TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registrando Aprendizagens Significativas

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.214 Palavras (17 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 17

SEIR MARTINS FILHO

REGISTRANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

GOVERNADOR VALADARES – MG

2015

SEIR MARTINS FILHO

REGISTRANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Trabalho de Construção da Aprendizagem III, referente às disciplinas da 3ª etapa do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade de Uberaba – UNIUBE--, sob orientação da professora Raquel Solange Pinto.

Governador Valadares – MG

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1. MODOS DE ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS......................4

2. ESPAÇO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA. ....................................................5

3. MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO........................................8

4- ORGANIZAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA INGLESA I .........................................11

CONCLUSÃO............................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15

3

INTRODUÇÃO

A educação envolve o confronto de aspectos psicológicos, sociais, econômicos e culturais, plurais e contraditórios. Assim, destaca-se a necessidade de se considerar as práticas pedagógico-culturais voltadas à construção de uma sociedade democrática, crítica e participativa.

Neste sentido, citando Pacheco; Morgado, (2002), Matsuda; Remenche (s/d), afirmam que a instituição escolar é espaço apropriado para o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas, e de construção e reconstrução de saberes, normas, atitudes e valores.

Dessa forma, dizem as autoras, a escola, enquanto espaço social, estruturada pela sociedade e, ao mesmo tempo, estruturante desta mesma sociedade, para que seja um espaço significativo de aprendizagem, mais do que modificar atividades, precisa mudar a maneira de compreender e construir o processo de ensino/aprendizagem, uma vez que grande parte das dificuldades de aprendizagem tem sua causa na prática escolar. Por isso, há muito que se fazer pela educação, em busca de alternativas e de novas propostas de ensino-aprendizagem.

Situada nesse contexto dinâmico, a formação docente é envolvida pelas mudanças contemporâneas do espaço escolar, pelas políticas públicas e pelas teorias e perspectivas que envolvem a prática educativa, o que implica novas demandas e novos saberes para o trabalho dos professores e, consequentemente, a intensificação do diálogo teoria-prática no campo das pesquisas acadêmicas para que se possa, cada vez mais, aperfeiçoar o processo ensino aprendizagem.

Cunha (2010) citada por Matsuda e Remenche (s/d), argumenta que o papel do professor transformou-se de um transmissor de informações, considerando a lógica do conhecimento, sem uma contextualização, para um mediador na construção do conhecimento, considerando os diferentes contextos e suas aplicações. Tal processo exige outro olhar para a formação inicial dos professores, para a articulação dos saberes na prática docente, assim como ativação, no currículo, de novas possibilidades para a prática pedagógica.

De acordo com Matsuda e Remenche (s/d),

4

na dinâmica do trabalho do docente de língua materna, há um campo de tensão, pois se exige concepções teóricas norteadoras da prática pedagógica, ao mesmo tempo que se requer conhecimento prático da realidade educacional e linguística em que esse profissional irá atuar para que, realmente, possa fazer transposição didática. Nesse campo de tensões, a racionalidade técnica não contribui para a resolução do conflito, pois a formação docente precisa que a teoria alimente a prática ao mesmo tempo em que a prática precisará alimentar a teoria.

Assim considerando, elabora-se o presente trabalho de construção da aprendizagem, com o propósito de fortalecer, organizar, esclarecer e comunicar o processo vivenciado durante a formação acadêmica, registrando-se as aprendizagens mais significativas dos componentes curriculares da 3ª etapa, refletindo sobre o processo desenvolvido, ampliando os conhecimentos por meio de pesquisas específicas, criteriosas, direcionadas e aprofundadas sobre as diferentes temáticas estudadas nessa etapa. Com certeza, tais registros subsidiarão a formação intelectual, profissional e pessoal, procurando alimentar a teoria para que esta alimente a prática docente, no contexto de ensino-aprendizagem da língua materna e da língua inglesa, escopos do curso em pauta.

Na elaboração deste trabalho, cada tópico corresponde a um componente curricular e apresenta os pontos-chaves de cada conteúdo delineado ao longo da etapa. Foram consultados os livros-textos dos componentes em estudo, bem como alguns outros autores e obras para embasamento do trabalho em pauta.

1. MODOS DE ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS

Os estudos sobre os modos de organização dos textos orais e escritos propiciaram a percepção sobre a formação da linguagem verbal nas práticas do falante de uma língua, nas diferentes situações de comunicação.

No capítulo A Natureza e a Distribuição Social das Modalidades Linguísticas, compreendem-se os modos de organização dos textos produzidos nas diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com