TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  12.704 Palavras (51 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

PRISCILA SOUZA MARQUES MORAES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

PRISCILA SOUZA MARQUES MORAES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Natalia Gomes

Tutor Eletrônico: Daniele Pezenti Dias

Tutor de Sala: Nara Machado

Serra

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        5

ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA........................................7

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        9

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        18

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        20

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        25

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        41

CONSIDERAÇÕES FINAIS        49

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................50

INTRODUÇÃO

O presente trabalho concebe vivenciar o Estágio Obrigatório na Educação Infantil, sabemos da grande importância de vivenciar a teoria e a prática para o futuro docente na concepção da formação do professor. O estágio sucedeu após a oportunização das disciplinas como forma de aprendizado, teoricamente esses estudos se basearam a prática, concientizando a realidade escolar.

Sendo assim, os objetivos desta apresentação contribui para uma prática favorecendo a aprendizagem das crianças na Educação Infantil, auxiliando no cognitivo, afetivo e psicomotor. A importância do acompanhamento do docente é imprescendível para o graduando na formação qualificada, tanto nos conhecimentos teóricos, estabelecendo relações com a prática, envolvendo valores, autonomia, atitudes e conhecimentos.

É fundamental compreender o contexto geral na Educação Infantil, como espaço integrador na produção de saberes, prática educativa, ambiente de pluralidades e descobertas.

Realizado na Instituição de ensino CMEI Sueli Larrubia Muniz, situado no bairro de Morada de Laranjeiras, município de Serra, no Estado do Espírito Santo, promovemos buscar experiências para o graduando na regência na Educação Infantil, na compreensão desse estudo buscamos orientação na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, PPP – Projeto Político Pedagógico, dentre outros.

Dessa forma o estudo foi caracterizado em visita a escola para que o campo de espaço fosse mais ampliado,observações das turmas de vários níveis para acompanhamento das atividades e clareza das ações pedagógicos. Depois de todo levantamento realizamos a regência dos conteúdos propostos nos planos de aula, fundamentando vivênciar experiências tanto ao aluno quanto ao graduando.

O Estágio na Educação Infantil é de suma importância para o graduando para seu futuro processo de autoconhecimento, agregando valores e conhecimento na construção investigativa da prática do docente.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na Instituição “CMEI Sueli Larrubia Muniz”, localizado na Rua Itaipava, s/n, no bairro Morada de Laranjeiras, no municipio da Serra. Atendendo a comunidade local, Jardim Limoeiro, Alterosas e bairros adjacentes, com vagas nos turnos matutino e vespertino. Sua infraestrutura possui 8 (oito) salas de aula, 1 (uma) sala multiuso, 1 (uma) sala de artes, 1 (uma) sala de direção,1 (uma) sala de pedagogo, 1 (uma) sala de professores, 1 (um) refeitório, 1 (uma) cozinha, 1 (um) pátio, 8 (oito) banheiros, 1 (um) mini palco em área descoberta. Sendo que a área externa e parquinho descoberto é impossibilitado o uso no horário vespertino devido ao sol e a chuva e no matutino nos dias de chuva, o parquinho em péssimas condições de uso.

O processo das ações pedagógicas da Instituição são planejadas e desenvolvidas considerando as orientações dos documentos que norteiam a prática pedagógica na Educação Infantil, sendo elas as DCNEI – Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, e a BNCC – Base Nacional Curricular Comum. A equipe pedagógica media os conhecimentos e saberes entendendo a criança como sujeito histórico e de direitos. Destaca-se o comprometimento e qualidade dos profissionais atuantes na escola, assim como a participação das famílias nos eventos culturais. O CMEI esse anos de 2019 tem como o projeto Institucional “Semeando conhecimento, resgatando valores”, como temática defendida pela SEDU: Escola que acolhe, escola que transforma, buscando resgatar na comunidade escolar valores de respeito ao outro, ao meio ambiente e a si mesmo.

Em relação a alimentação, é feita pela Prefeitura do Município da Serra, eles disponibilizam uma nutricionista semanalmente ao CMEI para verificar o cardápio e os alimentos estão sendo utilizados e consumidos corretamente. A higienização da cozinha é impecável, os alimentos bem higienizados e consumidos corretamente, o desperdício de alimentos é grande. A higienização da cozinha é impecável, os alimentos bem higienizados, as cozinheiras bem organizadas.

As crianças do Grupo II e III são servidas pelas auxiliares de sala, bem como as crianças com necessidades especiais, acompanhadas por estagiários. Já as crianças do Grupo IV e V, são direcionadas e pegam seus alimentos e  busentam-se no refeitório e se alimentam. Na Instituição as crianças não fazem escovação bucal, os banhos são dados se surgir uma necessidade atípica, sempre que necessário é feito pela cuidadora escolar. A inclusão digital é utilizada em momentos que o professor regente utiliza a sala de vídeo, a escola é informatizada, mas pela secretaria, diretora, professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.7 Kb)   pdf (452.2 Kb)   docx (119.7 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com