TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Obrigatório curricular I

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 16

Paulo Junior dos Santos

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Olho D’água das Flores

2017/1

Paulo Junior dos Santos

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Portfólio apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média na disciplina de Estagio curricular I.

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Olho D’água das Flores

2017/1

Caracterização Sócio institucional

  1. Contextualização histórica da instituição;
  1. – Identificação da Instituição:

A secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Olho D’água das Flores está localizada na rua Cônego Jose Bulhões nº 848, próxima a secretaria Municipal de Educação e essa proximidade agiliza alguns processos, com uma longa história de atendimento à população olho-d’aguense com programas sociais, a secretaria faz parte da vida cotidiana da população.

A secretaria conta com uma estrutura antiga, porem bem conservada. Conta cor ar condicionado e computadores em todas as salas para facilitar o trabalho dos funcionários, a recepção acomoda perfeitamente todos os usuários que são muitos todos os dias, com uma boa localização e de fácil acesso, os usuários não tem problemas para chegar até a secretaria de forma rápida e fácil.

Profissionais capacitados e com amor por suas funções, para que os serviços aconteçam da melhor maneira possível, muita eficiência no atendimento, assim como em todo o contexto dos programas sócias desenvolvidos para que sejam garantidos os direitos dos usuários, e assim eles se sentiram valorizados e amparados na garantia de seus direitos.

1.2– Estrutura Organizacional-

A Secretaria Municipal de Assistencial Social tem como gestores; Carlos André Paes Barreto dos Anjos (prefeito) e Claudenir Leite da Silva (Secretária Municipal de Assistência Social).                                                                                        

Planejar, incentivar e contribuir com desenvolvimento do indivíduo sem se distanciar do coletivo social. Esse é o dia-a-dia de todos que fazem a secretaria Municipal de assistência Social, que trabalha com planejamentos a médio e a longo prazo, também se depara frequentemente com a necessidade de agir de forma emergencial e com muita eficácia.

Atuando no planejamento, no desenvolvimento e na execução de ações que respeitem as particularidades de cada indivíduo, os gestores da secretaria promovem ações, capacitando e conscientizando os profissionais sobre o papel fundamental exercido por eles no processo continuo de inclusão social, buscando extrair soluções de proteção social para todos os usuários desses serviços.

Nesse trabalho, também é de fundamental importância a atuação em conjunto com as áreas de educação e saúde entre outras, tudo feito com um único objetivo, o de tirar o maior número de pessoas possível de situação de vulnerabilidade social, promovendo qualidade de vida para as pessoas e buscando proteção social para quem dela necessitar. Os programas que compreendem as atribuições da secretaria são de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da

população olho-d’aguense, e com planejamento, desenvolvimento e execução dessas ações eficientes o desenvolvimento do município sertanejo é continuo.

                            A secretaria tem a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários de toda sua área de atuação, que é toda a extensão do município.

                           Essa proteção destina-se à população que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social, discriminações de gênero, étnicas, por idade, por deficiências entre outras situações que são apresentadas aos profissionais responsáveis.

2- Objetivo institucional:

2.1– Natureza dos programas e projetos:

 

No cotidiano institucional as atividades são realizadas de forma ética dentro do Setor, no projeto técnico social, os objetivos são desenvolver ações no sentido de facilitar o exercício da participação cidadã, e promover a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiarias de cada projeto. A assistente social dentro da instituição assume o compromisso com o usuário de lutarem em defesa de seus direitos, alguns usuários procuram a instituição para pedir ajuda orientações, e informações sobre diversos assuntos. Ela ouve-os e através da escuta sensível, detecta o problema e resolve junto com eles quando possível ou encaminha para os órgãos competentes e também busca alternativas para atender as necessidades básicas de cada usuário.

O principal objetivo é sempre atender as demandas da questão social e cada uma de suas expressões, para que assim consiga identificar os instrumentos necessários para a intervenção na realidade social existente principalmente no município que é o foco da instituição.

A natureza dos programas dessa instituição é a garantia de direitos básicos de cada pessoa, como alimentação para as famílias, leite para crianças e idosos, possíveis eventualidades emergenciais que surgem entre outras necessidades.

Todos os programas da instituição são de fundamental importância para os munícipes, pois melhoram as condições de vida daquelas famílias que mais precisam, que não conseguem manter suas necessidades básicas.

2.2– Política Social: 

As ações desenvolvidas na secretaria de Assistência Social cumprem papel fundamental no atendimento às necessidades sociais da população, promovendo o enfrentamento a situações de risco e vulnerabilidade social, de caráter complexo e com múltiplas determinações. Sua atuação deve, pois, ocorrer de forma coerente com essa realidade, requerendo estrutura e subsídios capazes de garantir os objetivos de sua implementação. Nesse sentido, faz-se necessária complementaridade entre os serviços, ações, projetos e programas, numa perspectiva intersetorial, em que pese a importância do financiamento, responsável por sua oferta e continuidade. Os programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (378.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com