TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de estagio supervisionado etapa 4

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CAMPUS URUGUAIANA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I

CORPO EM MOVIMENTO

 

ACADÊMICOS: Jéssica Mello, Juliane Calixto

ORIENTADORA: Prof.ª Dr.ªJaqueline Copetti

Uruguaiana, 2016.

INTRODUÇÃO

Este projeto aborda aspectos relacionados à temática do corpo e movimento, onde abrange o desenvolvimento motor, que ajuda tanto na postura quanto no movimento da criança. Serão contemplados os elementos básicos do desenvolvimento motor, assim como: a motricidade fina, a motricidade global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial, a organização temporal,a lateralidade e a avaliação motora.

Assim como a Educação Infantil é o primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejáveis, tendo como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida. (NANNI, 1998)

Para Gallahue e Ozmun (2002) o desenvolvimento motor sofre grande influência, do meio social e biológico, podendo sofre alterações durante seu processo. Sabe-se que a escola é um dos locais de oferta de espaço adequado para o desenvolvimento motor da criança, visto que o brincar significa o meio mais importante para as aprendizagens dos pequenos.

O conhecimento das características motoras possibilita saber se as experiências recebidas nos diversos contextos são as necessárias para garantir um bom desenvolvimento da aprendizagem. O que se espera é que as crianças possam da melhor maneira possível, apresentar em cada período de vida uma boa qualidade de movimento (VASCONCELLOS, 1995).

Segundo Oliveira (2001), toda sequência básica do desenvolvimento motor está apoiada na sequência de desenvolvimento do cérebro, visto que a mudança progressiva na capacidade motora de um indivíduo, desencadeada pela interação desse indivíduo com seu ambiente e com a tarefa em que ele esteja engajado.

OBJETIVO GERAL

Aprimorar as práticas acadêmicas, com base na oportunidade de vivenciar, planejar conforme a realidade dos alunos e, também aprender as formas de agir com alunos da Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver habilidades de movimento através das praticas corporais e proporcionar jogos lúdicos.

METODOLOGIA

Abordamos como metodologia de ensino o desenvolvimento motor, e utilizamos as abordagens de desenvolvimentista para melhor atender os alunos.  

A E.M.E.I Cecília Meireles, situada na Rua Venâncio Aires no Bairro São João, onde apresenta grande espaço interno que podem ser utilizados para as atividades físicas, tais como: 3 pracinhas ao ar livre, ginásio com duas quadras, palco e duas pracinhas internas e saguão de entrada coberto.

Foram disponibilizadas as turmas da etapa VI-A e IV-A. A etapa 6-A ministrada pela professora Kátia Carvalho onde observamos nos dias 18/03 no horário das 09:00 as 10:00, 23/03 no horário das 09:00 as 10:00, 28/03 no horário 08:30 as 9:30, 29/03 no horário 08:45 as 09:45 a turma atualmente não dispõe de nenhum auxiliar pedagógico, mesmo necessitando de 2 auxiliares para melhor atender, a turma de 18 alunos com idade média de 5 a 6 anos sendo um portadora de necessidades especiais. A aluna utiliza um aparelho de surdes a cerca de um ano e ainda não se comunica por linguagem verbal, além disso, possui uma má formação do lado esquerdo do cérebro causando danos psicomotores.

 Segundo a professora, a turma é bem infrequente e mantém uma média de 12 a 16 alunos, são calmos, correspondem bem aos comandos da professora, porém na sua ausência se tornam mais agitados e teimosos.

Já na turma 4-A ministrada pela professora Sandra Maia e auxiliar Andiara atendem a turma com 20 alunos com idade média de 3 a 4 anos, onde observamos no dias 18/03 no horário das 10:05 as 11:00, 23/03 no horário das 10:05 as 11:00, 28/03 no horário das 9:35 as 10:35, 29/03 no horário 09:50 as 10:50, sem nenhum aluno diagnosticado com necessidades especiais,pois foi nos solicitados que observamos dois alunos em especial que mostravam grande dificuldade em realizar as atividades propostas pela professora. A turma em geral mostrou-se bem agitada mesmo com duas professoras na sala, pracinha, lanche e ate mesmo no percurso ate o refeitório com o auxilio de uma corda para a locomoção, mostraram-se dispersos, inquietos e teimosos em diversos momentos.

As atividades que iremos realizar acontecerão nas sexta-feira com a etapa 6 A das 9:40 ate 10:20,e a etapa 4 A das 10:30 ate 11:10.

DIA

SEMANA

06 de Maio

Sexta-feira

13 de Maio

Sexta-feira

20 de Maio

Sexta-feira

27 de Maio

Sexta-feira

03 de Junho

Sexta-feira

10 de Junho

Sexta-feira

17 de Junho

Sexta-feira

24 de Junho

Sexta-feira

 

PLANOS DE AULAS ETAPA 4-A

TEMA: Desenvolvimento motor, Expressividade.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: E.M.E.I CECILIA MEIRELES

Série/ano: ETAPA 4

TURMA: 4 A

No de alunos: 20

Acadêmicos: JÉSSICA MELLO E JULIANE CALIXTO

Horário de início: 10h30min

Horário de término: 11h10min

Duração: 40min

Dia: 06 de Maio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (407.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com