TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem de Ensino Tradicional

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 14

Abordagem de Ensino Tradicional

 Historia

O modelo pedagógico tradicional tem suas origens nas escolas da Alta Idade Média. A maioria das escolas da época era fundada em bases religiosas, e seu principal objetivo era treinar monges. A maioria das universidades modernas também tem tradições cristãs. Por exemplo, a Universidade de Paris era em princípio religiosa, embora mais tarde fosse secularizada. Devido a essas origens religiosas, a maneira de educar mudou praticamente nada por vários séculos. No entanto, no século XVIII, o cientista e educador John Amos criou uma reforma educacional que rapidamente se espalhou por toda a Europa. Em 1770, a primeira cadeira de pedagogia da história foi criada na Universidade de Halle (Alemanha). Isso ocorreu devido a uma tentativa de unificar os métodos de ensino e universalizá-los.Alguns autores importantes desse período foram Johan Heinrich Pestalozzi e Joseph Lancaster. O principal resultado dessa reforma foi um maior interesse dos governos na educação de seus cidadãos.

 

Características da educação tradicional:

O modelo pedagógico tradicional também é conhecido como “modelo de transmissão” ou “modelo de transmissão – recepção”. Isso ocorre porque, nessa abordagem, a educação é entendida como a transmissão direta de conhecimento pelo professor. Mesmo assim, o aluno é o foco desse método de ensino. Os teóricos desse modelo educacional pensavam que os alunos são um “quadro em branco”. Ou seja, os alunos são simplesmente receptores passivos do ensino, e o papel do professor é modelar seus conhecimentos e ideias, expondo o que ele mesmo sabe.

 

Relação com Conhecimento:

O modelo pedagógico tradicional ou a educação tradicional é a maneira predominante de abordar a educação desde a Revolução Industrial até o presente. Destaca-se por ser o praticado na maioria das faculdades, institutos e universidades. Este modelo pedagógico  tem com base na ideia de que os alunos devem ser receptores passivos de informação. Dessa forma, os professores devem expor seus conhecimentos na frente dos alunos, e eles adquirem conhecimento sendo expostos a eles. O processo de aprendizagem é visto nesse modelo como algo imprevisível. Portanto, os professores devem ser especialistas na matéria que estão explicando. A transmissão de informações é considerada uma arte; portanto, cada professor tem sua própria abordagem e forma de tratar os alunos. Uma das razões para o sucesso do modelo tradicional de educação é que é uma maneira muito simples de educar; É por isso que se expandiu tanto. Quando um professor pode ensinar um grande número de alunos ao mesmo tempo, é mais fácil padronizar o conhecimento que eles adquirem no sistema de ensino formal.

 

Concepção de Homem:

A visão da concepção pedagógica é a busca pela essência do homem e para realizar as suas inferências coloca o professor como o centro de todo o processo educativo, mantendo a visão no desenvolvimento do intelecto, na imposição da disciplina como parte fundamental para o sucesso educacional, na memorização dos conteúdos como forma de apropriação dos conhecimentos tidos como essenciais.

 

Visão Escola:

Características da concepção pedagógica tradicional O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual 

Abordagem de ensino : Escola Nova

A Escola Nova é uma abordagem educacional que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação às metodologias tradicionais de ensino. Ela propõe uma abordagem mais centrada no aluno, enfatizando a aprendizagem ativa, a experimentação e a participação ativa dos estudantes no processo educacional. Alguns pontos-chave do histórico da Escola Nova incluem: Maria Montessori (1870-1952): A italiana Maria Montessori foi uma das pioneiras da Escola Nova. Ela desenvolveu um método educacional baseado na observação e no respeito pelas necessidades individuais das crianças, enfatizando o uso de materiais educacionais sensoriais. John Dewey (1859-1952): O filósofo e educador americano John Dewey foi outro influente defensor da Escola Nova. Ele enfatizou a importância da experiência e da resolução de problemas no processo de aprendizagem, promovendo uma educação mais prática e contextualizada. Celestin Freinet (1896-1966): O educador francês Celestin Freinet desenvolveu métodos pedagógicos que enfatizavam a comunicação e a expressão das crianças, incluindo a impressão em sala de aula, o uso de jornais escolares e a troca de correspondência entre escolas. Escolas Experimentais: Ao longo do século XX, diversas escolas experimentais e progressistas surgiram em todo o mundo, aplicando os princípios da Escola Nova. Essas escolas buscavam criar ambientes de aprendizagem mais flexíveis e participativos. A abordagem da Escola Nova teve um impacto duradouro na educação, influenciando reformas educacionais em muitos países. Ela contribuiu para a valorização da educação centrada no aluno, da aprendizagem ativa e da criatividade no processo educacional.

Embora tenha evoluído ao longo do tempo e tenha enfrentado desafios e críticas, a Escola Nova continua a influenciar a forma como pensamos sobre educação e a maneira como as escolas são projetadas e administradas até os dias de hoje.

Características da Escola Nova:

Valoriza a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são incentivados a explorar, descobrir e construir conhecimento por meio da experiência direta, em vez de apenas receber informações passivamente. Os estudantes são encorajados a participar ativamente no processo educacional, fazendo perguntas, expressando suas opiniões e colaborando com seus colegas em projetos e atividades. Reconhece-se que os alunos têm ritmos de aprendizagem e interesses diferentes. Portanto, a Escola Nova busca adaptar o ensino para atender às necessidades individuais, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo. A abordagem promove a integração de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, incentivando os alunos a fazer conexões entre os diferentes tópicos de estudo. Os alunos são encorajados a experimentar, fazer perguntas e testar suas ideias. A ênfase está na aprendizagem prática e na resolução de problemas do mundo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com