TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de caracterizaço

Por:   •  13/5/2015  •  Dissertação  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                          Licenciatura em Letras/Inglês

        Pratica de Ensino : Integração Escola X Comunidade                                                 ( PE: IEC)

                                Postagem 1: Atividade 1

        Relatório de Caracterização da Escola e da Comunidade

                      Andréa Mônica Braeuning Coelho  RA: 1443993                                         (única matriculada nesse curso)

                                 Governador Valadares

                                            2015

 

             Caracterização da Escola Estadual Marçal Ciríaco da Silva

    A escola escolhida para o referido relatório foi a Escola Estadual Marçal Ciríaco da Silva , locaizada aproximadamente 1km de minha residência, localizada no Distrito de Chonim de Cima - MG. É um distrito pequeno e tranquilo, com aproximadamente 2,500 moradores de baixa renda, com muitas fazendas e chácaras ao entorno, no centro do distrito,há casas residenciais, mercearias,padaria,sorveteria,borracharia,bares,açougue,casa de ração e produtos veterinários,farmácia,restaurante, posto de saúde e igrejas.

     A renda na cidade vem através do trabalho nas fazendas de gado leiteiro e de gado de abate; como funcionários da escola e da creche, e na sua maioria por empregos na cidade de Governador Valadare -MG que fica há 35km daki.

  1.  Identificação da escola:

Escola Estadual Marçal Ciríaco Da Silva

    Rua Santos Fernandes Sá, 140

    Telefone (33) 3284-7025

    Instituição mantenedora: Governo do Estado de Minas Gerais

  1.  Análise crítica do ambiente físico:

   A escola fica no centro do distrito de Chonim de Cima-MG,com acesso    facilitado aos respectivos alunos e funcionários como também à comunidade;  contando ainda com ônibus escolar que busca e leva os estudantes que moram na roça,para que assim os mesmos também tenham acesso à escola.

    Já se tratando do espaço físico da unidade escolar, ao meu ver poderia ter salas de aula maiores, com melhores estruturas como ventiladores, banheiros mais estruturados e maiores também, a sala dos professores deveria ser maior e mais equipada, o pátio poderia ser maior, pois os ambientes citados não são ambientados, nem climatizados.Não há laboratório na unidade escolar e a biblioteca é pequena, não é climatizada e seu acesso deveria ser melhor.

  Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

    Quanto a biblioteca,não é desenvolvida nenhuma atividade, a mesma fica disponível aos alunos e funcionários.

Não há uma frequência tão grande na biblioteca;sendo que os alunos a utilizam esporadicamente.

Não é bem utilizada, a biblioteca deveria ser maior,pois os livros nao são bem organizados, não há espaço sufuciente para todo o material e nem para seu respectivo uso de forma adequada e confortável.

   A escola é bem localizada, porém, nenhum projeto pedagógico é desenvolvido na biblioteca .

   A merenda é razoável, os alunos gostariam de melhoras na mesma.

  1.   Característica da gestão escolar :

    A proposta pedagógica é realizada com alunos,funcionários e pais de alunos, todos participam de forma efetiva na proposta pedagógica. As reuniões realizadas para discutir  os aspectos pedagógicos e o desenvolvimento dos alunos e cada dois anos, acontece a reformulação na proposta pedagógica para enquadrar todos os alunos na proposta.

   O conselho de classe acontece ao fim de cada bimestre e o plantão pedagógico onde os pais de alunos recebm as informações sobre o rendimento escolar e as notas dos alunos.

    No início de todo ano letivo acontece uma votação para formar o colegiado, sendo que os alunos votam apenas nos alunos, professores votam em professores, pais votam em pais e a diretoraé a presidente do mesmo. O colegiado participa nas decisões escolares como:

  - Compra de merenda,

  - Reformas no complexo escolar,

  - Medidas disciplinares,

  - Em todas as outras decisões afim dar transparência às ações da direção.

   As propostas pedagógicas, regiento escolar prpiciam na elaboração e acontece reuniões onde são levamentos vários temas para o bom funcionamento da escola.

     Infelizmente o regimento escolar e o projeto pedagógico político (PPP)  sendo documentado para fortalecer a autonomia da escola, muitas vezes não podendo serem tomadas decorrentes de uma lei maior. Como a escola é estadual, o governo  do estado ja envia as medidas a serem tomadas prontas para a mesma.

  1.   Organização administrativa e pedagógica:

   A diretora com carga horária de oito horas diárias, e vice-diretora atendendo no turno matutino, vespertino e noturno, apenas uma bibliotecária para dois turnos; matutino e vespertino, contando com três secretárias cada uma atendendo no turno matutino, vespertino e noturno.

   Não há nenhum curso oferecido pela escola, os alunos do ensino médio participam do programa p´ro-jvem oferecido pelo governo federal no qual o aluno que se inscrever no mesmo, não poderá ser reprovado e nem obter notas baixas, ao se formar no ensino médio receberá uma quantia em dinheiro como prêmio.

    Os horários de permanência dos professores na escola é:

  -07:00hs às 11:25hs aulas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio,

  -12:30hs às 16:45hs aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com