TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório supervisionado ensino fundamental

Por:   •  3/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5


1.INTRODUCAO

Este relatório é uma sinopse dos conhecimentos que fizeram parte de todo processo de observação que fiz sobre o procedimento aplicado pela docente na sua pratica pedagógica em sala de aula. As observações foram direcionadas para as turmas de Ensino Fundamental na Escola Antônio Basílio Soares, pertencente a rede municipal de ensino e estar situada na BR 343 km 444, próximo ao conjunto sol nascente, na cidade de Lagoinha do Piauí – PI, onde funciona do I ao VI ano do Ensino Fundamental.  

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes onde se realiza o estagio. Contem a descrição de campo podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

As informações apresentadas neste relatório visam transparecer a estrutura física da escola a metodologia utilizada pela professora e o quadro de funcionários que constitui para o funcionamento da instituição.

2.DESENVOLVIMENTO

Em observação ao estagio supervisionado no Ensino Fundamental  realizado na Escola Antônio Basílio Soares, pude notar ao adentrar na referida instituição que a estrutura  é adequada para a modalidade de ensino que nela atua, a mesma é composta por 5 salas de aula, 1 cantina, 1 refeitório, 3 banheiros que servem para os alunos e professores, a Escola é murada é decorada de acordo com o alunado. As salas são agradáveis, limpa, com cadeiras e mesas para professores e alunos do tamanho correspondente a sua faixa etária, quadro acrílico.  

A escola tem como quadro de funcionários nove professores, duas merendeiras que também é auxiliar de serviços gerais que são: Melsa Moreno de Lima e Rosangela da Cruz Viera, três vigia e uma Coordenadora Pedagógica, que coordena a educação infantil.

A referida escola atende crianças com a faixa etária de 3 a 10 anos da BR 343 KM 444 onde funciona no turno manhã e tarde. Tem em seu espaço decorações que condiz a faixa etária dos discentes que a instituição atende.

O estagio foi realizado nas turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, turno vespertino, no período de 13 de outubro  a 28 de novembro de 2015 no horário das 12:30 às 17:15 horas, a sala do 5º ano é composta por 30 alunos em sua totalidade, sendo 14 mulheres e 16 homens.

 Ao iniciar o estágio observei um grande empenho dos professores na referida escola e não posso deixar de notar a capacidade da professora em desperta a atenção de seus alunos, com aula passeio, vídeo, data show. Uma das aulas passeio de Geografia, a qual eu estava acompanhando, fomos a horta comunitária da cidade, onde os alunos entrevistaram os responsáveis pela horta.  

Nas aulas de matemática foram utilizadas varias atividades, com participação dos alunos, pois era realizada em grupo e individual, mais sempre com a participação de todos os alunos para que eles interagissem com os demais colegas, observando sempre a percepção e coordenação apresentado pelos alunos na realização das atividades, onde pode se perceber, é claro, que alguns tem um pouco de dificuldade, o que é normal na parte de aprender. Já nas aulas de Geografia a turma ficava muito empolgada, em umas da aulas que foi o passeio na horta da comunitária da cidade, a mesma fica nas proximidades da escola e os alunos entrevistaram uma das cuidadores da horta cujas perguntas foram, como cuidar da terra e das plantas, e  quais eram os procedimentos realizados no dia a dia. Com essa aula, os alunos ganharam aprendizado, além de despertar a curiosidade pela natureza.

O planejamento é feito mensalmente, os  professores tem um controle das aulas através de uma ficha de acompanhamento onde é feito o planejamento mensal que relata tudo que foi feito durante o mês.

Acompanhei em todo meu estagio o professor Jose Renato Marques Leal, sendo formado em pedagogia com Pós-graduação em metodologia do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Acompanhei também a professora Fernanda Siqueira Pereira e Silva, cursando letras/inglês – literatura Inglesa, cursando especialização em Psicopedagogia. Em sua pratica pedagógica usa o método tradicional expositivo e moderno. Ressalta-se que o professor que realmente tem amor pela profissão e consciência do importante papel representado na sociedade, percebe a necessidade de ser capacitado e busca se aperfeiçoar com a finalidade de poder oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com