TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estágio

Trabalho Escolar: Relatorio De Estágio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL-IESB

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENÇÃO

PÓLO DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS-MA

CURSO: LETRAS

MARIA LUSINETE MORAIS SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS-MA

2013

MARIA LUSINETE MORAIS SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 05

2.1 A escola 07

2.2 Missões da Escola 07

2.3 Visões da Escola 08

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

ANEXOS 11

ANEXO A-Instalações da escola

ANEXO B- A sala de aula

ANEXO C- Sala dos professores

ANEXO D- Biblioteca

ANEXO E- Fichas

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio supervisionado de observação tem como objetivo relatar as observações realizadas na Unidade Integrada Humberto de Campos, a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

2. DESENVOLVIMENTO

O estágio realizado por mim na Unidade Integrada Humberto de Campos, situada à Praça da República, centro, no município de Olho D’Água das Cunhãs – MA, teve inicio dia 13/05/2013 e término dia 16/05/2013, no período vespertino na 6º série do Ensino Fundamental II sendo que neste período foram desenvolvidas atividades de observação, da rotina escolar docente e discente. O estágio teve duração total de 07 horas, sendo 03 horas/aula e 04 de horas/escola de atividades.

Aos treze dias do mês de maio do ano de dois mil e treze as treze horas e dez minutos compareci à Unidade Integrada Humberto de Campos munida de oficio e carta de apresentação assinada pelo coordenador do IESB, fui recebida pela Diretora a Senhora Edivalda Costa da Silva, a mesma me recebeu bem e se colocou a disposição para responder o que fosse necessário. Iniciei minha observação fazendo uma entrevista com a diretora da escola. A diretora é graduada, com Licenciatura em História e sua função na escola é gerenciar, organizar, acompanhar, oferecer condições de trabalho para toda a equipe pedagógica, promovendo momentos de distração tanto para os alunos como para os funcionários e acompanhá-los no processo de ensino e aprendizagem.

Vale ressaltar que é clara e notória a boa relação que a diretora da escola mantém com os alunos e os funcionários da mesma, onde está inserida a escola, pois mantém uma relação de aproximação com os alunos, sendo uma referência para o corpo docente na relação educador- educando.

Também neste primeiro dia conheci a Senhora Katia Cilene Lima Bezerra, Professora de Língua Portuguesa da sala de aula que irei observar, porém neste dia não houve aula da mesma na referida sala, permaneci na escola durante uma hora me ausentado as quatorze horas e retornando no dia seguinte dia quatorze de maio de dois mil e treze, as treze horas e permanecendo na escola também até as quatorze horas, neste dia conheci as salas de aula e fotografei algumas delas, me ausentei da escola e retornei no dia quinze para assim finalmente assistir as primeiras aulas na sala objeto de minha observação.

A aula iniciou-se pontualmente ás treze horas e dez minutos, a professora me convidou para que eu me apresentasse á turma e assim o fiz de forma breve e simples, em seguida retornei a meu lugar e continuei a observar, alí constatei que a sala é composta por 44 alunos a maioria pré-adolescentes, eram dois horários seguidos primeiro e segundo respectivamente, nas aulas a professora fez uma breve revisão de aula anteriores tendo como tema Linguagem e comunicação, substantivo, próprio, comum, concreto e abstrato. Seus principais objetivos foram avaliar, conscientizar sobre a importância da língua como fator de identificação e unificação de um povo. A professora fez uso de uma metodologia bastante simples e eficaz fazendo uso de textos fazendo os alunos interpretarem diversos tipos de textos, incitando a produção textual, e promovendo leituras e debates dentro da sala de aula, usando diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com