TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PENTEADO FILHO

Por:   •  10/12/2018  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Conceito, características, objeto, método, finalidade, funções e classificação da criminologia. In: Manual Esquemático de Criminologia. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Adriana Dantas Santos[1]

Nestor Sampaio Penteado Filho, Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1987), Especialista em Direito Processual pela Universidade Paulista (1998) e Mestre em Direito Processual Penal pela Universidade Paulista (2003), homologado pelo MEC, conforme despacho ministerial publicado no DOU de 18/01/2008, págs. 36 e 37. É pós-graduado em Estudos Superiores de Polícia (Curso Superior de Polícia/Acadepol/SP/2009), com 1500h/a. Atualmente é professor-adjunto da Faculdade de Jaguariuna, professor da ESA (Escola Superior da Advocacia-OAB/SP), delegado de polícia titular de cargo efetivo do Governo do Estado de São Paulo e professor concursado da Academia de Polícia Civil de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Direito e Administração, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, segurança pública, concurso público, provas, comissão examinadora.

Nestor é o autor de várias obras, incluindo a que estamos estudando, o “Manual Esquematizado da Criminologia” que foi escrita no ano de 2012, trazendo idéias de outros pesquisadores como: Fábio Vieira Figueiredo, Fernando Castellani, Jônatas Junqueira de Mello, Marco Antônio Desgualdo e Alberto Angerami.

O capítulo tem como objetivo principal conceituar os estudos do crime, através da Criminologia, a definindo assim como uma ciência empírica e interdisciplinar que tem não só o crime como objeto de estudo, mas a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas, tendo como característica o análise do crime como um problema de face humana e dolorosa, buscando alcançar não só a vítima, mas as instâncias de controle social, a prevenção do crime, e a intervenção; Cabe ressaltar que não só a criminologia, mas o Direito Penal tem o crime como objeto de estudo. A Criminologia se utiliza de métodos biológicos, sociológicos, estatísticos e históricos, tendo como finalidade desenhar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o crime, entretanto convém esclarecer que ela não é uma ciência exata capaz de traçar regras precisas e indiscutíveis sobre as causas e efeitos do ilícito criminal. A Criminologia se subdivide em dois ramos: clínica e a geral.

O autor utiliza o método dedutivo, procurando simplificar a linguagem, considerada densa e árida, sobretudo pelo viés da Criminologia Clínica, que se alinha com a Medicina Forense, esquematizando o estudo, com gráficos, figuras e ilustrações, para facilitar o entendimento da matéria de forma ampla e concreta.

A obra é de suma importância para melhor entendermos as diversas vertentes da criminologia. Com a simplificação da leitura a obra torna-se indicada não só para estudantes de Direito e profissionais das diversas áreas jurídicas, mas para qualquer pessoa que busca conhecer um pouco mais sobre a criminologia de forma completa.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com