TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  17/10/2015  •  Ensaio  •  3.525 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE – UNIDADE I

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluno: Talita da Silva de Oliveira         

Curso: Pedagogia

Matrícula: 1299518206

Campo Grande MS

 2015

Talita da Silva de Oliveira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Universidade Anhanguera de Campo Grande– Unidade I, como requisito parcial do curso de Estágio Supervisionado na EJA e para demonstrar o cumprimento das atividades de Estágio Curricular desenvolvidas na Escola Padre Tomaz Guirardelli.

Coordenador de Curso: Erika Karla Barros Costa

Campo Grande MS

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Talita da Silva de Oliveira        

Data (mês e ano): 10/2015

Matrícula: 1299518206

Instituição de Ensino: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- Unidade I

Curso: 6° Semestre de Pedagogia

Entidade (Empresa): Escola municipal Padre Tomaz Guirardhelli

Data de início do estágio: 07/10/2015

Data de término do estágio: 16/10/2015


SUMÁRIO

S

1        INTRODUÇÃO        

elementos necessários para situar o tema do trabalho.        

2        AMBIENTE DE PESQUISA        10

2.1        A Escola        

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        10

2.3        Período de Observação        

2.3        Período de Coparticipação        1

2.3        Período de Regência        2

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Este relatório tem por objetivo relatar as observações do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, realizado na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli para Cumprir com as metas do curso de Pedagogia 6° semestre da Universidade Anhanguera Unidade I – Campo Grande/MS.

O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. Conforme o autor Silva relata é de suma importância para cursos superiores de licenciatura o processo de Estágio, para assim possibilitar conhecimentos necessários aos futuros docentes atuando como educando da educação de Jovens e Adultos.

A partir de um determinado momento do curso, conforme previsto no Projeto Pedagógico, o aluno estará preparado para iniciar as atividades de estágio supervisionado, considerando, que já terá obtido o embasamento necessário proporcionando pelas disciplinas e das práticas pedagógicas exercitadas. Para as conclusões previstas em Estágio Supervisionado, sendo que em cada um dos momentos de sua realização estarão previstos campos específicos de atuação, conforme detalhamentos encontrados nas páginas subseqüentes desta obra. (Silva, Nilson Robson Guedes, 2013 página 18).

A observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às Aprendizagens dos alunos e mais ainda compartilhar histórias de vidas que voltaram para salas de aula depois de muitos anos. É interessante participar, e tentar conhecer cada um e suas individualidades para enriquecer meu aprendizado e no processo ensino aprendizagem é a oportunidade em que estarei em contato com os alunos na qual irei aprender sobre as dificuldades, peculiaridade e anseios de cada. Compreender como as instituições se organiza para receber e conduzir esses alunos até a conquista da aprendizagem através da intervenção do professor.

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli tem como missão: Contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.

 Informou-me e eu anotei os textos abaixo: A Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli fundado em 1998, pelo prefeito André Puccinelli, a escola está localizada à Rua Lúcia do Santos, s/n, no bairro Parque do Lageado entre Dom Antonio e Parque do Sol e outros bairros próximos que a escola atende, em Campo Grande-Mato Grosso do Sul. Conta com um total aproximado  de 115 funcionários e cerca de 2.400 alunos matriculados, sendo considerada uma das maiores escolas da Rede Municipal de Campo Grande.

Atualmente sua instalação compreende: 40 salas de aula, sendo 2 salas de aula com banheiro adaptado para educação infantil, biblioteca, 2 laboratórios de informática, secretaria, sala de multimeios, sala de professores, sala de equipe técnica, sala de direção, sala de recursos, cozinha, depósito, sala de coordenação do Programa Mais Educação e Bolsa Família, sala de judô, sala de materiais de limpeza, quadra aberta, ginásio coberto, quadra de areia, parquinho e estacionamento. 1 banheiro adaptado para alunos com deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (375.2 Kb)   docx (225.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com