros, caçadores ou conselheiros.

1.2 FAX DO NIRSO

Vimos que aqui a educação formal e informal tem sido utilizada de formas contrastantes, em que numa mesma empresa á diferentes educações. Temos um vendedor, bastante eficiente em vendas, que tem espalhado as bem feitorias da empresa e vendido bastante o produto, no outro lado temos o gerente que em preocupação com a imagem da empresa e visando a educação formal, tendo em vista que o vendedor, possui uma linguagem informal, e escreve da mesma forma, com um sotaque do interior.

É perceptível que hoje no mercado de trabalho o grau de escolaridade tem sido fundamental na hora da seletiva de um emprego, as empresas estão cada vez mais exigentes, no que se refere a experiência e a capacidades de produção. Há ainda aquelas empresas que acima dessas exigências estão a capacidade profissional e a experiência no que se refere à prática.

Nirso embora não tivesse a educação padrão, era um funcionário exemplar para a empresa, e o chefe ao ter tomado conhecimento dos fax’s que eram enviados ao gerente, com erros de ortografia, agiu de forma inesperada, ao sair em defesa do funcionário, pois embora ele não escrevesse de forma correta, cumpria com excelência sua função, trazendo lucros a empresa, o que importava ao chefe.

1.3 A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO ( NA VERSÃO DO LOBO)

A história contada na versão do lobo é composta por situações completamente diferentes da contada na versão de chapeuzinho vermelho. Vemos que o lobo foi vítima de sua aparência, não teve chance de falar o motivo de sua preocupação com a passagem de chapeuzinho pela floresta.

Ao colocarmos questões ou uma versão dos fatos como uma e verdadeira, estamos privando o conhecimento de outra fontes e versões, assim como estamos privando os alunos de questionarem a veracidade daquela história, de optarem por uma versão que foge tradição da história.

Tudo o que se ensina na escola tem uma verdade que pode ser contestada, porém, o que se ver são questões colocadas como verdade absolutas e incontestáveis, privando o aluno de opinar e questionar, e possivelmente levar a construção de novas veracidades.

A versão contada pelo lobo nos traz discussões interessantes sobre a educação ambiental , ao falar que ao abordar chapeuzinho, sua intenção era zelar pela natureza, ao se preocupar se a menina iria fazer um piquenique na floresta e onde colocaria os sacos plásticos tendo em vista que os mesmos demoram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com