TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Introdução de “A Psicanálise dos Contos de Fadas”

Por:   •  3/10/2015  •  Resenha  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha da Introdução de “A Psicanálise dos Contos de Fadas”

        O objetivo do livro A Psicanálise dos Contos de Fadas é explorar de forma detalhada e com profundidade o motivo desses contos terem um papel valioso no desenvolvimento da criança, mostrando como tais estórias contribuem psicologicamente de maneira positiva no crescimento interno da criança, ajudando-as a lidar com problemas psicológicos do crescimento e integração da personalidade. Assim, a introdução procura expor esses objetivos, apresentando argumentos do autor e exemplos dos benefícios dos contos de fadas.

        De acordo com o autor, a maior e mais difícil necessidade do ser humano é encontrar um significado para nossas vidas, essa sabedoria não aparece de repente, é preciso maturidade e uma das tarefas mais difíceis de se criar uma criança é ajudá-la encontrar significado na vida. A partir das experiências como educador e terapeuta de crianças perturbadas o autor afirma que se elas forem criadas para que a vida seja significativa, não haveria necessidade de ajuda profissional/especial.

        Dois aspectos são essenciais para que o significado da vida seja encontrado pela criança: o impacto dos pais e a herança cultural. No que tange a herança cultural a melhor maneira de se transmitir tal informação, para as crianças pequenas, é através da literatura. Entretanto os livros didáticos têm objetivo de ensinar habilidades necessárias enquanto a maioria dos livros de literatura é superficial. Para que se desperte o interesse das crianças é preciso prender sua atenção e despertar a curiosidade, mas principalmente estimular a imaginação.

        A partir deste cenário nada é tão satisfatório quando o conto de fada folclórico, que permite o aprendizado dos problemas interiores dos seres humanos e apresenta soluções corretas de problemas. As ansiedades das crianças são tratadas com muita seriedade e o principal: com uma linguagem e estrutura que permite o entendimento da criança, sem situações muito complexas ou ambíguas, através de soluções que o leitor infantil possa entender em seu nível de compreensão.

        Os contos de fadas falam das pressões internas graves das crianças, de uma maneira que ela pode entender de maneira inconsciente, oferecendo exemplos de soluções temporárias ou passageiras. Ao contrário das estórias modernas que evitam problemas existenciais, sendo que estes são cruciais para todas as pessoas: estas estórias não mencionam assuntos como a morte, nem o envelhecimento enquanto os contos de fadas confrontam a criança com problemas humanos básicos, transmitindo mensagens à sua mente consciente, pré-consciente e inconsciente. Para completar a ideia do autor algumas características e exemplos de como estes contos confrontam as crianças são apresentados.

        Outro aspecto dos contos de fadas com um valor inigualável é poder oferecer à criança a oportunidade de novas dimensões para a imaginação, aquelas que ela não poderia encontrar por si só. A importância disso reside no fato de que os devaneios são fundamentais para que a criança entenda o que passa dentro dela e assim possa dominar seus problemas psicológicos de crescimento.

        Os contos de fadas divertem as crianças, esclarecendo também suas dúvidas sobre si mesmas e favorecendo o desenvolvimento de sua personalidade, mas, além disso, estas estórias são antes de tudo obras de arte, sendo únicas e compreensíveis para as crianças como nenhuma outra.

        Entretanto, não são apenas as crianças que podem se beneficiar com estas estórias. No inconsciente, todos os medos tratados nos contos estão presentes em qualquer idade, assim a leitura de tais estórias provoca o encorajamento de crianças muito mais velhas.         

        Através de exemplos o autor mostra como os contos podem influenciar em situações vividas, independente da idade do leitor ou da idade do personagem, pois um conto de fadas pode ter um importante significado tanto para uma criança de cinco anos quanto para um de treze, mesmo que tais significados possam ser bem diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com