TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DEDUTIVA DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  5.442 Palavras (22 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 22

REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DEDUTIVA DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA

Larissa de Souza Mello, UGF.

RESUMO

O presente artigo objetiva a refletir sobre a abordagem dedutiva (ou explícita) do ensino de gramática através da elucidação de sua prática e influência na competência linguística do aprendiz de língua inglesa, uma vez que é reconhecida a importância do ensino de gramática em sala de aula, conforme define Batstone (1994). Portanto espera-se que através de uma abordagem gramatical consciente o aprendiz seja capaz de aplicar estas estruturas gramaticais no contexto comunicativo em que se inserem. A perspectiva histórico-teórico-prática de Richard e Rodgers (2001) aqui apresentada evidencia a percepção inadequada de que aprendizado consciente das estruturas da língua não tornaria o aluno capaz de utilizá-las num contexto real, logo, baseado em autores como Brown (2001), Scrivener (2005) e Littlewood (1984) esta autora pretende defender a abordagem dedutiva do ensino gramatical como fator de desenvolvimento da competência linguística.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa - Gramática - Abordagem Dedutiva –   Competência Linguística.

Introdução

Historicamente os métodos de ensino de Língua Inglesa nos mostram diferentes posicionamentos em relação ao ensino da gramática: ora vista como um conjunto de regras que deveriam ser assimiladas a fim de se aprender uma língua, ora deixada de lado por se acreditar que esta era desnecessária ou até mesmo retardava o processo de aquisição da língua. À vista disso, conclui-se que dentre as diversas perspectivas metodológicas na área de ensino-aprendizagem, a gramática ocupa papel e importância diferentes. Fato que nos leva a observar a ampla discussão que se tem registrado em relação ao ensino de gramática na Língua Inglesa.

A importância da gramática no aprendizado de uma língua é inquestionável. Batstone (1994) afirma que “língua sem gramática seria caótica: um sem número de palavras sem as indispensáveis regras pelas quais elas podem ser ordenadas e modificadas”.

Mais uma vez, uma breve visão histórica do ensino de gramática nos mostra que por muito tempo acreditou-se que o aprendizado consciente das estruturas da língua não tornaria o aluno capaz de utilizá-las num contexto real.  Esta interpretação equivocada do ensino explícito da gramática fez com que tanto professores quanto alunos acreditassem que apenas o ensino com foco exclusivo na interação social (característica principal da popular abordagem comunicativa) levaria o aluno a um nível de acuidade linguística.

Portanto, sendo reconhecida a vital importância da gramática em sala de aula, este presente estudo pretende comtemplar o aprendizado consciente de estruturas da Língua Inglesa. Ou seja, será analisada a influência que o ensino explícito das estruturas gramaticais apresenta no aprendiz da língua-alvo.

À vista disso, cabe mencionar que este estudo apresentará dados coletados com aprendizes de Língua Inglesa. Através de um questionário, pretende-se analisar a impressão dos alunos quando estes são expostos a uma abordagem gramatical explícita, além de evidenciar como este ensino é normalmente realizado em sala de aula.

Serão apresentadas as alterações perceptíveis na competência linguística desses aprendizes e espera-se que através de uma abordagem gramatical consciente o aprendiz de língua inglesa seja capaz de romper a barreira historicamente criada do aprendizado de elementos gramaticais. Sobretudo o aluno deve, visando um uso comunicativo, refletir sobre a aplicação destes elementos no contexto em que se inserem.

1. O que é Gramática

A fim de tornar claro e compreensível este estudo, considera-se relevante a definição do conceito de gramática. Diversos autores apresentam diferentes visões do que é gramática, porém serão apresentadas aqui as definições que norteiam este trabalho e abordam um conceito evidente da importância e da aplicabilidade do ensino explícito de gramática.

De acordo com Scrivener

... gramática se refere aos padrões generalizáveis da língua e à habilidade de construir novas frases e sentenças a partir de combinações de palavras e características gramaticais (...) para expressar um significado preciso (e provavelmente único) (2005:227).

Ou seja, o autor define a gramática como o conjunto das formas, padrões e regularidades da língua, fatores que estão relacionados entre si e que podem ser conectados de modos variados e criativos.

Outro conceito que expressa a importante visão de que as formas e os padrões estão ligados à expressão de significado é aquele elucidado por Batstone (1994), em que a gramática consiste em dois ingredientes fundamentais, sintaxe e morfologia, os quais nos ajudam a identificar formas gramaticais que servem para melhorar e aprimorar a expressão de significado (tradução da autora).

Finalmente, Larsen-Freeman (2003), em um conceito mais atual, postula que gramática é um dos processos linguísticos dinâmicos de formulação de padrões na língua, os quais podem ser utilizados pelos seres humanos para construir significação de maneira apropriada a cada contexto (tradução da autora).

As definições abordadas pelos autores acima corroboram a vital importância do ensino da gramática, visto seu papel na formulação de padrões e expressão de significado que favorecem a um aprendizado eficaz.

  1. O enfoque da Gramática nos métodos de Ensino de Línguas

Segundo Richards e Rodgers (2001) “uma abordagem ou método refere-se a um conjunto teoricamente consistente de procedimentos de que definem a melhor prática no ensino de línguas” (tradução da autora). Sabe-se que por décadas o desenvolvimento de novos Métodos de Ensino de Língua buscava encontrar este que seria o melhor método. Porém, atualmente reconhece-se através de um breve estudo histórico sobre o ensino de línguas estrangeiras que a busca por um método perfeito foi durante muito tempo uma obsessão (BROWN, 2001). Por fim, Brown afirma que o processo de busca pelo “método perfeito” que se iniciou no século XIX, teve seu auge na segunda metade do século XX, bem como no evoluir deste período diversos métodos foram desenvolvidos ou até mesmo modificados ou aperfeiçoados a partir dos anteriores.

Portanto, este capítulo busca analisar o enfoque dado ao ensino da gramática nos métodos mais populares que englobam desde o início do desenvolver dos métodos até a era do Pós Método, a fim de compreender de maneira mais abrangente o atual cenário de ensino de gramática.

Em uma breve história do Ensino de Línguas, Richards e Rodgers (2001) definem que a partir do século XIX, a abordagem baseada no estudo do Latim para o ensino de línguas modernas tornou-se uma forma padrão do estudo de línguas estrangeiras nas escolas. Este estudo era baseado na leitura e tradução de textos, logo esta abordagem ao ensino de línguas estrangeiras tornou-se conhecido como o Método da Gramática-Tradução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com