TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE TEXTO PARA ENSINAR E LER

Por:   •  27/11/2016  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do texto

Para ensinar a ler

De Acordo com o texto “ Para ler e ensinar” de RosauraSoligo, ainda hoje, as vésperas do século XXI, cerca de 44% das crianças que cursam a primeira série no Brasil, são retidas por não aprenderem a ler.

Entretanto, pesquisadores afirmam que a maioria dos alunos não possuem comprometimentos cognitivos.

Com isso se a maioria delas podem aprender, deve-se considerar que há um comprometimento sério nas práticas de ensino, ou seja a escola por sua vez não está cumprindo o pape de ensinar a ler e escrever.

Os Saltos do olhar

O professor precisa estar atualizado para conseguir alfabetizar, buscando cada vez mais o conhecimento a respeito do processo de aprendizagem das aulas.

Ao ler os olhos saltam numa velocidade de 200 graus por segundo, três ou quatro vezes por segundo.

Segundo os pesquisadores a compreensão da leitura depende da relação dos olhos e cérebro, porque existe uma complexidade na hora de ler e que as vezes depende da dificuldade oferecida pelo material lido.

Ao ler um texto da qual já se tem algum conhecimento, a leitura fica muito mais fácil e ao ler em voz alta, a leitura se torna mais demorada, pois, os olhos se movimentam bem mais rápido do que a fala.

A leitura depende de vários fatores, cada leitor encontra sua forma pessoal para fazer a leitura, depende também se o leitor tem algum conhecimento do assunto colocado no texto e qual a abordagem do tema.

Quando se têm um maior conhecimento do que se vê, mais eficaz será a leitura.

Podemos ler aproximadamente 5 letras em uma sequencia, 10 a 12 letras quando as palavras são conhecidas e 25 letras quando se trata de algum assunto já conhecido.

Segundo Frank Smith, o que determina numa leitura, é o conhecimento que o cérebro já possui, concluindo, portanto, que só enxergamos aquilo que já conhecemos.

Ao contrário também, muitas vezes lê-se muito bem a escrita, mas a falta de conhecimento no assunto dificulta a compreensão do texto. Não é necessário conhecer o significado de todas as palavras, porém é necessário conhecer o conteúdo do texto.

O fácil e o difícil de ler tem a ver com tudo isto.

Ler vem antes de escrever

Não há uma idade certa para se aprender a ler. Muitos aprendem a ler bem antes de saber escrever e isto não depende de inteligência ou classe social, o que deve existir na verdade é a crença de que a leitura é importante e também acreditarem na sua capacidade.

No Brasil o aprendizado de leitura ocorre por volta dos 7 anos, o que pode se considerar um tanto tardio. No entanto quando as crianças são incentivadas por pessoas que têm um conhecimento específico, elas conseguem aprender.

É preciso também que haja um incentivo e buscar textos adequados para cada idade para que elas se sintam envolvidas e seguras.

As pessoas leem porque têm uma necessidade, tanto na rotina do dia a dia como para melhorar o seu conhecimento. A leitura é feita por um conjunto de palavras e é impossível fazer uma leitura apenas analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com