TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio Obrigatório em LP no Ensino Médio

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  18.182 Palavras (73 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 73

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4

1     DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ................................ 5

2     RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS ..................................................... 6

3     ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA .................................................... 9

4     ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ............................................. 12

5     ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR ............................................................ 14

6        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ....................... 19

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO         21

8        PLANO DE ENSINO        31

9        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        46

CONSIDERAÇÕES FINAIS        57

REFERÊNCIAS        58



  1. INTRODUÇÃO

Este projeto refere-se a um relato crítico, de todas as atividades do estágio obrigatório desenvolvidas, tanto no campo de estudo, a escola, quanto àquelas executadas em casa. O estagiário seguiu rigorosamente o cronograma descrito no manual de estágio e as recomendações dos tutores, presencial e à distância. Na realização das atividades de campo, ele fez anotações de todas as informações, observando os detalhes.

Na escola, ele procurou interagir com professores e alunos, sempre chegando mais cedo na sala dos professores, para organizar suas atividades e solicitar informações. Quando tinha dúvidas, sempre questionava. Manteve um espírito de amizade e de humildade, dando atenção a todos os integrantes da instituição. Com perfil de profissional sério e ético, respeitou as regras e os procedimentos escolares.

Durante as aulas de observação no Ensino Médio, sentou-se numa das carteiras, observou detalhadamente as aulas assistidas, mantendo silêncio, sem interferir no processo de ensino-aprendizagem ministradas pela professora regente.

O futuro professor sempre manteve contato com a supervisora de campo para alinhar informações e acertar as particularidades do plano de aulas. Para isso, agendou algumas reuniões com ela, para ajustar os temas a tratar em aula. Ele pretendia continuar com o ensino da “Sintaxe”. No entanto, ela preferiu que ele priorizasse a “Ortografia”, talvez, o ponto fraco da turma. E, que trabalhasse, também, com a leitura, a interpretação e a produção textual. Assim, ele concordou e ficou definido o planejamento.

Desde o princípio da sua regência, o estagiário, optou pela interação com os alunos. Já na primeira aula, apresentou um pequeno vídeo, “A Última Crônica”, além do texto impresso, iniciando o trabalho com gêneros textuais. Realizou uma atividade de interpretação e solicitou à turma a realização de uma produção textual, uma dissertação, com base nas questões abordadas na crônica. Procurou motivar seus alunos, aconselhando-os, citando exemplos reais, através do texto literário. Pediu que interagissem entre eles, que trabalhassem em equipe e, que não tivessem medo de errar, através de questionamentos e indagações. Falou da importância da leitura literária contínua e evolutiva, com o propósito da construção do pensamento crítico. Portanto, terão uma visão de mundo. Uma visão de mudança, de transformação.

Os resultados obtidos foram bons. Os alunos, em sua maioria conseguiram assimilar as ideias do estagiário, e aprovaram a realização das atividades propostas.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIo

          A instituição de ensino, local de realização do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, é denominada Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, e, está localizada na Rua Profª Dinazaide Ferreira de Andrade, sob nº 124, no Bairro São Ciro, na cidade de Caxias do Sul - RS.

          O estagiário do curso de Letras dirigiu-se à escola, para uma entrevista com a diretora, a qual o recebeu após os cumprimentos. Então, o estagiário se apresentou entregando a ela a carta de apresentação, solicitando a realização do estágio nesta escola. Ela concordou, e, ele falou das atividades obrigatórias que realizaria no âmbito escolar, mas, que deveria seguir um cronograma pré-estabelecido, além da documentação jurídica entre as partes: a escola, universidade e o estagiário. E necessitaria de duas testemunhas da escola. Após ela aceitar, ele pegou todas as informações necessárias para a documentação. Em seguida, falou a ela que, precisava definir o supervisor de campo, ou professor regente. Prontamente, ela, chamou e me apresentou uma professora de Língua Portuguesa, certamente, um dos profissionais mais confiáveis da escola. Assim, o acadêmico agradeceu a todos pela receptividade e colaboração, e disse-lhes que voltaria frequentemente à escola para cumprir todas as atividades do estágio.

          Quando a documentação jurídica ficou pronta, assinada e autenticada, ele cumpriu todas as etapas do estágio. Realizou a leitura dos textos obrigatórios e realizou a produção textual com sua visão crítica sobre o assunto. Voltou à escola e visitou todas as dependências escolares para reconhecimento, sob acompanhamento de uma coordenadora, que sempre, o auxiliou nas informações. Outro dia, retornou à escola para uma entrevista com a professora regente. A qual o recebeu, conforme o cronograma, e respondeu a todas as questões. O estagiário anotou todas as informações num caderno. Outra atividade de campo foi conhecer a realidade escolar. Solicitou à direção, o PPP da escola. Leu, analisou, fez as anotações dos detalhes, e depois, produziu o relato da realidade escolar. Realizou uma análise do livro didático do segundo ano, sempre anotando as informações. Produziu o plano de aulas, em concordância com a professora regente, observou as aulas no Ensino Médio. E, escolheu o segundo ano do EM para a regência, onde ministrou as dez aulas de Língua Portuguesa, com postura ética e competência, cumprindo suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (112.7 Kb)   pdf (527.6 Kb)   docx (106.1 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com