TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estagio língua portuguesa

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  2.242 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BELA VISTA-MS

2013

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Licenciatura em Letras do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Língua Portuguesa I.

BELA VISTA

2013

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ........................................................... 02

Introdução................................................................................................ 03

1 Visita à escola....................................................................................... 04

3 Observação e Interação na Escola ..................................................... 07

4 Plano de Aula ....................................................................................... 08

5 Avaliação de regência.......................................................................... 08

Considerações Finais.............................................................................  09

Referências Bibliográficas...................................................................... 10

IDENTIFICAÇÃO 

Nome do Estagiário: Joziel Gomes Torres

RA: 364342

Curso: Letras

Semestre: 3°

Ano: 2013

Início do estágio: 20 /05 /2013

Término do Estágio: 30 / 05 / 2013

INTRODUÇÃO

O Estagio Supervisionado foi realizado na escola Municipal Prefeito Clovis Marcelino de Oliveira, localizada na Rua Cleto Vilalba s\n, Bairro Cerradinho, considerada uma das escolas mais antigas de Bela Vista-MS, dando inicio no dia 20/05/2013 e com término no dia 30/05/2013 no período matutino, nas salas do Ensino Fundamental do 6° ao 8° ano. Foi desenvolvido o relatório de Língua Portuguesa, com o objetivo de aprimorar o conhecimento do acadêmico, a fim de ter consciência das responsabilidades dadas ao educador, de acordo com o material obtido na escola. Através de entrevistas realizadas com a diretora Vera Lucia Siqueira do Prado que recebeu os estagiários com muita atenção e respeito, foi possível ter acesso ao Projeto Político Pedagógico Participativo que foi criado junto com a comunidade escolar com o objetivo de buscar mudanças e soluções para as deficiências existentes na estrutura da escola e na necessidade de desenvolver os processos pedagógicos, e diminuir a escassez de alunos em determinadas épocas do ano, por possuir extensões na área rural, este e um problema que já esta sendo solucionado, por iniciativa voluntaria dos educadores. A escola segue a risca as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para que se mantenha de forma organizada e cumpridora dos seus deveres, proporcionando uma educação de qualidade, que é de direito de todos.

Através do estudo do PPP da escola tornou-se possível, para entender sua importância, pois ele serve como instrumento metodológico que ajuda a escola a tomar decisões com a participação dos profissionais para que reflitam sobre a evolução de desafios encontrados e ter conhecimento da estrutura pedagógica, física e seu funcionamento. Os professores estimulam os alunos a buscar cada vez mais novos conhecimentos e valorizar aquilo que a escola oferece. O Estagio é de extrema importância para nossa formação, pois proporciona conhecer aquilo que será encontrado em sala pelos novos formandos quando ocuparem um cargo na sua área, na pratica o que é adquirido nesse processo é a enorme bagagem cultural que o professor carrega, para ajudar na sua metodologia de ensino. Com as turmas que foram observadas, acrescentou-se um ponto positivo no Estagio Supervisionado, sendo satisfatório para esclarecer as duvidas existentes.

VISITA À ESCOLA

Dia 20 de maio no ano de 2013, foi realizada uma visita à Escola Municipal Prefeito Clóvis Marcelino de Oliveira, situado na Rua Cleto Vilalba s\n, Bairro Cerradinho, atende alunos de baixa renda que moram aos redores, e das fazendas próximas. A escola funciona no período matutino de 5°ao 8°ano, e no período vespertino da Educação Infantil ao 4° ano, com 150 alunos freqüentes nos dois turnos, e atende a duas extensões na área rural, Extensão Mário Mendes Gonçalves e Extensão Professora Agostinha Tebicherane, seu quadro pedagógico é formado por 21 professores, 09 funcionários administrativos, contando com as extensões.

A estrutura física da escola pólo é constituída por 06 salas de aula, 01 sala de professores com 02 computadores e 01 bebedouro para uso exclusivo, 01 banheiro para os professores, uma sala com materiais didáticos com 05 computadores e biblioteca, 01 sala para direção; 01 secretaria; 01 banheiro para funcionários, 01 cozinha; 02 banheiros para os alunos, feminino e masculino a área para praticas de esportes é de areia. Em relação ao corpo docente, a escola conta em sua maioria com professores efetivos, o que não ocasiona alta rotatividade de professores, se tornando um dos pontos fortes da escola. De acordo com o PPP da escola existem muitas deficiências em relação à estrutura da escola, ausência de quadra poli-esportiva, refeitório, linha telefônica, Muro, Cobertura para unir os dois pavilhões, Palco para apresentações e reuniões, Reforma geral da escola. Aquisição de livros pedagógicos para os professores (formação continuada). Aquisição de utensílios para cozinhas: panelas novas, assadeiras, chaleira etc. Nos últimos 03 anos, a escola tem apresentado um índice de crescimento, o que significa que a demanda tem aumentado apesar do difícil acesso à escola.

A Extensão Mário Mendes Gonçalves, localizada na sede da Fazenda Margarida, a 65 km de Bela Vista na área rural. A extensão oferece o Ensino Fundamental completo e Educação Infantil, funciona apenas no período matutino e recebe alunos da fazenda e das redondezas, possui 04 salas, com isso são reunidas duas turmas em cada sala, a situação pedagógica da escola é um pouco delicada, pois os alunos apresentam uma enorme dificuldade na leitura e na escrita nas séries finais do Ensino Fundamental, isso acontece nas épocas do plantio e da colheita, devido a entrada de novos alunos, pedidos de transferências e pela troca de professores que não são concursados, mas possuem formação superior para exercer o cargo ocupado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (259 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com