TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado Etapa IV

Por:   •  7/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA ETAPA IV

Aluno: Fabrício Eduardo Dalfior

   Professora: Fernanda Ferraz Lima

                                         R.A. 1101083

Uberaba, 2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR        

3.        CONHECIMENTO DOS ESPAÇOS, MATERIAIS E RECURSOS DISPONÍVEIS E UTILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA-CAMPO E ESTÁGIO        

4.        ESTUDO, REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA CAMPO        

5.        ESTUDO E ANÁLISE DOS PCN DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL        

6.        SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAL PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL        

7.        PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA –CAMPO E PCN        

8.        CONCLUSÃO        

9.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Após alguns meses de aquisição de conhecimentos teóricos, chega-se o momento de tão importante fase no processo de formação de um professor, a hora do Estágio.

Nesta fase cabe ao aluno ir para o campo de trabalho propriamente dito, conhecer e adquirir experiências do dia-a-dia da sala de aula, dia-a-dia da convivência do trinômio Escola-Aluno-Professor. É nessa fase que começa o aprendizado prático.

No Estágio da IV Etapa faz-se necessário conhecer primeiramente a escola, sua estrutura, seu Projeto Político Pedagógico, o meio em que a escola está inserida e, por último, mas nem tão menos importante, o perfil do aluno.

A expectativa nessa fase é angariar o máximo possível de conhecimento e experiência prática, dialogar com os professores.

A escola escolhida foi o Colégio Tiradentes da PMMG/CBMMG em Uberaba e tal escolha foi motivada pela proximidade com minha residência e com a facilidade que tive com a escola, por fazer parte da Corporação do Corpo de Bombeiros na cidade.

 

[pic 1]

            Foto 01: VISTA DA FACHADA DO COLÉGIO TIRADENTES PMMG - UBERABA

  1. CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

O Colégio Tiradentes da PMMG de Uberaba, criado em 1964 através de publicação no B.C.G nº 200 de 26 de outubro de 1964 em que determina criação do Anexo IV do colégio Tiradentes sediado em Uberaba. O Parecer número 422 de 05 de dezembro de 1974, examina pedido de seu reconhecimento.

A Resolução número 1.029/CG de 02 de julho de 1982, autoriza a instalação de habilitação profissional "Auxiliar de Laboratório e Análises Químicas e Magistério. A Portaria SEE número 898 de 15 de agosto de 1996, autoriza o funcionamento do Ensino Médio Comum Geral.

Desse modo como instituição legal, o Colégio Tiradentes da P.M.M.G - Uberaba, funciona e é mantido pelo Estado de Minas Gerais, através da PMMG. Hoje está inserido na estrutura da 5ª RPM, após a sua criação e sede em Uberaba.

Deve-se sempre ressaltar o sonho do saudoso Cel. PM Argentino Madeira, que acreditou ser possível a existência desta Instituição, que causa admiração e respeito a todos, é alvo de elogios em sua caminhada, no preparo educacional dos militares e seus dependentes.

Não possuindo sede própria, o Colégio Tiradentes PMMG funcionou em salas emprestadas do Grupo Escolar Uberaba, vindo em 1965 ter início a construção das instalações atuais da escola. Este fato foi obra do Cel. José Vicente Bracarense, que estava à frente do Comando do 4º Batalhão, e mostrou-se bastante compromissado com a educação.

A nova sede foi inaugurada em 24 de Novembro de 1967. Todo trabalho realizado teve a participação dos militares que serviam no 4º BPM, tanto nos recursos financeiros quanto no apoio à necessidade do Colégio possuir sede própria. A sede fica localizada na Praça Governador Magalhães Pinto, 464 no Bairro Fabrício. A Escola faz parte do Complexo do 4º Batalhão da PMMG. Região Central de Uberaba e está inserida em um bairro tradicional de Uberaba de classe média.  Em seu entorno além de uma praça que também é utilizada pela escola nas diversas atividades, possui um grande auditório situado na RISP, que é utilizado pela escola em algumas situações. As dependências da escola propriamente dita, conta com uma área de cerca de 6.000 mil metros quadrados sendo divididas em 15 salas de aula, 03 laboratórios, 02 bibliotecas, 02 salas de vídeo, 02 salas de supervisão, 02 salas de professores, 10 banheiros, 03 quadras poliesportivas dentre outras. A escola possui anualmente alguns eventos que são abertos a comunidade como, por exemplo, a festa junina e a feira de ciências.

O seu corpo docente é composto por professores, orientadores, e diretores civis além de um coordenador militar totalizando 94 servidores. Seu corpo discente é composto por 806 alunos, filhos e netos de policiais e bombeiros militares além de algumas vagas serem disponibilizada para civis. Esses alunos são distribuídos em todas as séries/anos do Ensino Fundamental e Médio.

  1. CONHECIMENTO DOS ESPAÇOS, MATERIAIS E RECURSOS DISPONÍVEIS E UTILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA-CAMPO E ESTÁGIO

O Colégio, como já descrito possui uma boa estrutura física para a realização das atividades cotidianas além de contar com a estrutura do complexo do 4º BPM. Essas estruturas proporcionam ao aluno uma série de benefícios para o aprendizado, como laboratórios, biblioteca, salas de aula, cantina, quadras poliesportivas, salas de vídeos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (143.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com