TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Márcia Cunegundes RA: 1510643

Fernando Jaques      RA: 1510839

PALMAS

2015

[pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO[pic 5]

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO        

1.2 O FAX DO NIRSO        

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)        

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL        

1.5A FOLHA AMASSADA        

1.6A LIÇÃO DOS GANSOS        

1.7ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA        

1.8COLHERES DE CABO COMPRIDO        

1.9FAÇA PARTE DOS 5%        

1.10O HOMEM E O MUNDO        

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS        

1.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL?        

1.13 PIPOCAS DA VIDA        

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        


1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

A educação é a base da sociedade com a função de desenvolver cada cidadão. É através do conhecimento que um país se cresce, aumentando renda e estabelecendo qualidade de vida. Considerando que a educação é muito importante para o crescimento de uma nação. Ela está em toda parte em casa, nas ruas, na televisão e em vários outros grupos sociais, o individuo sempre está em contato com ela de alguma forma. As escolas, faculdades, centros de ensinos tornarão grande referencial para a elevação social, e muitas pessoas te investido neste setor, contribuindo ara a melhora do crescimento do país. Entretanto a educação está vinculada ao convívio a cultura. Enfim ela é se faz na vida de uma pessoa uma experiência transformadora, que desenvolve a criatividade o conhecimento de mundo e autonomia dando a cada um individua a liberdade social.

1.2 O FAX DO NIRSO

No mercado de trabalho a qualificação tem sido um do alvo principal para o primeiro emprego, pois com mais conhecimento, tende a estar mais preparado. Além daqualificação o profissional também tem que ter conhecimento técnico é preciso pesquisar bastante, preparar se, estar sempre atento às mudanças, inovando sendo criativo e buscando obter bons resultados. O mundo globalizado necessita de mudanças porque cada vez está surgindo novas tecnologias e o profissional preciso está apto para dominar a complexidades dessas mudanças, hoje em dia um profissional que não tem uma qualificação quase não encontra emprego e quando encontra não tem muita opção. Essa revolução tecnológica e parte da sociedade moderna na qual se adentra a sociedade capitalista

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

No sistema escolar, o professor deve tornar seu saber pedagógico cheios de mudanças, mas também ao nível do sistema social, econômico e político. Devendo ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano de sala de aula.

Os educadores deve identificar as expectativas e necessidades de desenvolvimento dos seus alunos e propor ou articula oportunidades educativas capazes de atendê-las no intuito de haver uma interatividade maior na sala de aula, cabendo ele ter a Coerência, Integralidade, reconhecimento, Empatia, Cumplicidade, Colaboração, entre outros enfim um bom relacionamento com os alunos, este o real significado do papel como professor fazendo com que os alunos estejam agindo de forma que expresse o seu interesse pelo crescimento dos alunos, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem.

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

A ética é uma virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais seguindo os valores do bem e da decência publica se referindo a conduta humana. São pequenas infrações que corrompem as pessoas na sociedade, às vezes chamado de jeitinho brasileiro. E hora de o do cidadão rever sobre os conceitos de ética, os direitos juntamente com os deveres que devem ser seguidos e respeitados por todos, para que possamos viver um Brasil sem corrupção, sem desonestidade, fazendo valer a pena a ética nacional.

1.5A FOLHA AMASSADA

A inteligência emocional é de suma importância para um professor, para manter o equilíbrio de si e dos demais alunos ou em qualquer situação, o educador terá que sempre ter o autocontrole e conhecimento, favorecendo mais envolvimentos e ate mesmo para não se tornando leiga nas situações imprevisíveis que ocorrem em sala de aula. Ele tem que está sempre buscando habilidades de entender as outras pessoas e entender a si próprio, priorizando uma inteligência interpessoal.

1.6A LIÇÃO DOS GANSOS

Um professor que trabalha em equipe  que compartilha sua experiência, conhecimento, informações, cooperação, alcança o objetivo e conseguir mudar a realidade dentro das escolas. O planejamento mutuo comas atividades, analisando o que funciona ou não e pensando no que é preciso fazer para melhorá-las.Com ajuda dos pais obtendo maior participação na vida escolar dos filhos ajudará bastante no processo de ensino e aprendizagem sabendo que eles são educadores. Tudo isso traz resultados positivos para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com