TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Madame Bovary

Por:   •  30/11/2018  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  2.298 Visualizações

Página 1 de 2

     Resenha da obra Madame Bovary, de Gustave Flaubert

       Editora Martin Claret; Edição: 1ª (1 de janeiro de 2015)

       O livro Madame Bovary, de Gustave Flaubert, foi lançado na França em 1857, sendo posteriormente alvo de grandes julgamentos pela alta sociedade daquele período por conta de seu conteúdo, na época foi considerado uma ofensa à moral e à religião, além de se tratar de uma crítica à burguesia e ao clero decorrente da abordagem do tema “adultério”.  A obra conta com 440 páginas, divididas em 11 capítulos.

           A narrativa conta a história de Emma e Carlos Bovary, este último um médico consideravelmente bem sucedido, enquanto ela era uma mulher sonhadora criada no campo e que almejava a vida burguesa. Aspirando a uma melhor condição de vida, Emma se casa com Charles, mas tempos depois, percebe que sua realidade não coincide com a que ela sempre sonhou, e nem mesmo o nascimento de sua filha fez com que ela ficasse menos descontente.                 

           Infeliz com sua realidade e procurando sair do tédio em que se encontrava, Emma busca uma melhora na sua vida através do adultério, porém se decepciona cada vez mais por conta de seus amantes, além de acabar se endividando. Não resistindo mais a sua situação, Emma se suicida, chegando ao fim da narrativa.

          A obra apresenta diversas críticas sociais, dentre as quais podemos destacar a religião, pois Emma cresceu no campo, com costumes e influências religiosas, e por fim acabou cometendo um dos maiores pecados da época: o adultério. Além disso, Emma foi contra a moral daquele tempo, devido ao fato de que, segundo Millicent Garret Fawcett, (1911), as mulheres deveriam ser submissas e agir como se fossem “objetos” de seus maridos, não cumprindo assim ao que era dito como “correto” para as mulheres, recorrendo ao sexo e à literatura ao invés de querer seguir com o matrimônio e a maternidade. O tédio e o confinamento a levaram às desilusões e ao adultério, chegando a um fim trágico, o suicídio.

           As críticas da narrativa de Flaubert, embora o livro tenha sido escrito há muito tempo atrás, coincidem com o que é visto na atualidade. Cada vez mais ocorrem casos de adultério; tanto mulheres quanto homens não se sentem satisfeitos com o que é dito como “correto” e recorrem a outras alternativas, assim como Emma, além de que cada vez mais ocorrem casos de suicídio, principalmente por conta de desilusões e não aceitação. Sendo assim, torna-se claro que o livro Madame Bovary é uma obra de essencial leitura.

Fontes utilizadas:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/3511571

https://pt.wikipedia.org/wiki/Madame_Bovary

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com