TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Filme - Freud Além Da Alma

Por:   •  17/3/2015  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  9.624 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Crítica Filme - Freud Além da Alma

O filme, Freud além da alma, com direção de John Marcellus Hudson (ator e produtor de cinema), foi produzido nos Estados Unidos da América em 1962.

O filme aborda a trajetória do médico psiquiatra Sigmund Freud a respeito do estudo da histeria por meio da hipnose, no qual Freud acaba descobrindo o tratamento pelo método de psicanálise.

Considerado um dos grandes pensadores do século XX Freud inicia sua trajetória estudando o comportamento humano. Freud tinha a intenção de se aprofundar nos estudos sobre a histeria quando decide viajar à Berlin ou Paris para ter aulas com Dr Charcot médico que desafiava a ciência com os fenômenos mentais. Dr Charcot era um estudioso da época criticado por suas teorias sobre a histeria e o uso da hipnose. Freud presencia nas aulas de Dr Charcot dois casos de hipnose, e observa que o paciente quando hipnotizado impede que vá do inconsciente para o consciente para descobrir a causa do problema, Freud observa que os desejos que não são realizados, reprimidos por serem condenados por outras pessoas, somados ao medo pela punição, ficam bloqueados no inconsciente, causando a doença física, embora fictícia na mente do paciente doente. Dr Charcot diz aos outros médicos que a hipnose não produz a cura, apenas faz entender, que a doença é adquirida após um trauma. Diz ainda que o pensamento pode ser induzido no inconsciente, o que explica a hipnose.

Freud experimenta a hipnose no hospital no qual trabalha com alguns pacientes que sofrem de histeria, que relatam suas lembranças quando em transe, contrariando as ordens do hospital. Ao hipnotizar um paciente que ameaça se suicidar caso seja internado em um manicômio, Freud se choca com as revelações dele, o rapaz fala do ódio pelo pai, do desejo de vê-lo morto e do amor pela mãe ao acariciar os seios de um manequim, Freud fica perturbado com o que vê e se afasta do paciente abandonando-o. Após este episodio, Freud passa a ter sonhos confusos.

Freud conhece Dr Breuer e começam a trabalhar juntos. Dr Breuer relata que quando os pacientes estão hipnotizados suas confissões tem forte ligação com conteúdos sexuais. Ao analisar uma paciente de Dr Breuer que se diz apaixonada pelo pai, Freud começa a desenvolver a teoria de que os desejos sexuais começam na infância e criam esses traumas a partir dos desejos pelos pais. Freud começa a estudar a paciente de Dr Breuer, e tenta descobrir se ela sofreu algum trauma na infância, mas ela reage de forma negativa ao hipnotismo e Freud percebe que o hipnotismo do Dr Breuer tem um significado erótico para ela, por ele representar a figura do pai. Não conseguindo a hipnose começa a conversar com ela, entre seu relato ela fala do amor pelo pai, do carinho dele por ela, dos ciúmes dela por ele e a agressividade da mãe e mente sobre uma suposta violência sexual do pai. Ela fala da preferência do pai por prostitutas ao invés dela, ela diz odiar babás, o que explicaria o fato de ter visto a empregada que brincava com ela, e o pai se tocarem, assim como a mãe, todas eram vistas por ela como rivais. Freud chega ao inconsciente da moça sem utilizar a hipnose e começa a concluir que a origem das neuroses são causadas por trauma sexual na infância, filhos apaixonados por mãe (complexo de Édipo) e filha apaixonada por pai.

Ao despertar de um sonho Freud tenta entender seu significado e estabelecer as ligações com sua vida, para ele o sonho tinha enigmas, no sonho ele se vê enrolado em uma cobra e depois mamando no seio de sua mãe como se tivesse sentindo prazer. A explicação por que se irritou ao ver o paciente demonstrando na manequim o desejo pela mãe. Freud lembrou-se então de sua infância, quando viu a mãe nua se vestindo e o pai a levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com