TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do livro Melhores Poemas

Por:   •  17/12/2015  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  2.639 Visualizações

Página 1 de 2

Cecília Meirelles, foi considerada a primeira grande voz feminina da literatura brasileira, suas obras possuem grande influência do simbolismo, apesar de nunca ter sido filiada a nenhum movimento literário. Cecília Meireles, através de suas próprias experiências de vida, procurou questionar e compreender o mundo em que vivia, colocando tudo isso em suas obras.

Quem Selecionou os poemas dispostos no livro, foi sua filha Maria Fernanda, atriz de teatro e tv. No início do livro, ela deixa claro que foram motivos pessoais que motivaram sua escolha, o livro é da editora Global, em sua 15º edição, no ano de 2004, contém 192 páginas, onde foram distribuídas as poesias escolhidas por sua filha, não tem como discutir todos os poemas, por tanto, ao decorrer deste texto, vou fazer a análise de um dos poemas contidos no livro.

O poema Retrato, possui uma linguagem rica, que remete a musicalidade, possui palavras que mais sugerem argumentos do que de fato descrevem, uma característica simbolista presente neste poema e em vários outros do livro, aqui Cecília se descreve, apresentando as mudanças que teve ao longo de sua vida, nota-se claramente nos versos “Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil”.

Cecília Meireles tem como temas mais constantes em suas obras: a precariedade da existência humana e da vida, a fugacidade dos bens materiais e do tempo, a falta de sentido da vida, a solidão a que o indivíduo está condenado, a vida com um sonho, a distância, a perda, a falta. Ela não chega a demonstrar desespero, apenas uma melancolia no jogo em que realiza com as palavras.

Neste poema em especifico, encontrei de maneira bem clara a fugacidade do tempo e da vida, não apenas neste poema, mas em todos contidos no livro, tem forte presença da musicalidade, do descritivíssimo e imagens sensoriais, todos eles trazem algo para nos tocar na parte pessoal, são obras muito reflexivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com