TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refugiados - Análise

Por:   •  9/5/2017  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Presencial Programada – 2017/01

Aluna: Camila R. Jarola Cruz Aiello

RGM: 16838718

Curso: Letras – Português/Inglês

Vídeo/Palestra: “Os refugiados da guerra civil na Síria e as novas formas de orientalismo”

                                                        Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni

Falar dos reais motivos da guerra na Síria e todo o panorama atual do considerado ‘mundo árabe’ envolve questões históricas e econômicas que se perpetuaram ao longo dos anos, melhor dizendo, ao longo de longos séculos.

O que conhecemos do Oriente Médio, do Islamismo, Al Qaeda, Terrorismo... são informações advindas de algumas agências internacionais de notícias, detentoras da maior parte das informações e que nos trazem dados muitas vezes modificados para que a perpetuação de certos eventos sejam justificadas e apoiadas, como invasões, bombardeios e tropas infiltradas.

Certo é que desde muitos séculos atrás, ainda quando do fim da primeira grande guerra, havia um interesse enorme das grandes potências europeias, e depois dos EUA, em ampliar seus domínios territorialistas e mais atualmente, imperialistas. Grandes potencias surgiam, mas foram impedidas de crescer ainda mais pelos interesses capitalistas de dominação e ideologias do mundo ocidental.

Infelizmente, o que vemos hoje é consequência desta imagem deturpada e estereotipada que nos vendem de um mundo violento e cruel no oriente. Destruição e mortes são corriqueiros e já não se sabe mais quem luta por quem. Exércitos armados e financiados pelo ocidente lutam entre si, defendendo ideais que muitas vezes não são mais seus, mas foram impostos pelas grandes potências que enxergam o mundo médio oriental somente como fonte de exploração de recursos naturais. Os refugiados da Síria e de tantos outros países são somente vítimas de tanta barbárie cometida ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com