TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sousa Filho

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

SOUSA FILHO, Sinval Martins. Relação entre Literatura, Linguística e ensino de Português. In: CARMAGO, Flavio Pereira; FRANÇA, Vanessa Gomes (Org.). Estudos sobre Literatura e Linguística: pesquisa e ensino. 1ª edição. São Carlos: Claraluz, 2009. P. 149-160.

Sinval Martins de Sousa Filho é Mestre (2000) e Doutor (2007) em Letras e Linguística (UFG). Foi professor de Língua Portuguesa na Educação Básica – SEDUC-GO, consultor/professor do Ministério da Educação e consultor /pesquisador da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins. Tem experiência na área da Educação Escolar, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, Língua akwén-Xerente, Lingüística e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atualmente, é Professor adjunto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFG.

O texto “A relação entre Literatura, Linguística e ensino de Português” de Sinval Martins se apresenta como uma proposta de conceitos sobre a relação entre literatura, linguística e ensino de português, (conforme é intitulado). Resenhado, primeiramente destacar-se-á aqui os pontos que se podem considerar relevantes e como o autor os fundamenta.

Em Primeira mão Sinval Martins nos evidencia uma exposição de seu diagnostico histórico no campo profissional, ou seja, as experiências como professoras e ao mesmo tempo as experiências como estudante de Letras, enfatizando a sua expectativa ao evento que se desenvolveu o tema: “Lingua (guem) e literatura: pesquisa e ensino” na Universidade Estadual de Goiás em Campos Belos, em um Colóquio em homenagem ao escritor Osmar Lins. Na qual por meio deste evento pode evidenciar a dinamicidade do processo que o fez professor, relatando assim com base nas palavras de Freire as falhas do exercício da docência que tem por habito a dissociação da pratica pedagógica e sua preparação de ação, logo mais adiante ele associa a relação entre duas ciências (Linguística e Literatura), mostrando assim a qual a relação entre essas ciências distintas e por fim salienta a necessidade do que é preciso para ensinar a Língua Portuguesa no campo profissional.   .  

No tópico “A dinâmica da língua” Sinval Martins nos descreve o processo de sua preparação e fomenta que a mesma ocorreu devido às experiências como professoras, o autor faz uma retrospectiva, afirmando o motivo pelo qual entrou no curso de Letras, e denota ainda que para atingir a sua meta, o qual era tornar-se um escritor, era preciso ser um exímio conhecedor da gramática, motivo este que o fez tornar um estudante de letras, enfatizando dessa forma uma descrição do seu processo escolar no primeiro e segundo grau e da sua inclusão no curso de Letras.

             Ao transcrever suas expectativas, como professor e estudante de Letras, o autor relata o seu contato com a Literatura, e seu primeiro contato como professor revela de forma bem concisa seus despontamentos relativos ao proceder de sua formação acadêmica, pois em se tratando de literatura continha apenas contato com obras fragmentadas, é possível detectar esses despontamentos quando  notificamos a alusão  feita pelo autor ao comparar a frase “Oh, Terrível  é a ciência, quando  o saber é inútil!( Tirésias) com a sua concepção de teoria literária  naquele momento.

A seguir o autor aponta algumas mudanças no seu processo de formação profissional, passando a ter contato direto com alunados do primeiro ano do segundo grau, salientando que passou a trabalhar com seus alunos um ensino de fragmentos de língua, conforme o ensino a qual ele foi submentido no segundo grau. Enfatiza que foi através do professor Geraldo Campos que teve a concepção que tanto a linguística como a literatura constituía a mesma finalidade: formar cidadãos, por meio da linguagem, e ressalta que através das suas experiências como professor/acadêmico, pode perceber que linguística e a literatura ensinaram-lhe que a língua manifesta em permanente construção, dessa forma questiona que toda esta experiência o fez compreender as relações entre língua e literatura, linguagem e vida são apresentadas conjugadas umas nas outras.

No tópico “Pensando a relação entre linguística e literatura”, o autor aborda que a semelhança entre ambas às ciências (linguística e literatura) é exatamente o objeto de estudo, na qual se designa a linguagem, objeto de estudo este, a qual o professor proporciona ao alunado como fonte de formação, conforme Sinval Martins descreve [...] o objeto de estudo das duas ciências: a linguagem, pois esse mesmo objeto ou o domínio dele que oferecemos aos nossos alunos como ideal de formação. (SINVAL MARTINS, 2009, p.155). De acordo com os PCNs, o objetivo do ensino da disciplina de Língua Portuguesa é o crescimento linguístico e cultural dos alunos, e com base nisto que Sinval Martins vem destacar que esse objetivo pode ser alcançado por meio das aulas de leitura e escrita, conforme o mesmo descreve [...], haja vista que ler-escrever é humanizar-se, reconhecer-se. (SINVAL MARTINS, 2009, p.155). O autor aborda uma relação de contribuição entre a linguística e a literatura, enfocando algumas noções a qual a ciência linguística contribuiu para com a literatura, como as noções de sistema de signo, elaborada por Saussure (1986), a noção de processo, de Jakobson (1971), da mesma forma a literatura contribui por meio de matéria prima, a noção de modalidade /gênero textual, por fim Sinval Martins deixa claro que o objetivo da linguística é investiga sobre a linguagem, e a literatura é o reconhecer-se, é a expressão dos processos históricos de humanização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com