TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio obrigatório

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE

ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA

POLO SÃO LUIS - MA

MARIA JÚLIA MARTINS CASTRO SODRÉ RA 387390

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SÃO LUÍS-MA

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE

ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA

POLO SÃO LUIS - MA

MARIA JÚLIA MARTINS CASTRO SODRÉ RA 387390

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação á Distância Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I

SÃO LUIS-MA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 REFERÊNCIAS

MARIA JÚLIA MARTINS CASTRO SODRÉ        

curso: serviço social

telefone-:99445797  email:mjuliamcs@hotmail.com

nível de estágio supervisionado: I

Local de Estágio: Instituto Pobres Servos da Divina Providência  lar Calábria

Endereço: Avenida Divina Providência nº 100 Unidade 203 CEP 65058 Bairro: Cidade Operária

Cidade: São Luis- Má

Supervisor Acadêmico: Gilzete Ribeiro Silva Bezerra nº do CRESS 2036/ 2ªRegião

Supervisor de Campo: Florene Corrêa Lindoso nº do CRESS 3587/2ªRegião

Carga Horária: 70 horas. Início: 12/05/2014.Término:04/0602014

SÃOLUIS-MA

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho ,é resultado da 1ª fase do Estágio Supervisionado da Equipe de alunas da turma do 5º Período de Serviço Social, da Universidade Anhanguera do polo São Luìs- Ma, baseado na politica de alta complexidade dos serviços oferecidos no Instituto Divina Providência- Lar Calábria-Casas Lares e na problemática da situação das crianças e adolescentes ali institucionalizados

O estágio da equipe foi realizado no lar Calábria-Casas Lares localizadas nos seguintes endereços:

Casa Lar Sementes do Reino: Unidade 203,Rua 01, nº 10,Bairro- Cidade Operária. São Luís- MA

Casa Lar Pérolas Calabrianas: Unidade 203, Rua 05, nº 50, Bairro- Cidade Operária. São Luís- MA.

O Estágio teve início no dia 12 de maio de 2014, com apresentação no Instituto Pobres Servos da Divina Providência, ás08h: 00min onde a equipe de estagiárias foi recebida pela Assistente Social Florene Corrêa Lindoso, Supervisora de Campo, a qual em um primeiro momento fez uma breve, porém, rica explanação sobre a organização, o funcionamento, a equipe de apoio e a estrutura dos serviços oferecidos pelo Lar Calábria- Casas Lares. Às 10: 00 horas, em um segundo momento a referida supervisora conduziu o grupo a uma visita para conhecer a Casa Lar sementes do reino  promovendo uma socialização do grupo com os Educadores Sociais da referida Casa Lar : Sr Raul e a Srª Jô, bem como com as crianças e adolescentes institucionalizados, digo: metade deles, pois, a outra metade estavam para a escola. Também tivemos o privilégio de assistir um primeiro momento de uma entrevista da Assistente Social em epígrafe com um adolescente recém-institucionalizado.

Foi apresentado e explicado ao grupo a importância do PIA (Plano Individual de Atendimento) uma espécie de arquivo, onde todas as informações colhidas sobre os institucionalizados são catalogadas sigilosamente, e que precisa sempre está atualizada, para evitar desconforto durante as visitas judiciais, pois tendo o Juiz da Vara de Infância, o referido documento em mãos não se faz necessário formular perguntas, pois, todas as informações vão está contidas no PIA. Às 12h: 00min encerramos nossa visita.

No dia 13 de maio, às 14h : 00min, o grupo foi realizar uma Pesquisa de Campo solicitada pela supervisora de campo, sobre a problemática das crianças e adolescentes do Lar Calábria-Casas Lares e sobre a política de alta complexidade e serviços do Lar Calábria, e pesquisar o art.92 do ECA  para que o grupo discuta e compreenda a complexidade do campo em que está atuando conhecer o espaço e adquirir conhecimento na área que escolheu estagiar. A pesquisa foi realizada em parte nas dependências do instituto, entrevistas com colaboradores, educadores sociais, na internet e em conversas com os próprios institucionalizados. Ás 18h: 00min, concluímos a carga horária do estágio porem, a pesquisa  ainda não.

No dia 14 de maio, às 14h: 00min, a psicóloga Fabiana e a pedagoga Lourismar conduziram o grupo a uma visita de socialização à Casa Lar Pérolas Calabrianas, onde conhecemos  os pais sociais: Sr. Antônio e  Sr.ª Gisele socializamos com os institucionalizados, participamos de uma atividade lúdica com os mesmos. Tivemos um momento extremamente proveitoso com os educadores sociais os quais relataram ao grupo as demandas e dificuldades da referida Casa Lar. Já no final do dia a comunidade católica da igreja São João Calábria grupo “Pilar Tempos Fortes” mandou em sistema de doação uma panela de sopa e tivemos a honra de cear com a Família Social.  Às18h:  00min, encerramos a carga horária.

No dia 15 de maio, ás 14h: 00min, o grupo encontrou com a Supervisora de Campo na Casa Lar Sementes do Reino para discutirmos o assunto restante da pesquisa que havia ficado pendente , explicou a alta complexidade do atendimento comunitário, as peculiaridades do projeto executado pelo Centro-Dia e projeto Ariane-série A. Explicou os trâmites legais para o processo de adoção dos institucionalizados. Confiou ao grupo a missão de preparar o relatório nominal de cada institucionalizado. Às 18h: 00 min encerraram-se as atividades.

No dia 16 de maio, ás08h: 00min, o grupo se apresentou no CESJO, onde teve um primeiro momento com a Assistente Social Glaucia, que fez uma explanação sobre a estrutura e funcionamento das Casas Lares, nos instruiu na elaboração do diagnóstico social. Em um segundo momento  participamos de uma Oficina com os deficientes visuais do CAP, sobre o sistema de escrita Braille e de cálculos Sorobam. Às 12h: 00min horas encerramos as atividades.

No dia 19 de maio, às 14h: 00min horas a Supervisora de Campo instruiu o grupo que fizesse o procedimento do Relatório nominal dos institucionalizados da Casa Lar Pérolas Calabrianas ,e ao término da atividade, prestou apoio á Mãe Social Substituta, Srª Efigênia, no sentido de orientar os institucionalizados nas tarefas escolares. Encerramos as atividades às 18:00 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com