TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre o impacto da mulher no mundo

Por:   •  19/11/2018  •  Dissertação  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 3

APS 1 - V1

SAÚDE COLETIVA

(Enade 2016) Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos que gera impactos físicos e psicológicos. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) aponta que, no Brasil, de janeiro a outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência sofreram agressões diárias e 33,86%, agressões semanais. A violência doméstica é o tipo mais comum de violência contra a mulher e, para se tipificar essa violência como crime, foi promulgada, em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), resultado de mobilizações para garantir justiça às vítimas e reduzir a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres. A partir dessas informações, redija um texto dissertativo sobre o impacto da Lei Maria da Penha no quadro de violência contra a mulher no Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) impacto da violência doméstica na vida da mulher, na família e na sociedade;

b) mudanças nos mecanismos de proteção à mulher decorrentes da Lei Maria da Penha.

O sociólogo Émile Durkheim compara a sociedade a um “corpo biológico”, uma vez que sua composição se dá a partir de partes que se interagem. Desse modo, existem fatores intrínsecos e extrínsecos que são necessários para que a manutenção da homeostasia deste “corpo”, ou seja, para que seja possível manter uma sociedade coesa, garantindo a todos os cidadãos os seus direitos. Contudo, atualmente isso ainda não é garantido no Brasil. A violência contra a mulher persiste no noticiário cotidiano de diferentes formas - física, psicológica, moral, sexual e outras, retratando uma sociedade que ainda não conseguiu se desvencilhar da hierarquia patriarcal estabelecida em séculos passados.

Ainda que a promulgação da Lei Maria da Penha em Agosto de 2006, aliada ao aumento do número de Delegacias da Mulher, represente um importante passo na busca pela segurança e pelo fim da violência contra a mulher, tal situação está longe de ser resolvida. O sistema punitivo brasileiro é lento e excessivamente burocrático. Dessa forma, tais dificuldades atingem, também, a Lei Maria da Penha, que entre 2006 e 2011 teve apenas 33,4% dos casos julgados. Sob este prisma ratifica-se que, a ineficiência durante o processo e a demora na tomada de medidas coercitivas, resultam na manutenção da violência contra as mulheres e na impunidade dos agressores. Nessa perspectiva, muitas mulheres desistem de denunciar o agressor por medo de uma possível tentativa de vingança.

Entretanto, apesar de principal, a agressão física não é a única responsável pelas violências contra a mulher. O caráter machista e patriarcal dá à sociedade brasileira o alicerce para o preconceito de gênero ainda na juventude – comumente nota-se uma maior restrição para as filhas e um incentivo aos filhos para execução de atitudes sexistas, as quais muitas vezes beiram o assédio. Além disso, há a violência moral, ainda muito frequente no mercado de trabalho. A diferença salarial entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo, no Brasil, é comprovada em pesquisas, as quais ainda demonstram preferências das empresas na contratação por funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com