TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro 1808

Por:   •  2/6/2016  •  Monografia  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Complementar – Livro: 1808, Laurentino Gomes

 “Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta

enganaram e mudaram a história de Portugal e do Brasil”.

-Laurentino Gomes

O Livro trata dos 13 anos em que a família real portuguesa esteve no Brasil, desde novembro de 1807 (Saída de Portugal) até seu retorno em julho de 1821, abrangendo um período de grandes transformações políticas, sociais e históricas.

        O Autor começa o livro falando sobre o meteorito Bendegó, descoberto na Bahia do século XVIII, fazendo relação com o museu nacional que fica no palácio São Cristovão, Rio de Janeiro; onde, segundo o autor, ...” viveu e reinou o único soberano europeu a por os pés em terras americanas” ..., mesmo apesar de que apenas dois séculos mais tarde a corte portuguesa no Brasil sofrer tratamento cari-

[pic 1]

-cato, não recebendo seu devido valor histórico. Sendo assim, como previsto na introdução da obra, o autor busca nela de maneira fácil e sucinta este capítulo importante da história do país, para leitores leigos, porém com grande interesse pelo assunto, recuperando, assim, este fato ...”do confinamento histórico a que a que foi condenado” ... Ainda na introdução, o autor comenta sobre suas fontes tais como o Wikipedia, alguns serviços de audiolivros em inglês, e, segundo a revista online HistedBR, ...” identifica a internet como meio de pesquisa indispensável”.

        Comenta também que o plano de fuga para o Brasil não foi algo criado instantaneamente, mas algo que apenas ganhou uma maior importância já que Portugal era uma nação decadente que ficava limitada em seu pequeno território, tentando crescer as sombras da nação mais poderosa da época, a Inglaterra.

        Lembra de personagens esquecidos que não tiveram sua devida importância nos livros de história, como o arquivista real Luiz Joaquim Marrocos (que veio para o Brasil em 1811 cuidar da segunda remessa de livros que ficou esquecida no caís durante a fuga apressada).

        Destaca que a parada em Salvador foi intencional, decidida durante a viagem pelo príncipe regente, que ali abriria os portos as nações amigas (exigência da Inglaterra para auxílio na fuga).

        Adiante, no livro, o autor destaca as mudanças que ocorreram no país como a criação da imprensa régia, a criação do Banco do Brasil, a criação da primeira escola de medicina do país, desta a elevação do Brasil a condição de reino unido juntamente com Portugal e Algarves, apesar do país na época ser um amontoado de regiões mais ou menos dependentes, governadas por uma rainha louca e egocêntrica.

        Trata da escravidão falando sobre o mercado de Valongo ...” maior entreposto negreiro das américas que sumiu do mapa sem deixar vestígios, como jamais tivesse existido” .... Redireciona uma atenção especial a escritores que vieram para cá e escreveram sobre o povo, a geografia e as riquezas.

[pic 2]

Descreve depois a ...” Versalhes Tropical” ... e o ano de 1818, que segundo muitos historiadores, foi o ano mais feliz dos 13 anos da família real portuguesa no Brasil.

        No final do livro, destaca o legado positivo que a vinda da família real portuguesa para o Brasil deixou para trás, neste momento o país estava pronto para romper a decadente Portugal e começar a criar sua história de maneira independente (o que viria acontecer em 1822).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com