TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 9

Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

 

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Outubro de 2017

  1. INTRODUÇÃO

A estrutura física da escola é boa e oferece recursos para que os alunos obtenha uma ótima qualidade de aprendizado. A escola é constituída por dois pavimentos, onde se encontram diversas salas, sendo: uma secretaria, direção, supervisão, sala dos professores, cinco banheiros, bebedouros, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, sala multimídia, uma horta e dez salas de aulas, Todas as salas possuem ventiladores, um pátio, e um refeitório amplo com uma cozinha onde os alunos possuem um cardápio balanceado que é acompanhado por uma nutricionista, da rede Estadual.

A Escola é mantida pela secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, que fornece todos os recursos didáticos que são necessários para o funcionamento da instituição como: Datashow, TV, DVD, equipamento de som, livros de literatura, jogos e brinquedos pedagógicos, material esportivo, dentre outros.

O projeto Político Pedagógico (PPP) foi elaborado segundo as necessidades da comunidade dos alunos, e os principais envolvidos no projeto. O planejamento da Escola é feito com base no referencial curricular do Estado e no Projeto Político Pedagógico (PPP), da instituição. É realizado um planejamento anual, dividido em meses e o professor faz sua adequação diária, conforme vai aplicando os conteúdos.

A escola atende no período matutino, vespertino e noturno. A equipe pedagógica é constituída por cinquenta e seis professores, um diretor, duas vices diretoras, duas supervisoras, vinte funcionários de serviços gerais e assistente técnico de educação e setecentos e cinquenta estudantes. Os estudantes são distribuídos em: 18 turmas do ensino fundamental II, seis turmas do ensino médio, dois cursos técnicos, duas turmas de técnico em educação infantil, duas turmas de educação de jovens e adultos (EJA- Fundamental II).

 Na sala da EJA, contém 27 alunos matriculados, mas apenas 12 frequentam regularmente as aulas, sendo 3 alunos do sexo masculino e 9 do sexo feminino. A idade dos alunos vai de 16 a 53 anos.  É uma sala ampla bem iluminada com duas janelas grandes, decorada com muitos cartazes, calendário, todos os alunos possuem mesas e cadeiras individuais, e uma para a professora e um armário colocado de maneira a proporcionar uma boa circulação dos alunos na sala.

Foi adotado como foco para atuação na educação de Jovens e adultos (EJA), trabalhar com uma base nacional comum: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Historia e Cultura Afro- Brasileira, Ciências, Artes, Educação Física, Educação Religiosa, conforme apontado no art. 33 da Lei 9394/96- LDB (BRASIL, 1996). Especificamente, para o Projeto de Ação Pedagógica deste estágio, foi sugerida pelo professor a multiplicação e divisão matemática.

  1. Justificativa

Este estágio tem contribuição para a formação em Pedagogia, pois beneficiará com experiência prática em sala de aula, vivenciando novos contatos sociais, com interação com o meio escolar, através do convívio com os profissionais docentes, alunos e funcionários em geral.

  1. Situação de Ação Pedagógica

Foi diagnosticado pelo docente para que se trabalhe as dificuldades apresentadas pelos alunos no entendimento do conceito de multiplicação e da divisão do todo (unidade) em partes e também sugere-se a realização com metodologias diferenciadas que possam levar à compreensão dos alunos.

      1.3.Objetivos

1.3.1 Geral: Resolver problemas matemáticos que envolvam as duas operações: multiplicação e a divisão.

1.3.2 Específicos:

  • Relacionar a multiplicação com a adição.
  • Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, divisor, o resto e quociente.

 

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1998), a aprendizagem em matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado. Apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos. De acordo com esse documento, é preciso:

ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções. (BRASIL, 1998, p.70).

As dificuldades de aprendizagem em matemática podem ser trabalhadas com êxito a partir de um trabalho conjunto com professores, pais, alunos e o apoio do sistema de ensino. O relacionamento dos alunos com as pessoas que o cercam pode influenciar bastante no desenvolvimento das atividades requeridas para eles, bem como a formação, método de ensino e avaliação podem auxiliar ou prejudicar o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. (ALMEIDA, 2014).

O professor não deverá forçar o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido. Tentar não mostrar impaciência com a dificuldade expressada pelo aluno ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala, são atitudes que fazem com que o aluno não se sinta mais seguro em relação aos colegas, ao professor e à sua própria dificuldade de aprendizagem, como também não corrigir o aluno frequentemente diante da turma e procurar sanar as dificuldades encontradas pelos alunos com relação à disciplina. Para ajudar seus alunos o professor poderá explicá-los sobre suas dificuldades e tentar ajudá-lo sempre que precisar, procurando utilizar situações-problemas que envolvam o cotidiano do aluno, para que o conteúdo faça sentido para o indivíduo e que este se sinta motivado ao trabalhar com a disciplina. (ALMEIDA, 2014).

Para que as habilidades em relação ao ensino da Matemática sejam alcançadas, faz-se necessário o empenho e envolvimento de todos, englobando mudanças de métodos de ensino, formação e trabalho do professor e hábitos de estudo e interesse dos alunos. Pode ser tratada futuramente também questão relacionada às percepções dos alunos quanto a esse processo de ensino aprendizagem, pois com uma visão de vários ângulos em relação ao assunto, se torna melhor e de mais qualidade a questão da discussão sobre o assunto, bem como proposta de melhoria na qualidade de ensino mais realista e palpável. (ALMEIDA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com