TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Leitura Do Projeto De Extensão Ler É A Solução

Por:   •  17/3/2024  •  Resenha  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA - UNIARA[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO DE LEITURA DO PROJETO DE EXTENSÃO LER É A SOLUÇÃO

Orgulho e Preconceito

Ana Claudia Rosa de Moraes (06119-002, 3ª série)

Atividade acadêmica apresentada como requisito para aprovação no curso de extensão “Ler é a solução”.

Docente orientador: Alexandre Fachini

Agosto de 2021

1 BREVE INFORMAÇÃO SOBRE O AUTOR DO LIVRO O DIÁRIO DE ANNE FRANK

Este livro foi escrito por Jane Austen...

        Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, zona rural da Inglaterra. Seus pais eram Cassandra e George Austen, que tiveram ao todo oito filhos. Jane tornou-se uma escritora inglesa considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX, suas obras são de grande sucesso e referência até os dias atuais.

        Ainda na infância, aos oito anos, foi mandada para um colégio interno junto de sua irmã Cassandra, que também era sua melhor amiga. Na adolescência, Jane já começava a mostrar seu talento para escrita, adepta da leitura, a biblioteca de sua casa era seu lugar favorito quando não estava no colégio.

        Aos 17 anos escreveu “Lady Susan”, sua primeira obra e em 1797, já havia escrito “Orgulho e Preconceito”, sua obra mais famosa e “Razão e Sensibilidade”.

        Em 1805, após a morte de seu pai, Jane, a irmã Cassandra e sua mãe se mudaram para uma vila inglesa de Chawton, onde habitaram uma propriedade que fora cedida por um de seus irmãos. Jane e Cassandra foram as únicas que não casaram entre os irmãos.

        Somente em 1811 e 1813 suas obras que haviam sido anteriormente rejeitadas por editores, conseguem ser publicadas, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”. Em seguida, publicou “Mansfield Park” em 1814 e “Emma” em 1816, sempre retratando a situação de mulheres na sociedade da época, inclusive a própria em que vivia. Sua escrita ficou conhecida pelo famoso tom de ironia presente nas histórias.

        Jane faleceu em 18 de julho de 1817 na cidade de Winchester, na Inglaterra. Após sua morte, “Persuasão” e sua primeira obra “Lady Susan” foram publicados em 1871 e as obras inacabadas, sendo “Os Watsons” e “Sanditons” foram terminadas pelo seu sobrinho e publicadas também no mesmo ano.

        Atualmente, a casa em que Jane Austen, sua mãe e irmã moraram tornou-se uma casa-museu aberto para os fãs da escritora, que é conhecida em todo o mundo. Até hoje, o único retrato de Jane Austen é um esboço produzido pela irmã Cassandra, que se encontra na Galeria Nacional de Arte, em Londres.

2 ENREDO DA HISTÓRIA

        A família Bennet, composta pelo Sr. Bennet, pela Sra. Bennet e por suas cinco filhas, Jane, Elisabeth, Mary, Lydia e Kitty, vivem uma vida comum na cidade de Meryton, em Hertfordshire, até o dia em que tudo começa a mudar com a chegada de Mr. Bingley, que, acompanhado das irmãs e do melhor amigo, Mr. Darcy, aluga uma propriedade próxima à da família, onde decide passar um tempo.

        A presença de um dos homens mais jovens e ricos causa inquietação em todos da região, inclusive a Sra. Bennet, que assim, vê uma oportunidade de aproximar Mr. Bingley de sua filha mais velha, Jane. Quando ambos se conhecem no baile, logo se encantam um pelo outro. Mr. Bingley também é cativado pela boa recepção dos moradores da região, ao contrário de seu amigo Mr. Darcy, que despreza a todos, considerando-os inferiores socialmente.

        O comportamento de Mr. Darcy é notado por Elisabeth, que logo o despreza, pois, o mesmo diz considerá-la apenas tolerável e não suficientemente bonita para encantá-lo.

        Com o orgulho ferido, Elisabeth decide revidar, aproveitando todos os momentos junto de Mr. Darcy, devido à proximidade Mr. Bingley e Jane, para fazer o suficiente para provocar e impressionar Mr. Darcy. Sem medo de expressar sua opinião, Elisabeth usa diálogos irônicos e confronta a todos sem se importar com o julgamento alheio.

        A visão de Mr. Darcy aos olhos de Elisabeth torna-se ainda pior quando ela Conhece Mr. Wickham, um oficial que visita a cidade e acaba aproximando-se dela, contando que foi maltratado por Mr. Darcy, que não aceitava que seu pai gostava de Mr. Wickham tanto quanto gostava do filho. Assim, Elisabeth está decidida do quanto odeia Mr. Darcy.

        Um dos momentos onde torna-se claro que Elisabeth não se deixa levar pela opinião de outros, é quando seu primo e único herdeiro da família, Mr. Collins, visita a família Bennet e decide pedir Elisabeth em casamento, dando a oportunidade da mesma tornar-se herdeira dos bens de seu pai, poupando ela, as irmãs e a mãe, de perderem todo o pouco que tinham quando o Sr. Bennet morresse. A Sra. Bennet, contente com a ideia, faz tudo o que pode para convencer a filha de aceitar o pedido, inclusive chantagem, mas Elisabeth não se deixa levar pelas palavras da mãe, mantendo firme sua opinião, que só se casaria por amor, tendo, assim, apenas o apoio de seu pai.

        Após ser rejeitado, Mr. Collins resolve pedir então, a mão de Charlotte, amiga de Elisabeth, que aceita de prontidão, já que a mesma era julgada por ter cerca de 27 anos e ainda não ter se casado. Para a Sra. Bennet, era um acontecimento terrível, pois tinha medo de perder tudo e ainda não conseguir casar nenhuma de suas filhas, já que pouco antes do acontecimento, Mr. Bingley abandona a região sem dar satisfação à Jane.

        Elisabeth lamentava pela irmã que havia sido deixada de coração partido e se convence de que Mr. Darcy e as irmãs de Mr. Bingley são os responsáveis pela partida repentina, pois deviam ser contra a união.

        Após o casamento de Charlotte e Mr. Collins, Elisabeth recebe o convite da amiga para visita-los e lá ela conhece Lady Catherine, tia de Mr. Darcy, posteriormente encontrando o mesmo também. Elisabeth descobre que suas suspeitas estavam certas e Mr. Darcy havia sido o responsável pela separação de sua irmã e Mr. Bingley.

        Para a surpresa de Elisabeth, Mr. Darcy declara seu amor por ela, sendo recusado pela mesma com a justificativa de que ele havia sido o responsável pela infelicidade de sua irmã. Após o acontecimento, Mr. Darcy escreve uma carta no intuito de se justificar para Elisabeth, ele revela também que Mr. Wickham não é confiável, que havia sido injustiçado pelo mesmo, levando um golpe e para se vingar da família havia seduzido a irmã de Mr. Darcy, fugindo com ela e abandonando-a em seguida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com