TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Por:   •  22/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PPITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIOCURRICULAROBRIGATÓRIOI:ENSINOFUNDAMENTAL(6º ao 9ºANO)

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2022

RELATÓRIO DO ESTÁGIOCURRICULAROBRIGATÓRIOI:ENSINOFUNDAMENTAL(6º ao 9ºANO)

[pic 2]

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 4

1LEITURAS OBRIGATÓRIAS .........................................................................................5

2PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ............................................................... 6

3ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC .... 8

4PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC .............................................................................................10

5METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS .......................12

6PLANOS DE AULA  ...................................................................................................... 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................17

REFERÊNCIAS ............................................................................................................... 18

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório I, é essencial para o cursode  Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, sendo pré-requisito para continuação das disciplinas e finalização do curso. Assim, muito mais do que simplesmente uma atividade curricular, este é tido como indispensável na formação dos futuros docentes.

Marran (2011, p. 4) faz algumas importantes considerações sobre o Estágio Supervisionado, explicando a priori, que “o principal o objetivo do estágio é construir a capacidade de autonomia profissional e política do estudante”. Em outras palavras, a inserção do estágio curricular no ensino superior é uma etapa importante, pois objetiva vivenciar a prática em um ambiente real em que no decorrer do estágio todos que fazem parte desse processo tenham papel fundamental para o desenvolvimento das atividades durante o estágio.

O estágio, enquanto desdobramento da emancipação profissional, favorece a compreensão sobre a indissociabilidade entre a formação teórica e prática, consequentemente, como enfatiza Freire (2001) o estágio valoriza os processos de desenvolvimento pessoal e cognitivo das pessoas envolvidas na relação de ensino e de aprendizagem, considerando fundamental formar um profissional coerente com a totalidade da práxis vivenciada de seu campo de conhecimento.Nesta direção, Werneck et. al. (apud MARRAN, 2011) sustentam que o principal o objetivo do estágio é construir a capacidade de autonomia profissional e política do estudante.  

Sendo assim, de uma maneira geral, pode-se entender os Estágios Curriculares como instrumento de integração entre a teoria veiculada no curso de Graduação e os conhecimentos advindos da observação e participação em situações reais de trabalho (SILVA, 2003).

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Tratando de discutir sobre a interdisciplinaridade como um instrumento importante no que diz respeito ao contexto ensino-aprendizagem, é falar sobre como a mesma vem assumindo uma visão mais dialética e integradora para conceber o conhecimento por meio de práticas integradas.

Com novos objetivos e métodos, em razão de envolver novas práticas pedagógicas, surge o ensino interdisciplinar, que chega como um grande desafio para os educadores, que já vem buscando uma superação de prática de ensino.

A interdisciplinaridade vem sendo assunto de discussãoentre os campos pedagógicos e o epistemológico, que tratam de diversos conceitos complementares. É a estimuladora do processo de ensino-aprendizagem, de forma em que se incorporam novos modos de organização curricular e fundamentos para os métodos de ensino e aindaorientadores na formação de novos profissionais da educação.

A escola precisa acompanhar essas transformações da ciênciacontemporânea, apoiando as determinações interdisciplinares que conduzem a construção dos conhecimentos, mas é necessário quebrar alguns hábitos para que se possa organizar este tipo de trabalho.

Assim, será possível aproximar os educandos da realidade, o que possibilita a compreensão das redes conceituais, dando maior sentido aos conteúdos da aprendizagem, e permitindo uma formação responsável e consciente.Estabelecer o ensino interdisciplinar, irá garantir a construção de umconhecimento mais amplo e globalizado, aproximando as áreas do conhecimento e rompendo com as barreiras das disciplinas.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  • O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

A sigla PPP significa Projeto Político Pedagógico, considerado o documentonorteador  de   todas  as instituições escolares, quedeveestaremconformidade com as  prerrogativas encontradas   na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Éum documento obrigatório que contém os objetivos, metas e como deverão ser realizados, envolvendo nele a equipe gestora, funcionários, pais, alunos e comunidade. Funciona como guia da instituição e ajuda a melhorar a qualidade do ensino, e deve considerar os fatores específicos da comunidade escolar e a situação em que a escola está inserida.

É um documento de grande importância, que orienta o trabalho a serdesenvolvido durante todo o ano letivo, e que deve ser formal, mas acessível a todos os envolvidos na comunidade escolar.

É o PPP que define os conteúdos que serão ensinados, e então deve ser construído de acordo com as particularidades da escola.

  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

O PPP é muito importante para a escola compartilhar e planejar com pais, professores e estudantes como irá fazer a incorporação no dia-a-dia dos princípios propostos pela BNCC. O Projeto Político Pedagógico, deve nortear as instituiçõesescolares,  estando   em   conformidade   com   a   BNCC   - "Base Nacional   Curricular   Comum".   Esta, por sua vez, possuidez competências gerais, que englobam habilidades, conhecimentos, atitudes evalores  que  visam  a  promoção do  desenvolvimentos   dos   alunos  em todas as dimensões (social, física, intelectual, cultural e emocional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com