TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Artigo: Resenha Critica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

INTRODUÇÃO

Através desse trabalho busca-se na área do ensino de Língua Inglesa, conscientizar os professores da importância da Literatura e seus possíveis usos dentro da sala de aula fazendo uso da leitura de textos literários, explorando a oralidade, compreensão auditiva, escrita e leitura, contribuindo no processo de ensino/aprendizagem e formação crítica dos alunos. O trabalho desenvolveu-se em aulas de Língua Inglesa no 2º ano, de uma escola pública, do Ensino Médio no Paraná, e foi realizado com o conto “Berenice” de Edgar Allan Poe.

AUTORES

Morgana Cristina Bozza - Professora de Língua Inglesa, da Rede Pública do Estado do Paraná, integrante do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional.

Benedito Calixto - Professor orientador docente da Universidade Estadual do Paraná –Unioeste - Campus de Toledo-Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe. Mestre em Lingüística e Ensino de Línguas

pela UNESP.

ESTRUTURA DO ARTIGO

O artigo analisado contém Resumo e Abstract.

ATUALIDADE DO TEMA

O tema trabalhado é de grande relevância, pois no processo de aprendizagem da Língua Inglesa, a leitura coloca-se em primeiro plano para a aquisição, primeiramente incentiva-se a decodificação dos símbolos ou palavras referentes à Língua Inglesa e seus significados correspondentes na língua materna e essas leituras de textos literários contribuem no ensino/aprendizagem como podemos constatar neste trabalho, mas infelizmente muitos profissionais da área não utilizam a Literatura e até classificam como uma atividade desinteressante. Por isso é importante trabalhos como estes que mostram não só na teoria, mas na prática, que a Literatura contribui de forma significativa no processo de aquisição e formação da aprendizagem dos alunos de Língua Inglesa.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS PELO AUTOR

Os autores recorrem a Marcuschi para enfatizar a importância do uso de textos de diferentes gêneros textuais para que os alunos percebam as diferenças estruturais, entrando em contato com as escolas literárias, autores e obras consagradas da literatura nacional e estrangeira. E o mais importante, a aquisição da língua através dos textos literários, reconhecendo assim a importância da Literatura nessa formação. Polidório através de seus estudos com alunos de terceiro ano, do Ensino Médio, de um colégio estadual de Cascavel no Paraná, constata que é possível trabalhar a Literatura, apesar de todas as dificuldades encontradas, os trabalhos revelaram que a Literatura auxilia na aprendizagem, ampliando os conhecimentos linguísticos, contribuindo de forma significativa na formação dos alunos. Lazar complementa essa importância, mas ressalta que além dessa preocupação os professores devem focar e trabalhar a oralidade, escrita e compreensão auditiva. Collie & Slater defendem essa mesma ideia e reforçam a importância da Literatura nas aulas de Língua Inglesa na aprendizagem, na oportunidade que se dá aos alunos de Língua Inglesa de conhecer através de obras literárias, a cultura, o modo de vida, conceitos e valores dos falantes da língua. Duff and Malley defendem o uso da Literatura nas mais diferentes formas, não apenas a produção escrita como também pela interpretação textual, declamações, análises orais, teatro e diversas adaptações possíveis a partir de textos literários. Em relação à importância de se trabalhar peças teatrais, Holden e Rogers destacam que esses trabalhos colaboram para o convívio social, a interação com o grupo, a autoconfiança dos alunos. Aebersold and Field e Lazar reforçam que a escolha dos textos literários deve ser feita considerando o aspecto cultural, conhecimento prévio, interesses e proficiência linguística dos alunos da turma que será trabalhada.

RESUMO DO ARTIGO

A Língua Estrangeira de acordo com Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira para o Ensino Médio deve ser trabalhada não apenas na prática da leitura, mas também explorando a leitura, a oralidade, a escrita e compreensão auditiva, que complementam umas as outras, e esse trabalho é possível ser realizado através de textos, neste caso específico, textos literários.

O texto literário nas aulas de língua inglesa no ensino médio - A Literatura promove reflexões auxiliando para a formação de um indivíduo crítico capaz de construir significados, respeitar e reconhecer diferentes culturas. Mas o artigo revela que apesar dessa importância o texto literário não é usado em sala de aula de Ensino Médio, e os professores justificam essa exclusão pelo grande número de alunos em sala, carga horária limitada da disciplina, falta de interesse dos alunos pela literatura, carência de materiais de apoio, além das dificuldades em relação aos conhecimentos linguísticos dos alunos. Motivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com