TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio obrigatorio ingles

Por:   •  26/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MILTON SHIRAKAWARA 434259

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JUAZEIRO-BA

2016

[pic 2]

MILTON SHIRAKAWARA 434259

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS

Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do Curso de Letras.

Docente supervisor: Prof. Wladimir Brandão Von Czékus 

JUAZEIRO-BA

2016

SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

I – INTRODUÇÃO 

II – DESENVOLVIMENTO

1-Apresentação

2-Primeiros contatos

3-Descrição da escola escolhida para o estágio

4-Fase de visita

5-Fase de observação

6-Fase de interação

7-Fase de regência

8-Planejamento da aula            

9-Aplicação da aula

10-Regência-plano de aula

III – CONSIDERAÇÕES FINAIS

IV– REFERÊNCIAS

Ficha de Identificação do Aluno

Nome do Estagiário: Milton Shirakawa

RA: 434259

Curso: Letras Português Inglês

Semestre: 1º

Ano: 2016

Início do estágio: 07/03/2016

Término do Estágio: 14/06/2016


I – INTRODUÇÃO 

Espera se que haja a complementação da formação em licenciatura com a atribuição de obrigações ao nível escolar e práticas conforme orientação dos PCN’s.

Foram trabalhados os substantivos, os adjetivos, os advérbios, os principais tempos verbais e algumas características como os verbos frasais e principalmente o presente perfeito.

Como o tempo de aula foi de 80 minutos por dia de aula em aulas duplas(cada uma com 40 minutos), foi complementado as atividades normais feitas pelo professor, no tempo que ficou destinado ao estagiário conforme entendimento com a diretoria e o tutor.

Normalmente utilizou se o quadro com caneta tipo “pilot”, onde foram expostos de forma simples os assuntos e em seguida solicitadas avaliação por aplicação de testes de uma escolha em cinco alternativas. Foi necessário o uso de muitos exemplos devido pouca base dos alunos. Quando necessário as respostas dos exercícios foram respondidas em duplas e com consulta (dicionários).

A utilização de poesias de Emily Dickinson e John Donne e músicas atuais também ilustraram algumas aulas.

A receptividade dos alunos foi muito boa e em alguns assuntos houve a necessidade de prorrogação na aula da semana seguinte.

Assuntos como ENEM e concursos públicos, sempre estão entre os mais solicitados e despertam mais curiosidade, assim como a preparação para o mercado de trabalho regional e as aplicações do inglês em tecnologia da informação e os meios atuais de comunicação (facebook e whatsapp).

Nota se deficiências no uso dos tempos condicionais e perfeitos, característicos da língua inglesa, e de difícil comparação com o português.

        

II – DESENVOLVIMENTO

  1. Apresentação

        Estágio realizado na Escola Estadual Moysés Barbosa, localizada na Avenida São Francisco s/nº, Bairro: Areia Branca, município de Petrolina-PE. A escola dispõe de instalações em boas condições de uso, com espaço suficiente e aprazível ao fluxo dos alunos, a maioria dos estudantes é oriunda das camadas de baixa renda,  principalmente dos bairros periféricos e do centro.

        No período noturno, onde se concentram os alunos de menor renda e os mais carentes, foi desenvolvida este etapa do Estágio Obrigatório de Inglês II, às turmas dos 2º e 3º ano do ensino médio, sob a supervisão da Tutora Presencial: Késia Araújo da Silva e do Supervisor de Campo: Wladimir Brandão Von Czékus.

  1. Primeiros Contatos

        Esta unidade do estágio obrigatório refere se ao 7º semestre do curso de letras. Sendo que pela terceira vez foi solicitado estágio, em função de o colégio possuir ensino médio noturno. Como há os convênios e demais procedimentos, fica mais adequado concluir esta etapa nesta escola.  

        Já conhecemos a maioria dos alunos, em estágios anteriormente efetuados, em língua portuguesa, onde todas as atividades iniciais foram feitas e nesta fase não  há necessidade de familiarização com docentes  discentes. Então fomos direto ao ensino da língua inglesa.

        As aulas das turmas assistidas foram programadas para segundas e terças nos horários de 19:20 às 20:40 horas e 20:40 às 22:00 horas, aos 2º e 3º séries do ensino médio respectivamente.

  1. Descrição Da Escola Escolhida Para O Estágio

        O Colégio encontra se no Bairro Areia Branca, município de Petrolina, conta com um amplo espaço onde temos:

-15 salas de aulas

-2 pátios

-1 cantina

-2 banheiros masculinos

-2 banheiros femininos

-1 sala de computadores

-1 biblioteca

-2 bebedouros

-1 antena parabólica

-1 quadra de esportes aberta

-1 estacionamento

-1 pátio para apresentações

        As dependências do Colégio estão relativamente conservadas propiciando uma estadia tolerável, no entanto nos meses mais quentes é necessário um sistema de ar condicionado.

  1. Fase De Visita

        Aproveitou nesta fase para familiarização com o corpo docente e com a biblioteca e almoxarifado, principalmente os livres disponibilizados da língua inglesa. Embora haja uma quantidade boa de dicionários, o número de alunos é bem maior, obrigando os professores a fazerem revezamentos e atividades em dupla ou trio para que  possam ter participação em todos as correções e interpretações de textos e exercícios propostos. As regras de convivência foram modificadas devido à desobediência de alguns alunos e alunas, obrigando o diretor solicitar a presença de dois policiais militares todas as noites em período letivo                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com