TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ENSINO INFANTIL

Por:   •  20/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

VIVIANE SOUZA DE CARVALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]


[pic 6]

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Florisbela Farias

Tutor Eletrônico: Angelita Martins Guedes

Tutor de Sala: Jaqueline Gomes Cavalcante Almeida

Cidade 2018


SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................................7

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

        O estátio supervisionado do 5º semestre foi realizado na Escola Augusto de Carvalho na turma de Educação Infantil Pré 2 com a carga horária total de 100 horas distribuídas 52 horas para a visita a instituição participativa e realização da regência na educação infantil, atividades essas realizadas na instituição de 48 horas para a elaboração do projeto de regência com o tema Alimentação Saudável, mostra do estágio e elaboração do relatório final.

O estágio é exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-LEI Nº 9394/96) e de grande importância a realidade da prática docente, unindo a teoria à prática ao realizar o estágio nos aprofundamos adquirimos conhecimentos e habilidades, vivenciando o cotidiano educativo identificando problemas e elaborando estratégias para soluciona-los trazendo benefícios e melhorias para a futura ação docente. Ao participar do estágio colocamos em prática o que foi aprendido na universidade desempenhando seu papel formador.

Ao observar a alimentação dos alunos durante o período de observação, verifiquei  o excessivo consumo de comida industrializada de modo geral (salgadinhos, bolachas recheadas, etc.) e a ausência de frutas em suas lancheiras. Além de tal dieta constituir uma fonte pouco saudável de nutrientes, acredito que também contribuiu para a criação de uma resistência a frutas oferecidas pela escola. Cabe à escola reverter esse quadro por meio da introdução de novas variedades alimentares na própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche.

O Projeto alimentação saudável se faz tão necessário considerando o elevado número de casos e doenças diretamente ligados aos maus hábitos de alimentação. Essa mudança de hábitos, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde, missões de toda boa escola.

 

        

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola municipal Augusto de carvalho, atua nos turnos matutino e vespertino com séries que vão do 1º ao 5º ano e jornada escolar de 4 horas. A quantidade de alunos são 28 com 11 turmas, tendo em sua grade organizada pela secretária de educação e parte diversificada de acordo com realidade regional. Jornada pedagógica de 40h semanais cada professor, contando com um período etivo de 200 dias.  Sua proposta política-pedagógica está sendo reformulada com base na BNCC.  O horário da entrada e saída são feitos no horário matutino das 7:30 às 11:30 e vespertino as 13:00 às 17:00, sendo esse período observado pelos funcionários.

A escola municipal Augusto de carvalho, situada à rua Potiraguá, s/n, no bairro Camacã, na cidade de Itapetinga - Bahia, foi construída no ano de 1959, dando início de suas atividades no ano letivo de 1.960.

A escola possui 22 cômodos com 6 salas de aulas em boas condições de uso, e com boa ventilação. 1 sala de professores, 1 sala de reforço, 1 sala de atendimento especial, 1 secretária, 7 banheiros (3 adaptados e 1 de funcionários), 2 depósito, 1 cozinha.  A escola também conta com recursos audiovisuais contendo 2 televisões, 1 retroprojetor; 1 DVD; 2 rádios; 13 computadores; 1 caixa de som; 1 caixa amplificadora, todas são usados regularmente.   No quadro de funcionários a escola conta com 1 diretor, 1 coordenador, 11 professores (8 efetivos e 3 contratados), 3 professores do projeto Mais Educação, 2 porteiros, 1 secretario, 1 assistente, 2 merendeiras e 2 zeladoras.


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

São 19 alunos na sala do Pré II com faixa etária 5 a 6 anos. A predominância é do sexo feminino e oriundos de classe social baixa. Possui nível de rendimento bom, porém, de acordo com a professora cinco alunos apresentam dificuldades na aprendizagem. A maioria brinca em casa ou na rua onde mora.

A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, onde são mostrada às crianças fotos das atividades que serão realizadas no dia, colocadas no quadro da rotina, proporcionando as crianças uma organização, pois estão conscientes das atividades que vão realizar no dia. A rotina diária ou semanal das crianças é a música de boas-vindas, roda de conversa, roda de leitura, atividades dirigidas, lanche, recreação. A organização das atividades na Educação Infantil é em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes que, na semana observada estavam dando continuidade com o projeto “Roda de Leitura”, onde os alunos formam uma roda com livros no centro e cada um escolhe sua história para contar. Como os alunos estão em fase de alfabetização, cada um conta sua história do jeito que entende, estimulando o gosto pela leitura e literatura. Os “Espaços de aprendizagem” são utilizados como suporte para o desenvolvimento dos Projetos, das atividades diversificadas e das atividades permanentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com