TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  3.519 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

 LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO  À DOCÊNCIA

POSTAGEM 1:ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Nome: Anderson Gonçalves de Souza

RA:1816368

Pólo: São João del Rei - MG

Ano:2018

Sumário

1.Reflexões referentes aos 13 textos.

1.1 - Educação? Educações: aprender com o índio.

1.2 - O Fax do Nirso

1.3 - A História de Chapeuzinho Vermelho (Na versão do lobo)

1.4 - Uma Pescaria Inesquecível

1.5 - A Folha Amassada

1.6 - A Lição dos Gansos

1.7 - Assembleia na Carpintaria

1.8 - Colheres de Cabo Comprido

1.9 - Faça Parte dos 5%

1.10 - O Homem e o Mundo

1.11 - Professores Reflexivos

1.12 - Um Sonho Impossível?

1.13 - Pipocas da Vida

1 - REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 - Educação? Educações: Aprender com o Índio

Durante muito tempo tem se discutido sobre a relação da cultura e educação nos processos de aprendizagem. Quando se fala em educação, logo pensamos na escola, professores, alunos, livros didáticos, metodologias, avaliações, etc. Porem se analisarmos de forma crítica, a educação vai muito além dos muros da escola. A educação engloba hábitos, costumes e valores de uma determinada comunidade e são transferidos de geração para geração que vai se formando através de situações vividas pelo indivíduo. Desde o nascimento, o lugar em que vive, a cultura interfere de forma significativa na sociedade.

O texto Educação? Educações: Aprender com o Índio, analisa de forma clara e objetiva essa perspectiva quanto a cultura do índio e a do colonizador. Podemos perceber um certo etnocentrismo do índio em relação a sua cultura. Pois ele acredita que educação do branco na serve para sua comunidade.

No Brasil, há vários tipos de educação, não se tratando apenas da estrutura física de cada escola, mas sim da linha pedagógica que cada uma segue. Isso significa que são os projetos educativos que direcionam toda a metodologia da escola: desde a maneira como os professores agem e se relacionam com os alunos, até a forma como o conteúdo vai ser transmitido na sala de aula. A educação no Brasil é precária. O índice de analfabetismo ainda é muito alto em relação a outros países, o que torna pessoas menos capacitadas. Um dos problemas da educação é também um problema estrutural. A escola pública no Brasil tem um modelo arquitetônico prisional. Michel Foucault, filósofo Francês, já havia estudados os males que este tipo de arquitetura causa ao indivíduo. Para ele, este tipo de arquitetura é uma arquitetura da observação, da disciplina, do controle, cujo único objetivo e controlar os indivíduos criando seres dóceis e serviçais ao mercado de trabalho. O aluno da escola pública vive numa prisão. A falta de comprometimento nos estudos, a desmotivação, a falta de interesse do aluno é em boa parte criada por esta estrutura prisional, onde as aulas tornam-se monótonas e chatas. Falta a escola pública uma estrutura material para que o aluno goste de estudar, como áreas verdes, quadras, equipamentos, salas de estudo, salas de teatro, salas de vídeo, salas de ginástica, biblioteca, materiais para uso em sala de aula, etc.  Um ambiente agradável com uma estrutura impecável é imprescindível para que o aluno aprenda. Esse é o tipo de educação que o governo deveria oferecer a população. Maiores investimentos em escolas públicas, cursos de especialização para professores e educadores. O Professor é um articulador fundamental na escola: ele deve apoiar a relação entre famílias, alunos e gestores, deve acolher as diferenças e as considerar no processo de ensino aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, tem um contexto próprio e precisa ser reconhecido como indivíduo.

Ele deve aprender a conhecer a realidade do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos. Afinal de contas, o papel do professor na formação social do aluno é uma de suas tarefas mais nobres e difíceis. Para exercê-lo de forma satisfatória, portanto, é preciso trabalhar visando garantir formação completa do indivíduo, envolvendo os aspectos sociais que também são muito importantes para que possamos garantir a criação de cidadãos mais conscientes da própria realidade.

1.2 - O Fax do Nirso

Um texto relativamente pequeno, de um autor desconhecido, mas que relata a situação de milhões de brasileiros. A qualidade do ensino e a evasão escolar são características muito importantes desta falta de conhecimento. O Nirso com pouca educação e sem ao menos saber escrever corretamente é vendedor nato, competente, hábil e esperto. O presidente não se opôs ao ler as respectivas mensagens. Sua maior preocupação era que ele vendesse. Já que Nirso tinha o dom de ser o melhor vendedor, trazendo lucro para empresa, não seria interessante a mesma investir e qualificá lo ainda mais para o mercado de trabalho?

1.3 - A História de Chapeuzinho Vermelho (Na Versão do Lobo).

Nessa história é levantada uma questão importante. Seria toda história, verdade? Todos os conteúdos que se aprende na escola são todas verdades incontestáveis? Certamente que não. A verdade é que a história nem sempre pode ser fiel aos fatos. Não podemos ter certeza do que Dom, Pedro I disse ás margens do rio Ipiranga, nem se foi Pedro Álvares Cabral o homem a descobrir o Brasil; mas podemos entender com isso que a história é um ramo do conhecimento onde as verdades, que nela contém, podem ser apenas por conveniência política de um período. No entanto, além da questão sobre verdades incontestáveis na escola, o texto pode também levantar a ideia de que temos de ouvir a opinião dos outros. Deve-se deixar que o aluno desenvolva sua ideia acerca de um assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com