TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões referentes aos 13 textos

Por:   •  28/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS TREZE TEXTOS

LOUISE DA SILVA REIS – 1715136

POLO MURIAÉ

2017

SUMÁRIO

1 Introdução..................................................................................................................3

2  Reflexões  dos  Treze Textos...................................................................................3

2.1 Educação?  Educações: aprender com o índio......................................................3

2.2 O fax do Nirso.........................................................................................................4

2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ...................................4

2.4 Uma pescaria inesquecível....................................................................................5

2.5 A Folha Amassada.................................................................................................5

2.6 A Lição dos Gansos...............................................................................................6

2.7 Assembleia  na Carpintaria....................................................................................7

2.8 Colheres de Cabo Comprido.................................................................................7

2.9 Faça parte dos  5%................................................................................................8

2.1 O Homem e o Mundo.............................................................................................8

2.11 Professores Reflexivos.........................................................................................8

2.12 Um Sonho Impossível?........................................................................................9

2.13 Pipocas da Vida....................................................................................................9

3 Referencias...............................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

As reflexões a seguir apresentadas foram feitas através da leitura dos textos oferecidos no Livro-Texto da disciplina Pratica de Ensino – Introdução à Docência.

  1. REFLEXÕES DOS TREZE TEXTOS

2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

Quando se trata de educação, se faz necessário também refletir sobre a cultura de cada povo. No texto podemos ver que para os índios, a questão da educação é muito mais do que aprender a ler, escrever ou fazer contas… Para eles, o povo educado é aquele que sabe lutar como bravo guerreiro, aquele que é capaz de suportar ao frio e a fome, que é capaz de correr e ter, entre essas, outras habilidades. Para eles, nada servia toda aquela ciência estudada nas escolas do Norte, consideravam-se mais homens do que os brancos, pelo fato de saberem lidar melhor com as circunstâncias da vida em sua cultura. Enquanto para os jovens das “escolas dos brancos”, o modelo de educação era o de estudo das ciências, e não o estudo das atividades necessárias para a vivência junto aos índios.

Como dito: “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”, entre essas coisas está a educação. Na maioria das vezes, as diferenças não são baseadas em nações, e sim em regiões com culturas diferentes. Cada região com uma diferente cultura possui uma educação própria. Muitas vezes, são culturas parecidas, o que faz com que a educação seja semelhante. Temos esse exemplo até mesmo na nossa nação, onde cada região possui sua própria cultura, muitas vezes semelhantes, mas raramente igual. Assim, podemos ver que a nossa própria nação apresenta diversas formas de educação cultural, enquanto a educação pedagógica é basicamente a mesma.

Sendo assim, é possível entender que a diversidade na educação vai muito além do processo educacional, envolve o processo cultural, as crenças, o saber, as ideias, entre outras vertentes da mesma. Quanto à escola, seu papel no processo educacional é ensinar ao aluno a ciência pedagógica e não a ciência prática. O que não diminui a importância de quem ensina, por mais que muitas vezes ensinem sua própria percepção da vida, ao invés de ensinar a percepção de toda sociedade, e por isso podemos considerar que muitas vezes “a mesma educação que ensina pode deseducar”, pois, pelo fato das culturas e entendimentos da vida serem diferentes, a mesma educação que é ensinada e boa para uns, pode ser ruim para outros.

É possível concluir que apesar das nações e culturas diferentes a educação dos índios era voltada para a vida prática, enquanto para os brancos, era voltada para a vida científica, pois como dito pelo índio: “sábios são aqueles que reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”.

2.2 O fax do Nirso

        Neste texto pode-se entender que cada posição na sociedade é importante. A educação escolar é importante? É claro que sim! Porém, existem outras habilidades que também devem ser avaliadas. Em “O fax do Nirso”, fica claro que o vendedor não tem a habilidade da escrita/fala, ou seja, da língua, porém, o mesmo é excelente nas vendas e é um importante vendedor, por vender tanto. O presidente da empresa, ao escrever o aviso, deixou claro que independente se o vendedor é bom ou não na fala, ele é ótimo na venda, que é sua área.

        Obviamente, o estudo é um fator importante na sociedade, mas não é tudo. Existem diversas outras habilidades que se em conjunto com o estudo se tornam uma ferramenta necessária. A educação que nos é dada na escola, infelizmente, perde espaço para o mercado de trabalho, principalmente em funções que não exigem escolaridade, tendo em vista que a necessidade de dinheiro para sobreviver se faz grande.

2.3 A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

        O texto “A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)” deixa claro que é importante ouvir todos os lados da história e ter opinião sobre isso. Nem sempre o lado que conta a história é o que está certo. Pode-se perceber isso nessa história quando o lobo insinua ao leitor que quem invadiu seu espaço foi a velhinha. Sim, a floresta é o habitat natural dos animais. Ao construirmos casas, estradas, entre outros, invadimos seu espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com