TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO "ASAS DA LEITURA"

Casos: PROJETO "ASAS DA LEITURA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANGELA MARIA MAIA LIMA

JOSIANE MARIA DE SOUZA SILVA

PROJETO: ASAS DA LEITURA

TEMA: “Quem Ler Viaja.”

Castanhal

2012

JUSTIFICATIVA:

Esta proposta vem de encontro à necessidade de incentivar o aluno dando oportunidade para que ele compreenda o universo a sua volta, motivando-o ao prazer da leitura. Pois o mais grave de todos os problemas é o fato de que vários alunos não gostam de ler. Como afirma Magnani (2001), a falta de hábito de leitura tem sido apontada como uma das causa do fracasso escolar do aluno e, em consequência, do seu fracasso enquanto cidadão. Embora haja uma intensa diversidade de recursos didática pedagógica voltada a facilitar o trabalho do professor, esses recursos não conseguem promover atrativos suficientes para despertar no educando o interesse literário. Cury (2008, p. 110), no livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes estabelece que:

Levar os jovens a se comprometer com projetos sociais é a décima técnica pedagógica que proponho. O compromisso social deve ser a grande meta da educação. Sem ele, o individualismo, o egoismo e o controle de uns sobre os outros crescerão.

O mundo está cheio de coisas escritas, para isso é preciso ler e compreender a informação que lhe foi transmitida, considerando que nos livros aprendemos sobre nós mesmo e sobre a sociedade em que vivemos, embora com avanço tecnológico e o uso da internet, ainda assim o livro é insubstituível veículo de cultura e prazer, portanto sua utilização é de suma importância na vida e formação das crianças através do desenvolvimento da leitura e da escrita. Conforme Ana, Marta e colaboradores, que proponhem a aprendizagem da leitura e da escrita a partir de uma nova concepção da aprendizagem na qual vamos além do processo de ler e escrever .Para tanto, faz-se necessário dinamizar atividades que propiciem o hábito da leitura valorizando-o para que através da mesma venham compreender a importância do conhecimento para torná-lo um agente transformador em sua formação educacional, trabalhando em sintonia com a realidade da comunidade onde a escola está inserida, tendo como ação um tema definido, para ser explorado com os alunos em sala de aula e na comunidade.

Partindo desse pressuposto surgiu a necessidade de elaborar este projeto onde pudéssemos buscar tentativas de melhorias para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do aluno, fazendo com que reduza o déficit na leitura, escrita e interpretação, enfatizando assim a importância da leitura de obras literárias no cotidiano da escola e envolvendo a família e a comunidade para que seja um desses incentivadores. Para melhorar o rendimento escolar e estimular o hábito da leitura.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o hábito da leitura através das literaturas infanto-juvenil enfatizando o desenvolvimento da leitura, da escrita e principalmente da interpretação no espaço escolar.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

 Conhecer algumas obras literárias;

 Reconhecer diversos tipos de literaturas infanto-juvenis;

 Identificar e desenvolver fábulas, contos e poesias;

 Estimular a leitura e sua compreensão;

 Favorecer o estímulo ao uso do dicionário;

 Propiciar a pesquisa em várias fontes;

 Incentivar ao aluno a criação de suas próprias obras.

METODOLOGIA:

 Aulas expositivas

 Pesquisas bibliográficas

 Produção de cartazes

 Leitura e interpretação, fábulas, conto e poesias

 Confecção de historinhas infanto-juvenis

 Recorte e colagem de fábulas

 Amostras de DVDs

 Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES QUANDO ONDE

Apresentação do projeto 08/05 - Turno da manhã – pela professora de 1º ao 5º ano Auditório da escola

Palestra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com