TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Acadêmica Crítica dos textos sobre Ensino e Aprendizagem de Mizukami

Por:   •  30/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Acadêmica Crítica dos textos sobre Ensino e Aprendizagem de Mizukami.

Nos textos, sendo o primeiro, Ensino: as abordagens do processo e o segundo, Aprendizagem da Docência, ambos de autoria de Maria da Graça Nicolette Mizukami, se faz entender que são complementares um ao outro e responde a perguntas relacionadas ao que é exposto. Os estudos hoje focalizam na base de conhecimento profissional para o ensino e neste âmbito muitos questionamentos são frequentes, como o que o professor precisa saber para ensinar e conduzir a aprendizagem dos alunos? O que é necessário para ser um bom professor? O que fundamenta a ação docente? Como os professores aprendem a ensinar? Para responder a essas e outras questões, faz-se necessário entender primeiramente as diferentes formas de abordagem, ou seja, a forma de pensar o ensino e a educação, apresentando várias concepções de investigação sobre estes (ensino e aprendizagem).

A primeira abordagem, que serve como base para entender o diferencial das demais, é a abordagem tradicional, que tem como alvo a ideia de que o adulto (professor) é o mestre, doutrinador e detentor do conhecimento, ou seja, aquele que conhece, e o aluno está sendo formado da informação do mestre, não o vendo como sujeito do seu próprio conhecimento. Abordagem inibidora do aluno, em que sua consciência é manipulada e doutrinada. Seu objetivo é adquirir informação de forma individual. Outra abordagem é a comportamentalista, diferentemente da primeira, é uma abordagem mais técnica, dotada de experiência, em que o aluno obtém seu conhecimento através da prática com o objeto. Não existe espaço para o pensamento, apenas para a técnica, e a relação do professor é apenas demonstrar a experiência que será executada na prática. O ensino é técnico e preciso, a prática é presente e o tempo para a realização é cada vez menor.

Seguindo as formas de pensar o ensino, segue a abordagem humanista, que rompe com as concepções anteriores e o foco deixa de ser o professor e passa a ser o aluno. O professor é agora um facilitador e cria as condições ideais para o aluno, este agora pode criar sua própria personalidade e adquirir conhecimento produzido pelas suas próprias experiências de mundo, em outras palavras, o professor permite e orienta que o aluno faça sua própria experiência. O sujeito vem primeiro que o objeto. A próxima abordagem é a cognitivista, preza por um desenvolvimento intelectual em que o professor usa os meios de ensino e cria/proporciona as situações para que o aluno, por atividades individuais, adquira conhecimento. As estruturas e condições para ter o acesso ao conhecimento é mais importante que o conteúdo que se aprende. A última abordagem citada é a sociocultural, em que o homem é sujeito da educação, onde o ensino promove o próprio indivíduo, como sendo único dentro de uma sociedade/ambiente, assim a relação do professor não é imposta e muitas vezes podem ocorrer inversões de papeis, onde o educador pode se tornar educando, e o educando se torna educador. O ensino ocorre através da reflexão e análise do meio de vida, sendo ativo e crítico, sua essência é o diálogo.

Após entender as várias e distintas formas de ensino no primeiro texto citado, o segundo texto, inspirado nas contribuições de L. S. Shulman, traz algumas características necessárias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com