TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME FILHO DE CAIM

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  2.062 Visualizações

Página 1 de 2

   [pic 1]

RESENHA CRÍTICA

Filme: Filho de Caim

O filme é excepcional, discute sobre o fato da aproximação inadequada do psicólogo com o paciente, ou seja, o envolvimento emocional no caso que está sendo estudado. Essa postura do psicólogo pode causar uma distração, levando assim o caso para outro rumo. "Filho de Caim" demonstra a importância de se manter uma certa distância do paciente, para que a relação não ultrapasse o profissional, além disso, nos proporcionou  conhecer um pouco sobre o comportamento de um psicopata, sua inteligência e capacidade de planejamento nos mínimos detalhes; isto fica explícito no personagem Nico, que consegue planejar e agir de modo frio e controlador com os outros, apenas para alcançar o que almejava. Percebemos através disto a genialidade de um psicopata e isso nos mostra que não devemos subestima-los. É importante salientar que o Transtorno de Personalidade envolve características comportamentais desviantes, aspectos afetivos e relacionais.

De acordo com a Organización Panamericana de la Salud (OPS,1985), a adolescência, constitui um processo que se inicia com o amadurecimento biológico, durante o qual se acelera também o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade.

Os adolescentes são muitas vezes vítimas de abusos, maus tratos e experiências traumáticas, mas também podem apresentar atos violentos praticados de maneira precoce, podendo esses atos persistirem, ou se consolidarem ao longo do tempo.

Entende-se violência aqui como uma interação entre um ou vários sujeitos de maneira que direta ou indiretamente, são causados danos a uma ou a mais pessoas em graus variáveis, podendo atingir tanto a integridade física, moral quanto as posses e participações simbólicas e culturais. E nesse estágio são demonstradas manifestações de agressividade, impulsividade, ansiedade e, em algumas ocasiões, até mesmo os comportamentos delinquentes, que podem ou não envolver violência.

        Agora, infiltrando um pouco mais na história do filme, vemos que no início o psicólogo não queria aceitar o caso, e foi aconselhado a não fazer isso, mas com o tempo àquela situação desperta uma curiosidade nele, o que o leva a aceitar, outro fator que contribui para isso é o fato de ter se relacionado com a mãe do Nico no passado. A volta das lembranças e sentimentos dessa relação que estava no passado faz com que o Psicólogo fique ainda mais envolvido com o caso e se distraia. Nico já havia imaginado que estes sentimentos voltariam à tona, e isto também fazia parte de seu plano.

           Através dessa distração, Nico conseguiu se aproximar do psicólogo, virar o jogo, que antes girava em torno da relação dele com o Pai, e passou a ser visto como vítima. Então, como ele mesmo cita "Eliminou o que o atrapalhava a conquistar seu objetivo", matando sua adversária, e no final do filme acabou dando um cheque mate em todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com