TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação - Redes Sociais e a Nova Era da Comunicação

Por:   •  5/10/2022  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Desde que foram criadas, as redes sociais possibilitam, de maneira ampla, a comunicação entre os indivíduos. Na contemporaneidade, as plataformas transformaram-se em um relevante meio para a propagação de trabalhos e reencontro de velhos amigos. Nesse contexto, cabe analisar a elevada dependência virtual e a disseminação de fake news.

Em primeiro lugar, é lícito postular que a elevada dependência virtual é um dos pilares do impasse. Diante disso, de acordo com a ótica de Bauman, em modernidade líquida, em que ele afirma que as relações interpessoais são efêmeras, é observado que a população contemporânea não se importa tanto com a solidez nas relações sociais. Nessa perspectiva, o atual vício tecnológico, ao desumanizar as relações entre pessoas e ajudar com a manifestação de novos distúrbios emocionais, reflete essa realidade.

Outrossim, é notório que a disseminação de fake news corrobora a perpetuação da problemática. Dessa forma, cabe mencionar que na obra "A República", o filósofo Platão demonstrou por meio da metáfora do Mito da Caverna a ignorância em que os indivíduos vivem. Nesse sentido, é plausível descrever as Fake News como a caverna da atualidade, que o indivíduo se vê alienado, longe do que seria de fato a realidade.

Torna-se evidente, portanto, que o problema gerado pelas redes sociais e a nova era da comunicação precisa ser resolvido. Dessa forma, as instituições de ensino, que tem a função de ajudar na formação do caráter do indivíduo, deve promover debates com os alunos e responsáveis, a fim de conscientizar sobre o uso exagerado da tecnologia, mostrando que essa prática pode ser maléfica para a saúde e para as relações interpessoais. Ademais, o Ministério da Justiça deve fortalecer a legislação e fiscalização dos meios midiáticos e daqueles que os seguem e compartilham injúrias. Dessa maneira, tal cenário mudará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com