TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Do mundo da literatura para a leitura do mundo"

Por:   •  5/6/2019  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica ``Reflexões sobre o poema épico Beowulf´´

O artigo ''Reflexões sobre o poema épico Beowulf'' desenvolvida por Vinicius Tivo Soares e Jaime Estevão dos Reis tem como objetivo discutir e unir algumas postulações sobre a origem de Beowulf, esclarecendo os motivos da importância do estudo desse épico poema por mais de dois séculos e o porquê de sua complexidade.

A primeira parte possui uma visão geral sobre o poema e algumas informações sobre a sua tradução, é citado os islandês Grímur Jónsson Thorkelin (1752-1829) que foi o primeiro a tentar um estudo sobre o poema, desenvolvendo dois manuscritos (conhecidos como Thorkelin A e B).

De acordo com a sua formação, o poema épico de Beowulf possui uma divisão de 43 seções de temática, sua composição resulta em 3182 versos e pode ser dividido em duas partes.

A sua primeira parte pode ser dividida em três segmentos: a primeira narra a viagem de Beowulf para Dinamarca para batalhar contra o monstro Grendel que aterrorizava a população instalada naquele local; a segunda narra o ataque da mãe de Grendel para se vingar até a conquista de Beowulf contra ela; a terceira é o retorno de Beowulf a Heorot e o relato de toda sua batalha a Hrothgar, onde recebe diversos favores e anéis.

A segunda parte Beowulf retorna à sua terra natal, lar dos Geats, foca na morte do seu avô e rei Hrethel e também de Hygelac seu primo e predecessor, isto posto, o trono é passado para Beowulf que reina por cinquenta anos com muita fartura e prosperidade. Todavia, o desfecho de seu reinado se dá através de sua última batalha contra um dragão onde ambos morrem. Tais informações foram tiradas do estudo de Klaeber (1922) considerada uma das mais confiáveis.

O estudo sobre o poema se torna muito complexo por conta da sua língua, o inglês arcaico ou inglês antigo, que possui muitos termos exclusivos para sua escrita e a estrutura também implica para sua dificuldade, se encontra em constante mudança entre a realidade histórica e a liberdade artística do poeta. E estudar esse poema se torna tão importante por ser uma das poucas fontes escritas referentes a um período quase desconhecido na história da Escandinávia.

Na segunda parte do artigo o contexto começa exemplificando algumas suposições que o poema possui como: a Northumbria, durante os séculos VII-VIII com a influência do Venerável Beda; Mercia, durante o fim do reinado de Beornwulf; Anglia Oriental, pelas ligações e semelhanças com sítio arqueológico de Suttun Hoo; Wessez, com o governo de Alfredo, o Grande entre outras. Todos eles possuem ligações com as invasões Vikings na Europa Ocidental VII-XI, onde toda a produção cultural foi afetada. Esses invasores eram cristianizados e tiveram suas histórias contadas de diversas maneiras, e possivelmente o poema Beowulf, onde há um choque religioso entre cristianismo e paganismo.

O poema possui um autor anônimo, pois na produção cultural da época interessava apenas a obra e não o autor e ainda não se sabe ao certo a origem e quando foi escrito o poema.

Tolkien criticou e contrariou as visões criadas pela maioria dos historiadores do século XIX até o século XX, ele destaca e valoriza o seu significado para a compreensão da história das tribos da Escandinávia e sua cultura. Todavia, no mundo hodierno ainda não chegou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com