TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do estágio supervisionado: EJA- Educação de Jovens e Adultos.

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  14.277 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Relatório do estágio supervisionado: EJA- Educação de Jovens e Adultos.

        

/SP

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Eja, no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER

Tutor Local: Centro Associado:

                                         

                                                       

S/SP

2015

Sumário

1-Introdução         página 4

2-Desenvolvimento: Identificação da instituição estagiada        página 6

3- Concepções pedagógicas da escola        página 6

4 Caracterização do espaço e dos profissionais da instituição  estagiada        página 8

5- Descrição e análise reflexiva   das atividades de estágio de jovens e adultos        página 10

5.1-Descrições dos dias observados        página 12

6-Plano de Ação        página14

7-Considerações finais         página17

Referências         página 18

Anexo..........................................................................................................................página 19                                                                                                                                                                                                                

1 INTRODUÇÃO.

Este relatório relata o estágio realizado na EJA (Educação de Jovens e Adultos), referente à disciplina de estágio, Educação de Jovens e Adultos ocorrido no período de 19 de fevereiro a 20 de março na escola que tem como concepção pedagógica e filosófica a formação de indivíduos capazes de atuar na sociedade de forma crítica e participativa.

Durante estes todos estes dias observamos a estrutura física, administrativa, e a parte pedagógica, como também os alunos e professores em busca de informações que nos auxiliou na fase de elaboração do relatório. Este estágio foi realizado pelas acadêmicas,. Estudantes do curso de Pedagogia  pelo grupo Educacional Uninter. Esta convivência nos oportunizou uma experiência bastante significativa, dando-nos subsídio prático no desempenho docente.

Por não existir na EJA do nosso município ( e nem da cidade vizinha)a opção de estagiar do1° ao 9° do ensino fundamental, nossas observações será acompanhar o trabalho do pedagogo(vice-diretora) junto a turma . Também optamos por assistir algumas aulas, com objetivos de melhor compreender esta modalidade.
             A importância desse trabalho é que como futuras educadoras, devemos compreender a educação brasileira, em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é um estudo que atende Jovens e Adultos que não concluíram os estudos no tempo regular, também nos mostra a metodologia e o conhecimento teórico que devemos utilizar na prática, e nos mostrar a realidade da sala de aula, onde não temos apenas crianças e adolescentes de 0 a 14 ,mas também um publico mais especial, maduro, como no caso da EJA.

Um dos objetivos do estágio na EJA é Conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público. Além de Elencar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil.

Durante as observações, notamos que os professores não ficam apenas presos, em conteúdos impressos, utilizam dinâmicas das quais os alunos sentam em círculos e cada um expõe seu ponto de vista. Entre os alunos desta sala não á portadores de necessidades especiais ou educacionais, porem há uma grande diversidade em relatos de experiências na vida.

Em questão da pedagoga (vice-diretora) a sua metodologia esta pautada em mediar seu conhecimento para os especialistas  orientando-os  quais os métodos de trabalho além das formas de ensinar. Já que o especialista não obtém a didática em sua formação acadêmica.

As metodologias por nós utilizadas para o desenvolvimento deste relatório foram: à pesquisa de campo, entrevista com professores e vice-diretora além da observação na sala de aula.

Os itens que serão trabalhados no relatório são: Identificação da Instituição estagiada; Concepção pedagógica da escola; Roteiro de observação do estágio supervisionado; Plano de ação e Considerações Finais.

2 DESENVOLVIMENTO

 Identificações da instituição estagiada.

O Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e adultos (EJA) foi realizado na Escola Estadual. Horário de funcionamento: 19h00min às 22h50min.

A referida escola funciona apenas no período noturno, oferece apenas as modalidades: Ensino médio e a EJA. O número de alunos por sala é variável, tendo salas atualmente com no mínimo 28 alunos e no máximo 35. No período noturno há um total de 100 alunos, sendo 11 do EJA e os demais cursistas do 1º ao 3º ano do ensino médio.

O estágio será realizado de 19 de fevereiro a 20 de março de 2015. O período a ser realizado o estágio será o noturno, a turma que será observada é o 1º ano do ensino médio da modalidade EJA (esta é a única série disponível no momento).


3 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA

O Objetivo (meta) da Unidade Escolar Estagiada é ter, fazer, uma educação de qualidade no ensino, médio e EJA, de forma que o educando seja capaz de desenvolver-se intelectualmente e socialmente, sendo preparado para o trabalho e o exercício de sua cidadania e também condicionado a continuar apreendendo em outras situações de estudos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com